BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. DRAGÕES DE VILA ALPINA - CARNAVAL 2014
Enredo: Moro num país tropical, abençoado por Deus, embalado pelas canções de Jorge Ben Jor

Autor: Anderson Paulino

SINOPSE DO ENREDO              

Embalados pelo ritmo contagiante do Samba Rock, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dragões de Vila Alpina vem com força total para o carnaval de 2014 apresentando o Enredo “EU MORO NUM PAÍS TROPICAL ABENÇOADO POR DEUS E EMBALADO PELAS CANÇÕES DE JORGE BEN JOR”. Uma festa carnavalesca de ritmo e dança super dosada de inspiração para um desfile colorido e feliz diante das composições temáticas de um grande artista brasileiro gravado por muito e amado por todos.
Das suas interpretações de samba rock, sua Banda do Zé Pretinho formada por parceiros de longa data, Jorge Ben Jor que se  empenha em diversos temas, desde a beleza feminina, o amor, os temas esotéricos, a fé e a essência do povo brasileiro se identificando com seus gostos mais populares como o samba e o futebol, e por fim rendendo a uma africanidade herdada pela mãe, vem mostrar toda a sua simpática arte ao povo do samba da Vila Alpina.
Sem bula explicativa e sem contra-indicações, assim é a obra de Jorge Ben Jor. Ele se  interessou pela música quando a bossa nova ainda dominava o cenário artístico brasileiro e mundial. Como a maioria dos adolescentes daquele tempo, seu ídolo era João Gilberto, cuja a voz coloquial despertava admiração. Mas Jorge Menezes, conhecido no mundo como Jorge Bem e mais tarde por motivos de numerologias Jorge Ben Jor passou a infância ouvindo Luiz Gonzaga e Ataulfo Alves.
Ao longo de sua carreira como cantor Ben Jor também influenciou o sambalanço e foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes tanto das novas gerações brasileira, como Os Paralamas do Sucesso, Marisa Monte, Racionais Mc’s, Mundo livre S/A entre outros, mas também pelos artistas de sua época. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Elis Regina,entre tantos outros.
Jorge Duílio Lima Meneses nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de março de 1945 e se popularizou como Jorge Ben Jor. Artista conhecido como guitarrista, cantor e compositor popular brasileiro que levanta as festas e baladas com seus sucessos por mais de 40 anos de carreira. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles, rock and roll, samba, samba rock ( termo que gosta de usar), bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos.
A obra de Jorge Ben Jor tem uma importância singular para a música popular brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características de rock, soul, funk norte americanos. Além disso, trouxe influencias árabes e africanas oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.
Carioca de Madureira, devoto de São Jorge e criado no Rio Comprido, Jorge Ben queria ser jogador de futebol e chegou a incluir o time juvenil do Flamengo. Mas acabou seguindo o caminho da música, presente em sua vida desde criança. Ganhou seu primeiro pandeiro aos treze anos  de idade e, dois anos depois, já cantava no coral da igreja. Também participava como tocador de pandeiro em blocos de carnaval.
Aos dezoito anos ganhou um violão de sua mãe e começou a se apresentar em festas e boates, tocando bossa nova e rock and roll.
No início dos anos 60 apresentou-se no Beco das Garrafas, que se tornou um dos redutos da bossa nova. Em 1963, ele subiu no palco e cantou “MAS QUE NADA” – que já tinha gravado como vocalista do conjunto do organista Zé Maria, para uma pequena platéia, que incluía um executivo da gravadora Philips. Dois meses depois, era lançado o primeiro compacto de Jorge Ben, que incluía “Por Causa de Você Menina”.No mesmo ano lançou o disco “Samba Esquema Novo”, acompanhado pelo conjunto de samba jazz Meirelles e os Copa Cinco.Nessa época Ben Jor tornou-se unânime entre os críticos musicais da época, pois vinha com uma batida nova que agradava tanto os grupos da Jovem Guarda como os da Bossa Nova.
Mas que nada foi um dos sucessos que mais se abrilhantou internacionalmente, assim como Garota de Ipanema, tendo sido gravada por artistas como Ella Fitzgerald, Dizzy Gilespie, Al Jarreau, Herb Alpert, José Feliciano, Trini Lopez e Coldplay.
Em 1968, Jorge Ben Jor foi convidado para o programa Divino Maravilhoso que Caetano Veloso e Gilberto Gil faziam na Tupi. Participou também do fino da bossa com Elis Regina de da  Jovem Guarda de Roberto Carlos.Nesta época obteve grande sucesso com “Cadê Tereza?, Que Pena e Que Maravilha, sempre exaltando o amor e as mulheres. Na década de 70 venceria o festival da TV Globo com “Fio Maravilha” interpretado por Maria Alcina. “País Tropical” também teve grande sucesso na voz de Wilson Simonal.
Nosso desfile passeia livremente pelas composições de Jorge Bem Jor com entusiasmo e cores ilustrando os temas mais do que sugestivos de sua obra para as nossas fantasias.
                                          “Eu sou o sol                   
Sou eu quem brilho
Pra você, meu amor”
Compôs e gravou “Taj Mahal” a história de um príncipe apaixonado que ergue um dos maiores palácios do mundo na Índia que hoje se trata de uma das sete maravilhas do mundo moderno. Cantou também a temática negra quando gravou Zumbi, uma de suas mais belas canções.
Para o cinema fez “Chica da Silva”, a história da escrava na região de Minas Gerais que teria virado uma dama da Sociedade temida e invejada, uma verdadeira rainha negra da região de Diamantina. O sucesso do filme aliou-se ao sucesso da música de Jorge Ben Jor.
Entre temas exotéricos como os Alquimistas e Anjos e declarações para as mulheres, Tereza, Catarina, Gabriela, Maria Luiza, e até a Viúva que arrumou um namorado novo, Jorge Ben Jor embalou muitas festas e até hoje seu repertório é cantado nas mais animadas comemorações pelo Brasil. Foi gravado por Baby do Brasil na música “Todo dia era dia de Índio”, grande sucesso que sempre é lembrado principalmente nos dias 19 de abril.
            Sucessos que desenham a alegria em forma de fantasias, entre princesas e plebeus, com chuva ou sem chuva, esse anjo negro da música brasileira vai nos oferecer uma noite contagiante nesse País Tropical desfilando um carnaval de pura musicalidade embalada pelo som da nossa BATERIA BOLADONA.
             Portanto pegue seu parceiro ou parceira e vamos animar a festa do samba da comunidade Vila Alpina rumo à vitória. SALVE SIMPATIA, SALVE JORGE. 

MONTAGEM OFICIAL DO DESFILE

COMISSÃO DE FRENTE – BALANÇA PEMA - SAMBA ROCK
CARRO ABRE ALAS – DOMINGO 23 É DIA DE JORGE
01ª ALA – PAIXÃO PELO FUTEBOL
02ª ALA – A NOITE NO BECO DAS GARRAFAS 
1º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA –                     
03ª BATERIA – SÃO JORGE
04ª ALA – SALGUEIRENSE DE CORAÇÃO
05ª ALA – EU SOU O SOL     
06ª ALA – OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO
07ª ALA – TAJ MAHAL               
08ª ALA – QUANDO ZUMBI CHEGAR
09ª ALA DAS BAIANAS – CHICA DA SILVA
 TRIPÉ – MULHER BRASILEIRA
02º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA – Todo dia era dia de Indio
10ª ALA das Crianças – A PRINCESA E PLEBEU
11ª ALA – AVE ANJOS ANGELI  
12ª ALA – CHOVE CHUVA
2º CARRO ALEGÓRICO – MORO NUM PAÍS TROPICAL

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados