
Nasci em reduto de gente guerreira...
Cresci um pouco marginalizado, mas venci as barreiras que insistiam em me fazer mal...
Mais nunca perdi a alegria de viver e por isso resolvi fazer carnaval e me inspirei em um lugar onde é reduto de gente guerreira e que também cresceu marginalizada!
Mas hoje tem vencido todas as barreiras e nunca perdeu a alegria de viver....
Me inspiro na África que é sinônimo de felicidade, de vida, de esperança e de riqueza e hoje na Primeira da Cidade Lider esse continente magnifico se torna enredo, sem lamento de dor, só trazendo mensagem de alegria, de energia e amor!
"Áfricas"... A essência de um continente alegre por natureza.
África é luta, é alegria
É resistência e dinastia
Dinastia Bantu, mescla de miscigenação, mistura de semblantes, essência da raiz!
Guardiões dessa dinastia da alegria revisitam esse cenário magistral e na savana africana encontramos a beleza e a vida exuberante na natureza desse continente sem igual onde várias espécies convivem em harmonia plena de vida.
África não é só lamento de dor...
Não é só negro a chorar...
Hoje é expoente de um mundo em plena expansão, recebeu uma copa do mundo, mostrou o seu valor e ao som das "vuvuzelas" a África do Sul é nosso primeiro destino nessa viagem para as diversas faces dessa África que ao mundo encanta e fascina...
A culinária desse continente tem suas particularidades em vários países, a mesa é de fartura, de grãos, frutas e há quem pense que a fome impede esse povo criativo fazer maravilhas para se alimentar...
A dança e a arte da magia africana é algo espetacular e num país, de língua portuguesa um ritmo conquistou o mundo.
Kuduro é o símbolo da Angola, país culturalmente rico de mistura de onde surgiu o 'semba' e a "quizomba mística de uma raça que se identifica com nossa raiz brasileira.
A África é matiz de nossos ancestrais, terra mãe, berço da civilização, epopeia quilombola que até hoje persiste na cultura de várias nações, presente na força da fé de várias religiões.
Ubuntu à metamorfose africana.
E essa mística também está presente em outra nação culturalmente fortificada e identificada com a matiz africana, Moçambique é a terra que enaltece a lendária árvore mitológica "Baobá" e que cultua o poder das plantas na vida das pessoas, para a cura de males e bem estar.
Outras nações e outras etnias formam a África da alegria, negra, de magias e rituais e da sagrada devoção que transmite a alegria para um povo lutador.
Exemplo de luta e felicidade é a República de Camarões, um povo marcado pela alegria que se apaixonou pela bola e encantou o mundo com seus craques, verdadeiros leões de grande talento que fez a estrela amarela brilhar para o mundo.
A África tem suas nuances e sua natureza exuberante fascina os olhares, um continente gigante que engloba misturas de raças, credos e religiões, como a África Árabe que traz inúmeras nações que adotam o Islamismo como sua fé.
Muitos no mundo acabam por esquecer que essas nações fazem parte de uma África rica e repleta de cultura milenar.
Não é hora de dor, nem lamento, choro e rancor, essa África é alegre e rica em esperança.
E as inúmeras nações que sofrem com a pobreza e com a fome perecem nas intensas guerras, mas hoje em um canto de amor se unem pela paz e clamam por um mundo novo, sem guerra civil, sem fome e com esperança nas crianças para um novo por vir.
Assim como meu Brasil Africano, que hoje é só felicidade ao exaltar o povo que trouxe para nossa terra a alegria de viver e que nem mesmo com a dor do preconceito deixou a var desse “Brasil África” se calar!
E assim nesse cenário encantador mostramos de forma leve e colorida que a África é muito mais que tristeza e pobre; é sim um continente alegre por natureza.
|