O G.R.C.B.S. Unidos do Guaraú, vem com
intuito de mostrar o folclore do nosso país, focalizando as principais
características de cada região brasileira.
Folclore é o nome dado às manifestações
primitivas da cultura popular, tradições, conhecimentos, usos, crenças,
lendas, canções, etc.
O fato folclórico tem estas
características principais; é popular, espontâneo, anônimo, funcional e
atual. Assim sendo o folclore apresenta, em última análise, o que há de
mais autêntico na cultura popular. É, por assim dizer, "A alma do povo"
que se manifesta através dele.
REGIÃO NORTE
O folclore da região norte é muito rico, o
contato permanente com a mata cheia de encantos e mistérios e o encontro
com as culturas indígenas dão-lhe um colorido especial.
Eis alguns aspectos que merecem maior
destaque:
- Lendas: caipora, curupira, Iara, a
origem da mandioca, a origem do Rio Amazonas, a origem da vitória-régia
e tantas outras;
- A principal festa religiosa de toda a
Amazônia: os círios de Nazaré, em Belém do Pará, no segundo domingo de
outubro, atrai gente de toda à Amazônia e até de outras regiões;
- Dança: roda infantil, ciranda originária
de Portugal. O caboclo desta região gosta muito e dança tendo a viola
como companheira, danças marabaixo;
- Bumba-meu-boi ou rei-bumbá (açai) antiga
de vaqueiro que conduz a bumba;
- Costumes seringueiros, maticeiros,
castanheiros e remadores que sempre dão novo colorido para a estória que
contam.
De todo o folclore da região norte, o que
mais se sobressai são as lendas que além de serem numerosas fazem parte
da crença dos habitantes.
- Lendas: Boitatá do guaraná,
vitória-régia da origem do Solimões, Iara do Amazonas e do Uirapuru;
- Provérbios: Sombra de pau não mata a
cobra. Boi sonso é o que arromba o curral.
REGIÃO NORDESTE
O folclore nordestino é rico, como aliás,
o das outras regiões brasileiras, com as quais tem muito em comum. Seus
aspectos principais, que merecem um estudo mais detalhado, são estes:
- Bumba-meu-boi: um dos mais difundidos
pelo Brasil, recebe diferentes nomes sendo conhecido no Nordeste como
boi-de-reis, boi surubi, boi calumba (ou calembre), etc. Trata-se de um
espetáculo rico de criatividade. à base da improvisação. O
acompanhamento é feito com músicas e instrumentos típicos. Os
personagens são homens, animais comuns e animais fantásticos.
- Caboclinhos: representação popular
bastante difundida, baseada na luta dos índios contra o português
conquistador. Sua indumentária é basicamente feita de saiotes, cocares e
outros adornos, sendo acompanhamento musical à base de instrumentos de
percussão. Bastante difundido em Pernambuco, Rio Grande do Norte,
Paraíba, Alagoas e Piauí.
- O Carnaval: é importante festa popular
especialmente em Pernambuco onde se destaca a dança do frevo. E também
danças como: maracatu de origem africana chegança dos marujos originária
da Paraíba, danças dos pajés de origem indígena realizada na época do
natal, e no Ceará a dança do coco.
- Práticas populares: Bumba-meu-boi,
capoeira, desafio e danças pastoris.
- Canções: Luar do sertão, paixão
cearense, se eu fosse um peixinho, lavadeira, etc.
REGIÃO CENTRO-OESTE
O folclore do centro oeste tem marcante
influência do ambiente e, em particular do contrato ou proximidade com o
índio. Dentre seus aspectos mais significativos destacamos:
- Festa e folguedos: as festas juninas e o
carnaval encontram aqui a nossa aceitação que tem no resto do país. Além
delas destacam-se a festa de São Benedito, no Mato Grosso, a festa de
Nossa Senhora do Rosário, em Goiás; a festa dos Estados e o festival
folclórico, em Brasília.
Os folguedos mais apreciados são as
congadas, reisados, moçambique, folias de reis, roda de S. Gonçalo,
caiapó, dança tapuia, jongo e aruenda. Gozam de renome nacional as
cavalhadas de Pirenópolis e os rodeios e cavalhadas de Mato Grosso.
Compreende as danças e crendices
provérbios e demais práticas.
Grande parte do folclore da região é de
ordem indígena, como: Danças, tapuias, artes (cerâmica, tecelagem),
folguedos (pesca festiva), músicas, canções, etc.
De origem negra temos a dança de
Moçambique encontrada em Goiás.
De origem portuguesa temos as canções de
ninar, danças infantis, ciranda cirandinha, cantiga de rodas.
Lendas da Região: O diamante do Rio das
Graças, Caipora, lenda do negro d'água, o café que não acabava, bororó,
catira, saci e outros.
Crendices: O pio da coruja prenuncia mau
agouro, acreditam em assombrações, lobisomem, mula sem cabeça, entre
outros.
REGIÃO SUDESTE
O folclore do sudeste é marcado
principalmente pelo carnaval, que embora seja comum em todo o país, é na
região do sudeste que o carnaval mais se desenvolve e se afirma como
festa tipicamente popular e brasileira, isto se deve, em grande parte, à
influência do carnaval, que já se transformou, desde anos, numa atração
mundial.
Além do carnaval, o folclore do sudeste
tem muito a apresentar. Entre os aspectos de criatividade popular que
mais se destacam, lembramos:
- As festa juninas, das mais difundidas,
com as comidas típicas, danças e brincadeiras. A quadrilha não pode,
absolutamente, faltar.
- As festas do Rosário e do Divino, com
maior esplendor nas cidades históricas mineiras, e em vários outros
pontos de toda a região. O carnaval ritmo africano de onde samba, dança
e músicas infantis - Terezinha de Jesus, Periquito Maracanã, ciranda
cirandinha, nesta, o cravo brigou com a rosa e onde está a margarida.
REGIÃO SUL
O folclore sulino é rico e variado. Além
de elementos comuns ao resto do País, apresente características típicas,
sobretudo nos pampas e nas áreas de maior imigração.
Suas principais manifestações são:
- Folias de Reis, congadas, marujadas e
outros folguedos na região de Santa Catarina, o bumba-meu-boi, sob o
nome de boi-de-mamão, apresenta um elemento particular, com a inclusão
de figuras fantásticas, inexistentes noutras regiões;
- Danças regionais: balaio (pezinho
mecânico), cana verde, chimarrita, etc.
- Lendas: negrinho do pastoreio,
lobisomem, boitatá (poesias lamento do pastoreio), festas tradicionais,
festas de reis.
- Crendice: figa de osso para evitar mau
olhado.
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