BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. UNIÃO INDEP. VILA PRUDENTE - CARNAVAL 2001
Enredo: Raça Negra em Noite de Gala

O Grêmio Recreativo
Autor: Fábio Nunes

 

"Hoje ele canta sem dor

esquecendo-as marcas que o feitor deixou

e o meu coração não vai resistir

segura a massa que a união vem aí"

Zumbi vive e está aqui no Quilombo

União Independente de Vila Prudente!

Vindos do além-mar, os negros chegaram ao Brasil como produto de enriquecimento dos senhores, trabalhando nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café e na mineração.

Sofreram vários tipos de humilhação e maus tratos. Cansados de tanto sofrimento, fugiram e formaram os Quilombos, que se localizavam em regiões de difícil acesso. O mais importante deles, foi o Quilombo dos Palmares, no Estado de Alagoas, numa região difícil de se encontrar e repleta de palmeiras, daí o nome de Palmares.

Palmares chegou a abrigar mais de 20 mil negros, que lá viviam em liberdade e ainda ajudavam outros negros, ainda cativos a se libertarem.

O primeiro líder dos Palmares foi Ganga Zumba, o Rei Guerreiro, filho de Ogun, que tudo fez para libertar seus irmãos das mãos da escravidão. Tempos depois Ganga Zumba morreu e foi substituído por seu sobrinho, o jovem Zumbi.

Palmares abrigou cerca de vinte mil negros fugitivos, que lá encontraram sua liberdade. Plantavam e colhiam seus próprios alimentos. Criavam seus animais. E tinham suas próprias leis.

Mais tarde, o Quilombo foi invadido e destruído. Porém, seu líder, Zumbi, preferiu matar-se a entregar-se.

O tempo passou e hoje estamos no ano 2001. Terceiro Milênio e o negro tem papel de destaque na resistência e busca sua liberdade. O negro foi, e sempre será importante para o país, pois deixou suas marcas e influências do nosso modo de vida.

Se destaca na arte e na cultura, na culinária, na crença religiosa, no esporte, na política, enfim, na nossa vida em geral.

Hoje a Mãe África está contente, sem ressentimentos, pois seus filhos, que foram arrancados de seu berço, estão aqui demonstrando a maior forma de resistência ao preconceito e ao racismo, que é o Samba.

Zumbi não morreu. Ele e seus ideais de liberdade e igualdade estão aqui, nesta noite, desfilando em nosso Quilombo, onde todas as raças estão presentes para homenageá-lo e a União Independente de Vila Prudente vem orgulhosamente mostrar em seu espetáculo a Raça Negra em Noite de Gala.

ValeuZumbi.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados