BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. DRAGÕES DE VILA ALPINA - CARNAVAL 2020
Enredo: Intolerância nunca mais, a Dragões de Vila Alpina pede a paz

O Grêmio Recreativo
Autor: Alex Nascimento

1º SETOR – O VELHO MUNDO NA IDADE MEDIDA
 
O Império romano, maior de todos os impérios isto fez com que a maiorias dos territórios conquistados uma vez escravizados atuasse como grande fonte de recursos para o império, Júlio César o maior dos imperadores é considerado como o grande pilar e expoente do regime. O fato é que todo esse poder foi transformado em intolerância e perseguição a todos que não concordavam com a doutrina de Roma.

Martírio dos cristãos, milhares de cristãos foram mortos ao longo da história da Igreja sob diversas acusações. Em várias ocasiões os cristãos da Igreja Primitiva foram acusados de “traidores”, “criminosos”, “antissociais”, “obstinados”, “inimigos de Roma” e “ateus” geralmente a penitência era ser lançados aos leões para servir de comida.

Os anos foram se passando e a ganância e preconceito aumentando com isso novas práticas de horror foram surgindo.

Fogueira da inquisição, muitos sábios e cientistas também foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem ideias contrárias à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galileu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do Sol (heliocentrismo).

As mulheres também sofreram nesta época e foram alvos constantes da ignorância e falta de conhecimento a Caça às bruxas. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias. As "bruxas medievais" que nada mais eram do que conhecedoras do poder de cura das plantas também receberam um tratamento violento e cruel.
 
2º SETOR – BRASIL
 
Os povos e adversidades caminham de mãos dadas desde o início da formação dessa grande nação chamada Brasil uma vez que quando Pedro alvares Cabral chegou aqui já existiam moradores, os índios verdadeiros donos da terra, tinham seus costumes e culturas e sua religiosidade eram adoradores do Deus tupã, a princípio os europeus queriam compra-los com pertences como espelhos, pentes etc.… a troco de servi-los e converte-los aos seu Deus cristão, porém não obtiveram sucesso então foram covardemente massacrados e até os dias de hoje persiste a falta de respeito com os indígenas.

Os negros não foram diferentes, trazidos pelos europeus na condição de escravo nos porões dos navios eram tratados como bichos por ter a pele escura diferente dos padrões europeus e a intolerância se deu por longos anos por acreditar veementemente e sua ancestralidade sua religião de matriz africana que se perpetua firme e forte porem com muita luta até os dias de hoje em nosso país “o candomblé”.

Heterogeneidade é a palavras que descreve melhor o povo brasileiro o país teve um grande número de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, etc....trata-se de um caldeirão cultural de riquezas trazida no jeito de ser de cada pedaço do mundo porem sem sempre bem aceitos.

Com a miscigenação os brasileiros sem perceber se contaminaram com essa doença perigosa que se chama preconceito, ora por que não são de nosso país ora não são do nosso estado, tais como os nordestinos que para buscar uma condição de vida melhor muitas vezes sai dos seus estados e sofrem diariamente em fim uma intolerância generalizada, assim foram criando padrões para as coisas e para as pessoas alimentando as várias formas de fobias perdendo o amor e respeito pelo próximo.

“Gordo fobia” o sufixo fobia se refere à aversão e, nesse caso, a pessoas gordas.

Gordo, magra, alta, forte, baixo, fraca, morena, loira… São diversas características, mas nenhuma delas parece incomodar tanto quanto “gorda”, que em algumas situações soa até como xingamento pelo simples fato de não aceitar as pessoas como elas são e o show de horrores não param por aí.

As agressões contra a mulher não só as físicas mas também as verbais.

No período da colonização brasileira as mulheres já eram vistas como seres inferiores aos homens, só serviam para cuidar dos filhos e de sua casa. Contudo mesmo no século XXI com todas as informações e tecnologias a questão está longe de ser resolvida. A violência contra a mulher é uma realidade no Brasil sendo necessário a criação da lei Maria da Penha que dá suporte para que percebam que não há medo em lutar por sua liberdade e igualdade como cidadã dessa forma as mulheres podem se sentir seguras na sociedade e mostrar que são competentes como qualquer homem.

A homofobia é a repulsa ou aversão aos homossexuais. O preconceito em muitas sociedades impede que gays possam exercer livremente a sua cidadania ou viver em segurança. Alvo de discriminação, são constantemente ameaçados com insultos ou agressões físicas que muitas vezes levam à morte. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, retirou o termo “homossexualismo” da classificação de doenças ou problemas relacionados à saúde para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater o preconceito contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênicos).

Quem não tem passado não tem presente e quem não tem presente não terá um futuro, portanto devemos respeitar aquele que fizeram muito por nós e continuam fazendo estou falando da Terceira idade, embora o Estatuto do Idoso vigente no Brasil seja considerado uma das mais perfeitas peças no seu gênero, constantes desrespeitos e discriminações aos idosos continuam ocorrendo na prática, em meio às mais diversas circunstâncias, os idosos sempre estiveram longe de receber os devidos cuidados por parte dos poderes públicos, da mesma forma que da população mais jovem e, de modo lamentável, por vezes, entre os membros de suas próprias famílias.

O fantasma das guerras, grandes ou pequenas, de diferentes formas, ainda nos ronda. Então, a Dragões de vila Alpina convoca, é hora de falar na Paz e de lutar por ela, sem descanso, até que seja alcançada, devemos lutar contra o preconceito e a intolerância fazendo valer os nossos direitos dessa forma teremos uma sociedade mais justa e segura para todos os cidadãos, portanto basta de intolerância xô preconceito pois isso atrapalham a evolução a engrenagem da vida, existe uma certeza, a solução está na educação.

“A educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo”.
Frase de Nelson Mandela
                                           
CRONOGRAMA

*COMISSÃO DE FRENTE – SOLDADOS ROMANOS
*1º CASAL MS/PB – IMPERADORES
*ABRE ALAS – ROMA         
 
1ª ALA – MARTIRIO DOS CRISTÃO                                                                          
2ª ALA – PERSEGUIÇÃO AOS SABIOS E CIENTISTAS  
3ª ALA – CAÇA AS BRUXAS                                                                                                                                       
4ª ALA –  INDIOS                                                       
5ª ALA -  NEGROS / INTOLERÂNCIA RACIAL                                                                   
6ª ALA – CANDOMBLÉ                                                                                                                           
7ª ALA –  IMIGRANTES
8ª ALA –  MIGRANTES NORDESTINOS                                                             
9ª ALA –  OBESIDADE                                                                    
10ª ALA - MULHER
11ª ALA – HOMOFOBIA
12ª ALA – TERCEIRA IDADE

*2º CASAL MS/PB – DRAGÕES DE VILA ALPINA PEDE PAZ

*QUADRIPÉ – ENCRENAGEM DA VIDA (CRIANÇAS)

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados