1º SETOR: PODER E AMBIÇÃO
Considerado um símbolo do poder, riqueza e ambição. A busca do precioso metal tem sido através dos tempos, de forma concreta ou simbólica, uma permanente obsessão do ser humano. Consta que sua utilização começou com as primeiras civilizações no Oriente Médio. É possível que tenha sido o primeiro metal utilizado pela humanidade. O mais antigo artefato em ouro foi encontrado no Egito.
A história dessa ambição começa na Grécia, no século V a.C., com o Rei Midas, diz a lenda que o rei enfeitiçado conseguia transformar em ouro tudo que tocasse.
Os Alquimistas chineses buscavam a Pedra Filosofal, que além de proporcionar a "Vida Eterna" teria também o poder de transmutar qualquer metal inferior em ouro.
Na Civilização Indiana o ouro é considerado sagrado, talvez uma das civilizações que mais respeitam e utilizam ouro, ele se faz presente em toda essa histórica cultura milenar.
A Pureza também é representada pelo ouro.
Reis e rainhas utilizavam ouro em suas coroas, joias e roupas para demonstrar seu luxo e poder.
No Brasil, a história começa com o ciclo do ouro em Minas Gerais. Um sonho que envolveu milhares de pessoas e favoreceu a primeira explosão da vida urbana brasileira. A arte brasileira começava a exprimir-se na obra de numerosos artistas que o ouro inicialmente atraiu. Esses homens fizeram explodir o barroco na terra mineira. A sua circulação em pepitas ou em pó passou a ser proibida, ele só poderia existir fora das minas fundido em forma de barra e com selo da Coroa Portuguesa.
Um dos meios utilizados para burlar a fiscalização era transportar em forma de pó escondido nos cabelos. Surgindo aí a história de Chico Rei, um escravo negro no Brasil, nobre na África de onde veio para trabalhar em minas de ouro, e que escondia o ouro entre os seus cabelos, que lavavam na pia batismal da igreja, com o acobertamento de religiosos, e conseguiu comprar a sua alforria e de todo seu povo.
2º SETOR: RIQUEZA, ADORAÇÃO E FÉ
Como representantes da riqueza espiritual, abundância, conquista, prosperidade e brilho próprio. Deste modo o ouro possui muito mais importância por concentrar nele a verdadeira prosperidade e sabedoria, a mais perfeita da natureza, uma relação entre o ouro e a imortalidade. A Rosa de Ouro é um ornamento precioso, feito de ouro puro, matizada ligeiramente com vermelho, criada por hábeis ourives, que são abençoadas todos os anos pelos papas, no quarto domingo da quaresma, chamado Domingo Lætare, e, depois, oferecidas como símbolo permanente de reverência, estima e afeição paterna a monarcas, personalidades ilustres, igrejas notáveis, governos e cidades que tenham demonstrado seu espírito de lealdade para com a Santa Sé. No Brasil apenas a Princesa Isabel, pela assinatura da Lei Áurea e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida receberam esta condecoração.
A coroa e o manto azul de Nossa Senhora forma presentes entregues pela Princesa Isabel como pagamento de promessa feita pela princesa do Brasil que não conseguia engravidar, em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado em ouro.
A aliança de casamento em ouro tem carrega o símbolo da eternidade, a troca das alianças simbolizam que aquela união será eterna, como eterno é o ouro.
Os Ciganos, com toda sua característica própria e muito peculiar, mas com suas riquezas, suas moedas de ouro, seus dentes de ouro, e toda a sua adoração por este metal. Nas religiões Afro-brasileiras é em Oxum que os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e, principalmente, vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro" ou “Mãe do Ouro”. Nas religiões afro-brasileiras é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Considerado o representante do Poder e do Valor, sua presença é garantia de ostentação e brilho. Igrejas ostentavam seu brilho em suas paredes, cruzes e imagens para demonstrar o valor e a grandiosidade do "Deus Cristão".
Montanhas são perfuradas e rios desviados para que o ouro seja encontrado.
Entre as décadas de 80 e 90 no Sul do Estado do Pará, surgiu o maior garimpo a céu aberto do mundo. A sua exploração em Serra Pelada foi conhecida como a "corrida do ouro moderna". A área chegou a ser ocupado por 30 mil garimpeiros em 1980. Com o declínio da produção em 1992 e o Governo não renovou o contrato de concessão, retornando assim a posse do terreno ao seu antigo dono (Vale).
3º SETOR: MITOS, LENDAS E CONTOS
Do folclore as lendas se fizeram, da Mãe do Ouro ao Eldorado, a cidade perdida.
A Cornucópia é um símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância. Na mitologia greco-romana era representada por um vaso em forma de chifre, com uma abundância de frutas, flores e ouro se espalhando dele.
