::.. CARNAVAL 2024 - G.R.C.S.E.S. UNIDOS DE VILA MARIA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  11/02/2024
Ordem de entrada:  6
Enredo:  Forjados na luta, guiados na coragem e sincretizados na fé: A Vila canta Ogum!
Carnavalesco:  Fábio Ricardo
Grupo:  Acesso
Classificação:  4º
Pontuação Total:  268,7 - [Vejas as justificativas]
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  não consta
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Adilson José de Souza
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  Jussara Félix
Mestre de Bateria:  Mestre Rodrigo Moleza
Intérprete:  Royce do Cavaco e Nego
Coreógrafo da Comissão de Frente:  Adriana Angelelli e Wilson Ciavarelli
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Mauro César
Porta-bandeira:  Geisle Siqueira
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO
AO VIVO DA AVENIDA

Nova pagina 2
COMPOSITORES: Véia/ Roberto Garcia/ Martins/ Zeca do cavaco/ Didi Pinheiro/ Maradona/ Dão


OGUNHÊ! PATACORI! AGÔ!
VEM DO ORUM, A CADÊNCIA DO MEU TAMBOR…
É ENERGIA, ANCESTRALIDADE!
SABEDORIA QUE O REI FORJOU…
DE BATALHA EM BATALHA
EMPUNHANDO a SUA LANÇA, SEGUINDO A MISSÃO
CLAMO PAZ E ESPERANÇA EM UMA SÓ VOZ!
AGBARÁ ESTÁ PRESENTE EM NÓS

TEM FESTA NO XIRÊ, MEU ILÊ!
NO TOQUE DO ADARRUM, LYÁ OGUNTÉ!


SARAVÁ, SARAVÁ, OGUM MEU PAI!
SARAVÁ, SARAVÁ, FILHO SEU NÃO CAI!
E VEM CHEGANDO CAVALEIRO DE ARUANDA
COM SUA FORÇA PRA VENCER DEMANDA


NA FÉ, ÉS MEU SANTO GUERREIRO…
SEMPRE TE VEJO À LUZ DO LUAR
E DE JOELHOS; ÓH, PADROEIRO
A MINHA VILA VEM TE EXALTAR
É SAMBA… É REZA…
É CANTO EM TUA DEVOÇÃO!
TÁ NA PELE, NA ALMA, NO MEU CORAÇÃO!
CAMINHOS ABERTOS E PROTEÇÃO!

É GIRA DE OGUM YARA, ROMPE MATO, XOROQUÊ
OGUM DE RONDA, BEIRA-MAR E ONIRÊ!
EU JÁ VOU LOGO AVISAR: A VILA É FORTE!
PROTEGIDA COM O MANTO E AS ARMAS DE JORGE!

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autores:

SETOR 1

No primeiro setor abordamos a ancestralidade do orixá Ogum, as forças da natureza, sua energia, a descoberta do irin e como ele molda o futuro. Mergulho ancestral onde se fundamentou suas origens e onde Ogum preparou o universo para receber seus dons e seus fundamentos e características.

Palavras chaves:

Ancestralidade, Natureza, Sabedoria, Forja, Irin, Olorum, Agbara, Onire

SETOR 2

Estamos em todos os lugares como Oguns do Brasil. Momento onde após a chegada da religião trazida pelos negros na diáspora africana se fixou no Brasil e onde se identificamos com as características de Ogum. Como nos sincretizamos nessa fé.

Como cultuamos Ogum no Candomble, com nossa devoção, nossas guias, em nossas batalhas do dia a dia e firmamos a nossa fé nos ilê axé, no toque do adarrum, com as oferendas, com as festas e com os assentamentos.

Palavras chaves:

Luta, Caminhos, Guia, Batalhas, Dia a Dia, Ilê Axé, Ia Oguntê, Abertura de Caminhos, Mariwô, Assentamento, Xirê, Adarrum

SETOR 3

Na umbanda também saudamos a Ogum como Cavaleiro de Aruanda, com os generais de umbanda, caboclo pena vermelha, em todas as falanges de Ogum nas linhas da umbanda.

Palavras chaves:

Umbanda, Falange, Generais da Umbanda, Luz ,Caboclo, Cavaleiro de Aruanda

SETOR 4

Momento onde exaltaremos nossa fé e proteção com São Jorge no catolicismo. Como carregamos essa fé, nos orgulhamos e estampamos ela, como nos comunicamos com essa devoção. As festas de São Jorge, a Alvorada, as homenagens, as velas que acendemos e levamos aos céus nossos pedidos de abertura de caminhos, proteção com as próximas gerações nos dando a certeza de por onde andarmos, nossos caminhos estarão sempre abertos.

Palavras chaves:

Promessas, Santo, Carrego São Jorge em Mim, Festejos, Velas, Na Lua, Futuro

Irin – Ferro

Olorum - Segundo a mitologia iorubá, Olorum, (ou Olodumaré) é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos.

Agbara - Potência e Força em iorubá

Onirê - Onírè é uma das denominações de Ògún. Ele recebeu este nome de Onírè, depois que derrotou os guerreiros que dominavam os povos dos sete vilarejos que existiam em volta da cidade Ìré. Ògún Onírè é o desbravador responsável pelo desenvolvimento do homem, através dos metais.

Ilê Axé - nos candomblés mais tradicionais, cômodo especial no interior da casa, vedado ao público, onde ficam os assentamentos dos orixás.

Ia Oguntê - Ògunté é uma das denominações de Yemanjá ligada a Ògún e a Odé. Segundo um mito yorubá, Ògúnté gosta de ficar em montanhas nas florestas admirando o mar

Mariwô - Mariuô, chamado de igi opê pelo povo do santo, é a folha do dendezeiro, de nome científico é Elaeis guineensis, desfiado, utilizado nas portas e janelas dos terreiros de candomblé. O mariuô é consagrado a Ogum, assim, é muito comum vê-lo nos assentamentos e nas vestes deste Orixá

Xirê - Xirê é uma palavra Yorubá que significa roda, ou dança para a evocação dos Orixás conforme cada nação.

Adarrum - O Adarrum é um ritmo que também pode acelerar o transe dos filhos da casa, ele chama o orixá", diz. Apesar de ser caracteristicamente tocado para Ogum, também é tocado para outros orixás

 

Livros:

MITOLOGIA DOS ORIXAS – PRANDI, Reinaldo

DICIONÁRIO IROUBÁ – LOPES, Nei

Orixás: deuses iorubás na Africa e no Novo Mundo – VERGER, Pierre

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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