BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
A.R.C. FLOR DE LIZ - CARNAVAL 2016
Enredo: Água Nossa de Cada Dia

O Grêmio Recreativo
Autor: não disponível

 

INTRODUÇÃO

A água é o item mais importante para a vida de todos os seres vivos de nosso planeta. Ela acompanha a formação e a evolução do planeta. É sobrevivência, lendas e mitos, exemplo de organização, mas também de preocupação. Por isso a Sociedade Recreativa Cultural Escola de Samba Flor de Liz, vem à passarela apresentar esta maravilhosa obra de nosso criador.

1º SETOR - A CRIAÇÃO

“A fonte da vida" não há frase mais significativa do que esta, a água é testemunha da evolução do mundo, se fez presente na natureza e na evolução das espécies. Diz a bíblia que ”Deus" o criador universal, criou Adão e Eva como imortais e os mesmos passaram a ser mortais ao comerem do fruto proibido, fruto este seguido de uma semente que para o seu crescimento teve o auxílio da "Água" dando início a humanidade. Já de acordo com a teoria da evolução natural, teria sido o embrião que originou os primitivos homens das cavernas, que por sua vez, se espalhariam pelo planeta. Com a multiplicação de seus pares outros surgiriam, como os indígenas de nossa ancestralidade americana.

2º SETOR – DEUSES E MITOS

Alguns cultos religiosos revelam entidades que relacionam proteção com elementos ligados a natureza, como Oxum, que reina sobre as correntes doces dos rios e que da água retira forças para realçar sua beleza. As lendas em torno de Oxum foram trazidas pelos africanos ao Brasil. Na estória dos griôs (contadores de estórias) da África, as lendas e mitos transformaram-se em religiosidade através de um pássaro azul cristalizado pelas águas do mar que ensinou também a arte de guerrear e caçar. Os europeus diziam que Deus Netuno e sua esposa Anfitrite da mitologia grega, governavam exércitos na profundezas do mar. A prosperidade do Reino de Netuno é considerada a maior parábola em prol da conservação das águas.

3º SETOR – LEGADOS DE UMA COLONIZAÇÃO

Os oceanos e suas riquezas infinitas sempre foram motivo de preocupação desde a era das grandes navegações, assim como a fauna e a flora no desenvolvimento da humanidade. No Brasil, com a colonização, os plantios eram cuidadosamente elaborados, eram vidas cuidando de vidas, pois elas falam, respiram e vivem iguais a nós. Era assim, a fonte de energia dos europeus. Mas com o grande crescimento do plantio surgem as grandes dificuldades, pois lá no longínquo das plantações não havia água e nem como desviar os rios, os chamados sertões. Então como plantar e como beber? Teriam que fazer chover, e muito, para a água dar vida a vegetação e garantir a sobrevivência de todos em geral. Enquanto os oprimidos africanos apostavam em suas crenças, fazendo rituais aos sons de tambores e pedindo aos deuses que mandassem chuva, muitos traziam jarros d'água na cabeça e os serviçais com braços fortes deslocavam vasilhas transbordando com o líquido precioso.

4º SETOR - DA GANÂNCIA DO HOMEM, O DINHEIRO E A FALTA DE ÁGUA

O homem com sua ganância e ambição, enxerga esta descoberta como grande fonte de renda para enriquecimento de alguns e a exploração do povo. A ganância não parou ao descobrirem que com técnicas e maquinarias poderiam levar a tão cobiçada água para qualquer ponto que desejassem. Mas nunca se deram conta que um dia, as mudanças climáticas poderiam provocar a escassez de água, como acontece na cidade de São Paulo. Será que copos e garrafas d´agua se transformarão em artigos de luxo ? Precisamos de soluções urgentes. Com as represas abaixo do nível ideal e com a utilização do volume morto, nosso futuro é incerto. Precisamos sim, da abertura de novos poços artesianos, que a nossa conta mensal não aumente, mesmo com a racionalização e que das torneiras jorrem água pura e não contaminadas pelo dinheiro de banqueiros e políticos inescrupulosos. Que a ÁGUA NOSSA DE CADA DIA seja uma prece no canto de nossa escola FLOR DE LIZ.

MONTAGEM
COMISSÃO DE FRENTE: ÁGUA, FONTE DA VIDA
CARRO ABRE-ALAS: PARAÍSO
PRIMEIRA ALA: PRÉ-HISTÓRIA
SEGUNDA ALA: OS ÍNDIOS
TERCEIRA ALA: A PESCA
QUARTA ALA: OXUM (BAIANAS)
QUINTA ALA: A CAÇA
PRIMEIRO CASAL DE MS E PB: NETUNO E A NINF ANFITRITE
SEXTA ALA: O EXÉRCITO DAS PROFUNDEZAS
QUADRIPÉ: O REINO DE NETUNO
SÉTIMA ALA: ÁGUA SALGADA
OITAVA ALA: A FLORA E A FAUNA
SEGUNDO CASAL DE MS E PB: A FONTE DE ENERGIA DOS EUROPEUS
NONA ALA: OS AFRICANOS (BATERIA)
DÉCIMA ALA: OS SERVIÇAIS E AS VASILHAS COM ÁGUA
DÉCIMA PRIMEIRA ALA: A GANÂNCIA
DÉCIMA SEGUNDA ALA: OS CANALIZADORES DE ÁGUA
DÉCIMA TERCEIRA ALA: COPOS E GARRAFAS D´AGUA
SEGUNDO CARRO: PRECISAMOS DE SOLUÇÕES


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados