BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. SÓ VOU SE VOCÊ FOR - CARNAVAL 2024
Enredo: Pantanal - Contos e encantos de um rio que banha o futuro do Brasil

O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

Só Vou Se Você For faz uma viagem rumo a maior planície alagada do mundo para contar suas lendas e mistérios de um rio. Mas que rio é esse?
 
Se trata do principal rio desse imenso bioma natural o Rio Paraguai... rio esse que temos até hoje os nossos povos originários a sua volta o povo Kadiweu descendentes da nação Guaicuru!
 
E afinal quais são essas lendas e mistérios?!
 
Nessa viagem iremos começar pela lenda da mãe d'água nos dias em que o pescador não conseguiu pegar peixe, dizem que a mãe-d'água é que passou perto do anzol, para proteger os peixes pois é considerada um mito ecológico e defensora deles.
 
Logo em seguida conhecemos o bicho homem onde diz a lenda que ele é descrito como uma criatura alta, quase um gigante, com um olho só no meio da testa, também um só pé redondo e enorme, que quando caminha vai deixando pelo chão pegadas redondas. Os dedos de suas mãos são compridos e disformes, as unhas longas e afiadas, e os gritos que costuma emitir assombram os moradores da região onde habitualmente ele se oculta quem já o viu diz que ele é muito grande, forte, e extremamente feroz. É capaz de derrubar a socos e unhadas uma montanha, beber rios e transportar florestas. Vive escondido em locais de muitas serras e vales e é devorador de homens.
 
O Chamamé o saci do pantanal conta-se que o Chamamé nasceu numa linda tarde de sol radiante, em um lugar que era intocável pela mão do homem branco, assim era chamado pelos índios. O Curupererê que é irmão do Saci-Pererê descansava, e o Saci-Pererê fazia como sempre as suas peraltices. Pulava de um lado para o outro atrás de uma linda borboleta azul, esse lugar tinha uma planície. Existiam campos, cordilheiras, rios, banhados, baías, vazantes, córregos e bois, muitos bois, que lugar lindo! Esse é o Pantanal.
 
Também temos a lenda do sinhozinho uma das histórias mais contadas pelo povo é que ele teria prendido, em um grande buraco de um dos morros da cidade de bonito, uma cobra gigante, selando com uma de suas cruzes. Se a mesma for descoberta e retirada a cobra sairá e poderá devorar os moradores da cidade.
 
Já o nosso querido João de barro esse pássaro conhecido na região do pantanal também tem o seu mistério dizem que o casal que constrói o ninho é bastante fiel, mas, caso a companheira do joão-de-barro o traia, ele a tranca definitivamente na casinha, fechando a porta para sempre!
 
O Tuiuti também é outro pássaro que vive às margens dos rios pantaneiros tem uma lenda conhecida, que explica a tristeza desta ave símbolo da região. Essas aves sempre foram alimentadas por um casal de índios que, após a morte, foi enterrado no local onde costumava alimentá-las. Os tuiuiús, em busca de alimentos, ficam sobre o monte de terra que cobria os corpos do casal, esperando que de lá saíssem algumas migalhas para alimentá-los. Como isso não ocorreu, ficavam cada vez mais tristes, olhando em direção ao chão. É por esse motivo que os tuiuiús parecem estar sempre tristes, olhando em direção ao solo.
 
Também conhecido como caboclo d'água o nego d'água vive fazendo travessuras com os pescadores anda em bandos e, no fundo dos rios, há a cidade dos negrinhos d’água. Às vezes, quando capturam um pescador, o leva para o fundo do rio para dar-lhe surras.
 
A lenda diz que o minhocão ao passar pelas margens do rio deixa marcas no chão no formato de sua imensa cabeça e quando fica zangado e faminto, serpenteia no rio de tal forma que derruba as embarcações, devorando pescadores e afundando canoas.
 
Come-língua é outro ser que povoa o imaginário das pessoas. Trata-se de um bicho que vive a arrancar a língua dos animais, que são encontrados mortos no pasto, sem vestígios de ataques de outros animais. O mito apresenta-se de forma de um menino-bicho. Quando vivia, o menino era mentiroso e sua mãe, antes de morrer, rogou-lhe uma praga. Tempos depois, o menino foi encontrado morto e sem língua.
 
Numa ocasião, um fazendeiro encontrou um gado morto no pasto e viu correr, no meio da mata, o menino com uma língua ensanguentada nas mãos verificando que o gado não mais possuía língua.
 
O mãozao ou pai do mato é uma lenda antiga. Ele seria um bicho peludo, similar a uma anta. Quando alguém o encontra, ele cresce e se transforma em um homem cabeludo e barbudo que, ao passar sua mão pela cabeça de uma pessoa, esta ficará louca!
 
Com tantos mitos e lendas nós podemos perceber que todos esses personagens que caíram no gosto popular das pessoas que vivem na região e que eles são defensores desse bioma onde o. Principal objetivo é proteger a região do pantanal.
 
Região essa que sofre tantos ataques da ambição das pessoas precisamos preservar afinal o pantanal é um mundo a parte a natureza viva, pura, seus sons, suas cores, no amanhecer e no engrandecer, seus cheiros e seus amores, que no futuro um ar puro nós poderemos respirar vamos preservar!!!

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados