::.. CARNAVAL 1999 - G.R.C.E.E.S. CAPRICHOSOS DE V. BRASILÂNDIA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Arco-íris, Lenda, Sonho e Oxumaré
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  3 - Oeste
Classificação:  Desclassificada
Pontuação Total:  0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: ALEX DO CAVACO/ TILICO/ ÁLEBA/ LEANDRO GUIMARÃES

 

É NO BALANÇO DESSE MAR

QUE EU VOU OFERECER

FLORES PARA OS ORIXÁS

E A CAPRICHOSOS FAZENDO AUÊ

 

DEPOIS DO TEMPORAL, O ARCO-ÍRIS QUE AQUI BRILHOU

ILUMINOU A AVENIDA DEU MAIS CORES, DEU MAIS VIDA

OLODUM Ô, A BATERIA

 

E A BAIANA TRAZ AXÉ

COM MUITO ORGULHO, MUITA FÉ

COBRA DE DUAS CABEÇAS

LENDAS E CONTOS DE OXUMARÉ

 

NA BAHIA O CANDOMBLÉ SE MANIFESTA

É DIA DE SANTO, ELE ESTÁ EM FESTA

 

É A FORÇA DE DOIS PÓLOS QUE VEM LIGAR ORUM AYÊ

NANÃ E OXALÁ ESTÃO CONTENTES

POIS OXUMARÉ ESTÁ PRESENTE.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

Filho do orixá de primeira grandesa Oxalá com Nanã uma das duas esposas que teve e que lhe deu três filhos Omulu, Lolô e Oxumaré (a outra esposa é Yemanjá a qual lhe deu inúmeros filhos, e quase totalidade dos orixás) que também tem outros nomes do ramo lingüístico.

Dã, Dan, Osunmamre, Oxu-mare, Dambalah, Anyi-ewo, Obsen, Sobo aba, Angoro, Angoro omes, Oxumaré é representado na mitologia Iorubá, como uma cobra de duas cabeças, e sua funação nessa mui complexa mitologia religiosa, é justamente a de manter uma força visível e bipolar, isto é, uma força com dois pólos, que mantém viva a ligação das coisas visíveis, invisíveis, ativa e inativas, participando tanto das tarefas materiais como das espirituais, portanto todas as cores, todas as formas de beleza estão sob o seu domínio; e sincretizado na Bahia com São Bartolomeu, seu dia na semana é terça-feira, junto com o de sua mãe Nanay e seu dia no mês é comemorado em 24 de agosto e portanto é um orixá de importância, porque sem ele os princípios básicos do universo não seriam possíveis.

Em Mate Escura região da grande Salvador, há um candomblé com seu nome, considerado o maior centro de seu culto no país, em Pirajá (também grande Salvador) no dia de ano novo é realizada a matança de Oxumaré para que as ligações com o Orum (céu) sejam boas no ano próximo.

Diz-se também que Oxumaré é um orixá com sexo incerto, podendo ser tanto homem como mulher, ou os dois juntos, trazendo à tona mais uma ambivalência a seu respeito. Como mestre e senhor das cores, é o Arco-Íris, considerada sua forma visível e mais freqüente, sendo bem vindo para todos filhos de santo, sejam eles de Oxumaré ou não, se levando como prevenção uma colher de metal, para que quando passar por baixo não mude de sexo. Bom, esta é uma pequena parte do que pode se dizer do Arco-Íris, suas lendas e Oxumaré. Sendo assim, ao ver um Arco-Íris no céu ou numa cachoeira é só saudar assim Arrorrobo, pois Oxumaré está presente.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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