O músico Alfredo da
Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, nasceu em
23/04/1897 na Rua Gomes Serpa, na Piedade, subúrbio
de Rio de Janeiro, foi apelidado pela avó de
pizindíu, que em língua africana, que dizer "bom
menino" desde cedo, o menino ligou-se a música por
intermédio do pai. Aos nove anos já tocava
cavaquinho, logo depois passou a tocar flauta, e aos
doze anos estreou como profissional no Teatro Rio
Branco, em 1909. O menino de apelido estranho
compunha desde cedo, sua primeira música chamava-se
lata de leite, com 17 anos grava seu primeiro disco,
com a música São João de Baixo D'Água composição de
Irineu de Almeida, um tango. Nesta época,
Pixinguinha já escrevia seus arranjos, passando
então a tocar em teatros, cinemas e circos e a
compor mais e mais, instrumentista genial,
Pixinguinha tocava também flauta.
Polca polonesa,
modinhas, choros, maxixes e valsas, tinha entre seus
maiores admiradores, Ernesto Nazareth, um mestre do
choro, além de Tia Ciata, Donga, João de Barro, da
baiana e muitos outros, nos anos 20 formou um grupo
composto por jovens talentosos como eles, os oito
batutas.
Excursionou pelo
exterior e fez estrondoso sucesso na Argentina,
França e outros países da Europa. Durante as
execuções, foi recebido como um dos maiores músicos
daquela época em suas apresentações, sucessos hoje
imortais foram tocados e abismados ouviram
Carinhoso, Evocação nostálgica ao lar, a rosa, entre
tantos outros.
Pixinguinha gravou
dois discos no exterior, pela gravadora americana
Columbia, a mesma de outro grande admirador seu -
Luis Armstrong. O músico Pixinguinha com a sua
genialidade influenciou grandes artistas
brasileiros, alguns como Braguinha, que mais tarde
compôs a letra de Carinhoso, Ari Barroso, Radamés
Cnatalli, Francisco Mignone, Vinícius de Morais e
uma enormidade de nomes.
Pixinguinha morreu de
forma bastante peculiar, durante um batizado do
filho de um amigo no qual o padrinho era o próprio
Pixinguinha, occorrido na Igreja de Nossa Senhora a
17 de fevereiro de 1973, início do carnaval.
Neste ano de 1998, o
Brasil comemora 101 anos de nascimento do grande
mestre, o maior músico brasileiro de todos os
tempos. Pixinguinha, o Alfredo da Costa Viana Filho,
foi uma espécie de embaixador da música popular
brasileira, assim como Luis Armstrong e Duke
Elligton o foram para a música americana.
Junto com seu parceiro
Donga, participaram do carnaval de 1914 e também da
formação do grupo Caxangá. Este grupo permaneceu
tocando no carnaval carioca até 1919. Pixinguinha e
Donga eram freqüentadores da lendária casa da Tia
Ciata, na Praça Onze, endereço importantíssimo para
o nascimento do samba. Foi numa das noitadas
musicais na casa dessa tia baiana que foi composto
coletivamente o samba Pelo Telefone, que acabou
entrando para a história como o primeiro samba
registrado.
Na primeira década
deste século, os cinemas cariocas costumavam
contratar músicos para se apresentarem em sua sala
de espera. O gerente do Cine Palas, no centro do
Rio, já conhecendo o mestre por tê-lo visto tocar
com o Grupo Caxangá, convidou-o para se apresentar
na sala de espera do seu cinema, mas ele queria uma
orquestra menor, então Pixinguinha e Donga acabaram
escolhendo oito integrantes do Grupo Caxangá, que
foi logo rebatizado pelo gerente de Oito Batutas. Os
instrumentos tocados pela banda eram flauta,
bandolim, cavaquinho, três violões e pandeiro. O seu
repertório era formado por maxixes, canções
sertanejas, batuques e cateretês. Este gerente
cometia uma ousadia para os padrões da época, a
maioria dos integrantes da banda eram negros e a
música que eles tocavam eram inadequadas aos ouvidos
da aristocracia freqüente do Cine, mesmo assim, o
número de descontentes era pequeno, se não como
explicar que eles foram convidados para se
apresentar para os Reis da Bélgica, que estavam de
passagem pelo Brasil, e como explicar que pessoas
como Rui Barbosa e Arnaldo Guinle tenham passado a
ir ao cinema só para ouvi-los.
O patriarca dos Guinle
chegaria mesmo a financiar as apresentações dos Oito
Batutas dentro e fora do Brasil, portanto, os Oito
Batutas colecionavam mais admiradores do que
inimigos. A banda se apresentou no Sherazade de
Paris em 1922, justamente no ano em que o modernismo
tomou de assalto os nossos arraiais e os tenentes
tomaram o Forte Copacabana. Pois bem, eles ficariam
apaixonados pelo Jazz que ouviram lá, fato que
motivou a compra de um saxofone por Pixinguinha,
porém, essa paixão jazzística vai ser criticada por
jornalistas da época, que acusavam o compositor de
estar sendo influenciado pela música norte
americana, inclusive em sua famosa composição
Carinhoso.
O Grupo Oito Batutas
foi o primeiro a excursionar fora do país e mostrar
lá fora nossa musica, foi também o primeiro a
mesclar influências externas com o que havia de mais
regional se antecipando em muito às diretrizes do
que hoje se chama MPB. Foi ainda o grupo mais
atrevido da época - formados por negros mostrava a
força da musicalidade de um povo.