::.. CARNAVAL 2008 - G.R.C.E.S.M.A. SAI DA FRENTE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  04/02/2008
Ordem de entrada:  2
Enredo:  O Anjo Azul Pede Licença ao Samba de Roda de Pirapora
Carnavalesco:  Tomaz de Souza
Grupo:  3
Classificação:  9º
Pontuação Total:  193,00
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  João Carlos Pucher
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Compositores
Compositores: Nadão/ Zezinho

 

Vai Ter ciranda

De origem africana

Até o dia clarear

Divino Anjo Azul, Oh Meu Senhor

O Samba criola encantou

Ilumina a bateria com esplendor

 

Tem samba deroda - iô IÔ

Tem samba de roda - ia ia

Na oração São Benedito

Na proteção dos Orixás

 

Rei congo

A nossa congada

E tradição

Vem dançar o jongo

Batuque de terreiro

Pé no chão

Dançando o Moçambique com paias

Olha nossa Sai da Frente

A desfilar

Vem dançar samba de roda

Festejar

 

Vem na Dança

Batucada no Congá

Pirapora Ê... Pirapora á...

E neste passo o Anjo azul

Irá brincar.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autora: Eliete F. D. de Souza

 

ABERTURA

A Sai da Frente resgata uma tradição rompida á mais de 60 anos: O Samba de Roda na Cidade de Pirapora, onde se originou o samba paulista, juntamente com o samba de roda, homenageamos o grande sambista Geraldo Filme, a quem foi dado o codinome de Anjo Azul, pois devido ao preconceito racial, foi proibido de participar de uma procissão e de ser batizado na Igreja católica: ERA APENAS UM NEGRO.

O samba de roda de Pirapora foi trazido pelos escravos, pois nas festividades em homenagem ao Bom Jesus de Pirapora eram proibidos de participarem e ficavam confinados em barracões. Somente os Senhores de Engenho é que podiam participa de festas religiosas.

Em seu confinamento, os negros saudosos, relembravam suas tradições folclóricas através de danças bem diversificadas como a ciranda, samba de roda, congada, samba crioula, Moçambique entre outras. É fundamental lembrar que as danças eram diversificadas, pois os negros vinham de vários estados brasileiros e se instalavam em Pirapora.

A Sai da Frente tem a pretensão de inovar o tema escravidão, mostrando os momentos de alegria que negros tinham, apesar do confinamento em que viviam na época.

1 - O ANJO AZUL

Nascido em São João da Boa Vista, no interior paulista, GERALDO FILME (1928-1995) veio criança para a Capital. O pai tocava violino, mas foi com a avó que conheceu os cantos de escravos que influenciaram sua formação musical. Foi discriminada devido a sua raça, não pôde participar da procissão vestida como ANJO, sendo assim, sua avó vestiu-o de ANJO AZUL e assim ele participou de um samba de roda em Pirapora.

2 - CIRANDA

É uma dança de roda de adultos, de origem africana, que apareceu no litoral norte de Pernambuco e que parece ter sido adaptada e recriada pelas mulheres cantando e dançando. Os passos, envolvidos por canções suaves e melódicas que lembram mantas populares, imitam os movimentos do oceano e parecem ser embalados por suas ondas. É dançada em círculos, que geralmente, giram somente para um lado. Se a roda gira para a esquerda, coloca-se o pé esquerdo atrás e à frente. Em seguida, o direito dá um pulinho ou avança para o lado, complementando o passo. Mesmo com a dança apresentando passos concha ou vírgula, dentre outros, são infinitas as possibilidades de improvisação.

Ciranda é uma dança comunitária, que não tem preconceito quanto ao sexo, cor, idade, condição social ou econômica dos participantes, assim como não há limite para o número de pessoas que dela podem participar. Começa com uma roda pequena que vai aumentando, a medida que as pessoas chegam para dançar, abrindo o círculo e segurando nas mãos dos que já estão dançando.

3 - SAMBA CRIOULA

Dança de origem negra, tocada por homens em três tambores (tambor grande, meião e crivador), construídos em troncos de árvores com pela de animais (boi, carneiro ou veado), cravada em sua boca.

Dançado por mulheres e caracterizado por uma punga (umbigaba), o Samba de Crioula originou-se na costa do Maranhão, trazido pelos primeiros escravos que ali chegaram para o trabalho e, posteriormente, formaram o primeiro quilombo da região, o Quilombo de Frechal.

