
Terra de um povo doce, acolhedor e ruidoso, mas também tímido. Fruto da mistura dos Portugueses e Negros.
Terra de muita prosa, situada entre o mar e morro, divide-se entre cidade Alta e cidade Baixa, se abrindo para o mar.
Bahia de São Salvador, terra de todos os Santos, negra por excelência, fundada em 1.549.
Terra da magia, da alegria e do amor. Povo hospitaleiro e acolhedor.
Quem nunca foi a Bahia, peça a Deus nosso Senhor.
Oh Bahia ai, ai... Bahia que não me sai do pensamento ai ai.
Difícil não se apaixonar por um lugar fantástico e sedutor, uma cidade que discorre sobre Igrejas, as macumbas e os terreiros. Pelos ritos da LAVAGEM DO BONFIM, pelo cortejo que vai pelo mar, Salve IEMANJÁ.
Os pontos turísticos, como Farol da Barra, Elevador Lacerda, ruas do PELÔ, as batidas de OLODUM e os festejos de SÃO JOÃO. Ah Bahia!!! Que lugar encantador!
De uma culinária forte e saborosa, afinal os quitutes, o vatapá e o acarajé... só não come quem não quer.
Seus mistérios ninguém sabe bem ao certo de onde vem, se é dos atabaques dos terreiros, dos saveiros dos cais, das Igrejas ou da baixa do Sapateiro.
Talvez algo se explique pelos movimentos do corpo suado, da alma leve e do coração em compasso no passo da capoeira, um resumo perfeito da liberdade.
Terras de grandes nomes, de grandes escritores, afinal quem não se lembra de JORGE AMADO, entre outros, os DOCES BAIANOS (Gil, Gal, Caetano, Maria Bethânia), grandes Cantoras (Ivete Sangalo, Daniela Mercury, entre outros), comediantes etc.
Bahia, Bahia, Bahia... mãe menininha do GANTOIS, da fé, da Brasilidade. Em suas terras quem passa leva saudades, quem conhece não esquece jamais.
Bahia sempre Bahia, no coração de todos os Brasileiros e na alma dos grandes guerreiros, sempre levarão avante o orgulho do povo Baiano, da força e da grandeza de um lugar de muita beleza.
Assim, a PASSO DE OURO, presta uma homenagem a um grande estado brasileiro, a uma grande cidade de muita importância nacional.
Vamos viver a magia da BAHIA, afinal quem a conhece, jamais se esquecerá!!!
|