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::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.B. VOVÓ BOLÃO - CARNAVAL 1996
Enredo: Aqui Reina o Reisado

O Grêmio Recreativo
Autor:

 

O panorama folclórico brasileiro é muito vasto. Por isso é difícil apresentar, em poucas palavras, uma visão integral dessa imensidão. O folclore estuda a expressão do sentir, do pensar, do agir, do ser social, do homem na sociedade em que vive.

Somos um país em desenvolvimento. Em mudança e progresso. Portanto é um erro dizer que uma área ou região é mais rica em folclore do que a outra. Para esse ano, o Bloco Carnavalesco Vovó Bolão, pretende apresentar um pouco da riqueza da nossa cultura popular que contou com a contribuição desde a exploração do pau-brasil, a cultura do açúcar, o boi que em passos lerdos ajudou a ganhar o serão, os garimpeiros, o café, os colonos com sua miscigenação de línguas e costumes. Os índios, os negros e os brancos contribuíram muito nos fatos folclóricos, graças à interação e a manifestação da vida popular em sua tonalidade.

O Reisado foi introduzido no Brasil-Colônia pelos portugueses. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua. No Nordeste, a partir de 24 de dezembro, saem os vários Reisados, cada bairro com o seu, cantando e dançando. Os músicos tocam sanfona, pandeiro, caixa de guerra e zabumba. Ao chegar nas portas das casas ou na praça, cantam pedindo licença. Fazem louvações aos donos da cada ou dos cercados e agradecem os comes e bebes oferecidos. Depois cantam a retirada ou despedida.

Os participantes dos Reisados acreditam ser continuadores dos Reis Magos que vieram do Oriente para visitar o Menino Jesus, em Belém.

O grupo tem uma função religiosa, devocional. É um rancho alegre que sai tocando, cantando louvações, repetindo a história do nascimento de Jesus. Saúdam a quem visitam e pedem contribuições para a festa. Percorrem as cidades nordestinas, com a representação do teatro ambulante, simulando pequenas lutas de espadas entre reis e fidalgos.

No Reisado encontramos alguns personagens que se apresentam também no Bumba-meu-boi. As figuras são variadas: Reis, Rainha, Secretário, Guias e Contraguias, Mestre, Contramestre, Palhaço, Lira, Embaixadores, Embaixatriz, Estrela, Índio Peri e Sereia. A coreografia é muito simples: corrupios, gingados, galopes, pisa-mansinho...

Os chapéus dos participantes são ricamente enfeitados. Há cópias da tiara do papa, reproduções de fachadas de igrejas, com suas torres, etc...

Os chapéus são riquíssimos, daí levarem meses e meses para fazê-los. São as peças mais atraentes: enfeitados de fitas douradas, estrelas e espelhinhos.

Os espelhos não são simples enfeites. Têm uma finalidade mágica. Funcionam como um amuleto. Servem para o choque de retorno: todo o mal, os maus olhados, os maus desejos que baterem nos espelhos, voltarão contra quem desejou...

O fato folclórico é, antes de tudo, vivo e utilizado pelo povo. Os brasileiros têm grande acervo de tradições populares que devem ser conhecidas. Os povos que as esquecem e as desprezam acabam perdendo a consciência de seu próprio destino. Mas ama o povo quem o ama em suas tradições.

 


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