Inicialmente, o tambor era utilizado para comunicação, para o treinamento da capoeira e, com o tempo, foi adotado para as festas e brincadeiras daqueles que ali residiam. Difundido para as senzalas, encontrou apoio em Benedito, escravo cozinheiro que trabalhava na casa grande e que costumava roubar comida da cozinha, para alimentar e ajudar os negros que estavam sendo castigados nos troncos e nas festas de tambor (de prática de capoeira), que aconteciam nas senzalas. Por seus feitos corajosos, driblando feitores e senhores de escravos, depois de sua morte foi transformado em santo e em padroeiro do Samba de Crioula.

4 - SÃO BENEDITO

A festa de São Benedito, teve origem tanto nas práticas de Igreja Católica escravocrata em suas tentativas de absorver as religiões africanas, quanto na resistência dos escravos para manter os cultos a suas entidades, adequando-as aos santos e ritos católicos. Promovida pela Irmandade da Igreja do Rosário, a festa se caracteriza como um ciclo religioso-folclórico de festejos do catolicismo popular que preservam alguns elementos dos cultos africanos e também pela adaptação à diversidade cultural da região.

5 - CONGADA

Congadas são manifestações folclóricas de origens mistas, se destacando as influências afro-basileira, hoje incorporada pela igreja católica em algumas regiões do Brasil como em Catalão, Goiás e São Paulo (Pirapora).

Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba,há uma hierarquia, onde se destaca o rei, rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis,chamados vestimentas. Os tipos de vestimentas variam de acordo com sua função ritual na festa e no corejo; Moçambiques, Catupés, Marujos,Congos e Vilões.

6 - JONGO

Jongo é uma dança de origem afro-brasileira, do mesmo tronco do batuque, ambos ancestrais do samba e do pagode. O jongo formou-se nas trevas por onde andou o café. Em Taubaté, São Luís do Piraitinga, Pindamonhangaba, Cunha e Pirapora encontram-se os últimos redutos de jongueiros do Vale Paulista, no momento, em fase de revivescência. Estruturado em roda, em torno de uma fogueira que ajuda a manter a afinação dos tambores, acontece hoje em praças públicas, da mesma forma que, outrora, acontecia nos terreiros. Com ela, os participantes homenageiam São Benedito e os antepassados negros.

Na dança participam homens e mulheres alternados. No centro da roda, se posiciona um solista, um jongueiro, que canta sua canção, o "ponto". Os demais respondem em coro de algumas vozes, fazendo movimentos laterais e batendo palmas, nos lugares. O solista improvisa passos movimentando todo seu corpo.

7 - MOÇAMBIQUE

O Moçambique é uma dança de origem africana, com versos em louvor a São Benedito. É constituído por pares de dançarinos, o mestre, contramestre, o rei, rainha, general, capitão, as damas e o grupo de tocadores. Usam vestimentas simples que muito se assemelham à do vilão. Os dançarinos usam vestimentas, casquete branco com figuras geométricas bordadas. Abaixo dos joelhos, estão presos uma espécie de guizos, ou paias que, com os movimentos ritmados, produzem um bonito efeito sonoro. Convém observar, que às vezes os paiás são substituídos por pequenas latinhas com pedrinhas ou chumbo de caça.

8 - SAMBA DE RODA

O samba de rosa é um estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança que por sua vez está associada`à capoeira. É tocado por um conjunto de pandeiro, atabaque,berimbau,viola e chocalho, acompanhado por canto e palmas. O samba teria surgido por inspiração sobretudo de um ritmo africano (o samba) e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos. Note-se que a diversidade cultural, mesmo dentro da raça negra no Brasil, era bastante notável, porque os senhores de escravos escolhiam aleatoriamente seus indivíduos, e isso tanto fez separarem tios africanos afins, pertencentes a uma mesma tribo, quanto fez juntarem tipos africanos diferentes, alguns ligados a tribos que eram hostis em seu continente original. Isso transformou seriamente o ambiente social dos negros, não bastasse o novo lugar onde passariam a viver, e isso influenciou decisivamente na originalidade da formação do samba brasileiro, com a criação de formas musicais dentro de um diferente e diverso contexto social.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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