É a verdadeira arte que o ser humano imortaliza em grandes contos infantis em busca de grandes fortunas, o mais famoso dos personagens que representam a ganância e avareza é Tio Patinhas preservando e defendendo toda a sua fortuna.
Quem nunca ouviu falar da galinha dos ovos de ouro?
Conta a história que um casal de fazendeiros que possuía uma galinha que sem falta colocava diariamente um ovo de ouro. Supondo haver uma fortuna dentro da galinha, a sacrificaram para ter todo o tesouro de uma vez, mas se decepcionaram ao perceber que por dentro a galinha era igual a todas as outras, perdendo assim o ganho diário que já tinham assegurado.
Um meio barato e fácil de enfraquecer os inimigos e por consequência encher os cofres do Reino, foi a utilização dos corsários, vários filmes mostram que não passavam de piratas com autorização governamental para pilhar navios de outras Nações. Muitas vezes os navios atacados não resistiam e iam ao fundo com todos os seus tesouros, fazendo assim dos oceanos o maior depósito de tesouro do Mundo.
O cinema imortalizou aquele maravilhoso filme de Charlier Chaplin, Em Busca do Ouro, com cenas marcantes para o cinema da época. A fantasia e a imaginação criaram a lenda de quem encontrasse o fim do belo arco-íris que se visse no céu também encontraria um pote farto do mais cobiçado metal pela Humanidade, mas teriam que ter cuidado, pois esse pote era guardado por seres místicos como os duendes.
4º SETOR: OSTENTAÇÃO E CONQUISTAS
A principal utilização pelo Homem foi ter seu valor empregado em padrões de moedas. A segunda maior utilização foi em joias. Todas as pedras e metais preciosos têm grande utilidade para joalheiros, mas com certeza é o objeto de maior desejo e utilização desses profissionais, graças a sua alta maleabilidade agregada ao seu alto valor. Ourives fizeram fama e fortuna com seu talento em manipular suas formas. Como por exemplo, o russo Peter Carl Fabergé, ao imortalizar suas joias em forma de ovos de Páscoa para os Czares. Hoje a moda é o Funk ostentação, onde centenas de MCs oriundos de comunidades carentes se destacam com suas músicas, mas criando trajes e acessórios muito próprias, correntes gigantescas pelo pescoço e pelos pulsos, relógios, brincos, tudo muito valioso, ostentam muita riqueza muito ouro, talvez pra fazer valer essa virada tão repentina em suas vidas. O ouro está presente na história das Copas do mundo, quem não se lembra do esquadrão de ouro da seleção canarinho da copa de 70, e vamos mais fundo ainda na história quem não se lembra que além de se tornarmos Campeões mundiais dessa copa realizada no México, nossa glória maior a tão famosa Taça Jules Rimet foi roubada aqui no Brasil e mais tarde derretida virando uma história sem solução até os dias de hoje.
Nas competições esportivas lá está ele novamente no peito dos campeões, ostentado por eles com orgulho em forma de medalha, um grande exemplo disso são as Olimpíadas que mobilizam o mundo inteiro e todas as modalidades esportivas em busca dessa vitória tão sonhada e recompensada por uma medalha de ouro.
Os melhores do cinema são premiados com o Oscar, uma estátua dourada; um cantor de sucesso ao atingir uma boa vendagem é premiado com um disco dourado. No esporte em geral os grandes vencedores são premiados com troféus, assim como premiações individuais no futebol como a tão famosa Bola de Ouro, para o melhor jogador do campeonato, ou chuteira de ouro dada para o artilheiro, enfim os Campeões de todas as modalidades da vida seja qual forem, são premiados com troféus de ouro, comprovando e ratificando sua excelência.
O Tatuapé, com muita humildade e respeito, segue em busca do sucesso e da vitória.
O ouro é o SUCESSO; O ouro é a VITÓRIA.
Roteiro da Escola
1º Setor: PODER E AMBIÇÃO
Egito ( aonde foi descoberto o ouro )
Grécia, Rei Midas
Alquimia
Antigas civilizações
Ciclo do Ouro
Chico Rei
_____________________________________________________________
2º Setor: RIQUEZA, ADORAÇÃO E FÉ
Ciganos
O casamento e as bodas de ouro
Oxum
Serra pelada
_____________________________________________________________
3º Setor: MITOS, LENDAS E CONTOS
Folclore
Piratas
Em busca do Ouro ( Chaplin )
Contos infantis ( Tio Patinhas - Galinhas dos ovos de ouro....)
_____________________________________________________________
4º SETOR: OSTENTAÇÃO E CONQUISTAS
Joias, funk ostentação
Esquadrão de ouro, copa de 70 ( taça Jules Rimet )
Medalhas ( Olimpíadas )
Sonho de ser Campeão
Vitórias ( disco de ouro, troféu Oscar, bola de ouro, palma de ouro, chuteira de ouro, medalhas de ouro....).
|