BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.B.C. TORCIDA JOVEM - CARNAVAL 1997
Enredo: Alquimia, a Magia da Transformação

O Grêmio Recreativo
Autor: Vicente Trambolho

 

Alquimia: Nome dado à Química praticada durante a Idade Média. Estudo que procurava buscar o conhecimento da Pedra Filosofal, que seria capaz de transformar qualquer metal em ouro ou prata e o Elixir da Longa Vida ou Panacéia Universal, que seria um remédio para todos os males físicos e morais capaz de prolongar a vida por muitos anos. Considerada uma das artes mais antigas e mais secretas utilizadas pelo Homem.

Os trabalhos dos alquimistas sempre foram baseados nas experiências químicas autênticas, de modo que a história da química foi por muitos séculos a da alquimia.

Não se sabe a origem exata da alquimia, mas sem dúvida teve sua origem na cultura helenística de Alexandria, região do Egito que separa o Mar Mediterrâneo com o Rio Nilo, grande centro cultural e comercial onde se localizava um monumental farol, que guiava e orientava pescadores e navegantes que por ali passavam, que ajudaram a divulgar a alquimia.

O Egito que era então o centro da cultura mundial; principiou a alquimia reunindo sua avançada tecnologia, à filosofia grega e ao misticismo chinês. Os primeiros alquimistas eram habilidosos artesãos metalúrgicos, especialistas em lidar com metais e que especulavam sobre as causas dos fenômenos que observados no decorrer do seu trabalho, sempre baseados na utilização e propriedades dos quatro elementos naturais: o ar, a água, a terra e o fogo.

Aos verdadeiros alquimistas não havia o interesse de revelar seus segredos e conhecimentos; em vista disso, imaginavam nomes simbólicos para os diversos instrumentos e materiais que manipulavam. Criando uma linguagem própria e complicada.

Os manuscritos dos alquimistas são dificílimos de ser compreendidos, permitindo uma gigantesca margem de equívocos. Os mestres alquimistas afirmam que a linguagem simbólica é a única maneira de se atingir a Alma do Mundo e defrontar-se com grandes mistérios que acompanham o Homem desde o começo dos tempos. Os sinais de Deus e a Lenda Pessoal que cada um de nós precisa viver são as verdades que o nosso raciocínio intelectual tem que aceitar para podermos penetrar e ouvir o nosso próprio coração e realizarmos nossos sonhos e desejos em busca da satisfação própria e felicidade.

Na alquimia o amor é a principal força que transforma e melhora a Alma do Mundo. A Terra será melhor ou pior, se formos melhores ou piores. Aí é que entra a força do amor, porque quando amamos, sempre desejamos ser melhores do que somos. A Filosofia confusa e perplexa inicialmente postas em prática pelos alquimistas, viram-se por demais agravadas, quando os sacerdotes: monges, druidas, místicos e magos, passaram a interessar-se também pela alquimia, sofrendo fortes influências de lendas e superstições. Falam-se de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito; dos homens que tinham o poder de transformar metais como o chumbo, ferro ou cobre em ouro e a lenda de existirem pedras e cristais com poderes mágicos, o Urim e o Tumim... através de suas crenças e experiências vividas os chineses deram origem aos provérbios, em especial: "Aqui se faz, aqui se paga", referindo-se àqueles que incursionavam nas áreas da magia negra.

Os descobrimento e os estudos dos fundamentos da química moderna, ciência que estuda as propriedades das substâncias e as leis que regem as transformações das matérias. Com a descoberta da estrutura do átomo, a menor partícula de um elemento capaz de entrar em combinação com outro existente no espaço, e da energia atômica veio possibilitar, com efeito, a transformação de uma substância em outra, que era o grande sonho dos velhos alquimistas.

Os alquimistas chineses, supersticiosos e místicos, usavam seus conhecimentos na cerâmica, na descoberta do papel e da pólvora.

Os egípcios, exímios artesãos e metalúrgicos, sabiam como purificar e modificar a característica de certos metais e aplicavam seus conhecimentos químicos ao embalsamento das múmias.

Os indianos conheciam o tingimento e a têmpera do aço.

Os romanos fabricavam adubos, vidros, sabões e perfumes.

Os gregos fabricavam o ferro e os primeiros elementos químicos.

Os árabes dedicados as experiências práticas em laboratório, descobriram o processo de destilação, da fermentação e o sublimado poder de preparação dos ácidos.

E a Torcida Jovem, vem para o Pólo Cultural do Anhembi, realizar sua Alquimia, transformando a passarela num mundo de magia e sedução, onde todos os sonhos e ilusões serão realizados.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados