::.. CARNAVAL 2008 - G.R.C.E.S. DRAGÕES DE SÃO MIGUEL................................
FICHA TÉCNICA
Data:  03/02/2008
Ordem de entrada:  4
Enredo:  Iansã, A Divindade Negra
Carnavalesco:  Jair
Grupo:  3
Classificação:  11º
Pontuação Total:  190,25
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Geraldo Aluísio
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Compositores
Compositores: Nel Costa/ Chico Maneiro/ Jorginho Soares/ Léo Birra

 

Ecoou um grito de liberdade

Sou Dragões de São Miguel

Contando a história desta afrô divindade

 

Contam as lendas africanas

Nas margens do rio Nigéria

Foi lá que surgiu Iansã pra clarear

Filha de Oxalá e Iemanjá

Casada com Ogum

Mas sua paixão era Xangô

Mulher guerreira, vaidosa

Ardente no fogo e no amor

Na ventania, as folhas de Ossaim carregou

 

Eparrei Iansã

deusa dos raios e tempestade

Vem com a nossa bateria

semear felicidade

 

O negro com seu canto YorubÁ

Raízes da Mãe África, no Xirê dos Orixás

Quatro de dezembro

Santa Bárbara, traz muito axé

Para os seus filhos e os Babalorixás

Na festa das Iabás

 

Mel dendê, abará e acarajé

Trás as baianas

Pra iansã no candomblé.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Jair de Souza

 

É Carnaval e a Escola de Samba Dragões de São Miguel vem homenagear os 120 anos de Abolição trazendo portanto um símbolo da religiosidade africana (Ioruba), viajando sobre a história dos africanos no Brasil encontramos uma Deusa, um orixá feminino, uma divindade vinda da Nigéria para o nosso país na imigração há séculos atrás, que tem por nome de Iansã.

Segundo a religião Iorubá, Iansã é filha de Oxalá e Iemanjá, Iansã nascida nas margens do Rio Nigéria, tem por saudação como Eparrei Iansã ou Heparrei Oyá; utiliza como instrumento à (Alfange) espécie de espada e (Eruêxim) instrumento semelhantes a uma chibata feita de rabo de cavalo.

Possui por elemento o domínio do ar, dos raios e das tempestades, também é chamada de Rainha dos Ventos.

Na semana tem como dia a Quarta-feira, como dia de devoção 4 de dezembro.

Nos rituais realizados é o primeiro Orixá a ser clamada. Sua história gira em trono de dois amores, pois foi mulher de Ogum de quem herdou o poder da guerra e é tida como símbolo de Mulher Guerreira.

Foi também apaixonada por Xangô, de quem herdou o poder do elemento fogo e virou rainha na Coroa de Xangô.

Consta-se em sua história que Iansã, que tinha por natureza o poder do ar, concedeu então o pedido de Xangô fazendo com que se espalhassem as folhas de Ossaim, pois feita a ventania e as folhas se espalharam e voaram em direção a todos os orixás, em meia ventania Ossaim repetia Eu eu Uaça! que significa oh folhas! e com essa reza apesar de cada Orixá ter se apossado de uma folha Ossaim evitou que seu poder fosse distribuído entre os irmãos.

Na vinda para o Brasil, os africanos trouxeram a Religião Iorubá (espiritismo), devido a não poder cultuar o Orixá da forma que era cultuado na África, os negros pelo sincretismo católico e Iorubá substituem Iansã por Santa Bárbara e vice versa.

A religiosidade Iorubá também se expandiu em nosso país. Como tradição da Religião Africana, hoje existem diversos "Filhos de Santo" e "Babalorixás" que cultuam e tem Iansã como Mãe de Cabeça invocando a sua proteção através de oferendas de comidas típicas deste Orixá como o acarajé, abará, acassá, flores, velas, mel e dende entre outros, especialmente no dia de comemoração 04 de dezembro o dia de Santa Bárbara também pela religiosidade.

Iorubá é comemorado como dia de Iansã dia da Rainha dos Ventos. E nesse carnaval de comemoração a Escola de Samba Dragões de São Miguel, vem exaltar o negro com muito orgulho, através de sua religião Iorubá, através de sua fé.

Salve o negro, salve Iansã, a Divindade Negra.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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