Caraguatatuba é do vocabulário tupi que,segundo Silveira Bueno,significa lugar de muitos caraguatás,ou seja,caraguatal,caraguatazal.Do tupi caraguatá:abundancia,grande quantidade,ajuntamento.Os indígenas tamoios que viviam no litoral norte assim denominado Caraguatatuba.Segundo o dicionário Silveira Bueno,caraguatá é planta(bromeliácea)espinhosa que produz cachos de frutos amarelos extremamente ácidos,também conhecida como pita abundante na região.
Os primeiros sinais de povoamento surgiram após 1534,quandoo rei Dom Joao III de Portugal dividiu o Brasil em 15 capitanias Hereditarias e as entregou em regime de hereditariedade a nobres,militares e navegadores ligados a corte.O objetivo do reino português era facilitara administração e acelerar a colonização das recém ocupadas terras brasileiras.
Mas Caraguatatuba surgiu apenas no século 17,por meio da concessão de Sesmarias-um instituto jurídico criado pelo império de Portugal para distribuição de terras a particulares para a produção de alimentos.Entre 1664 e 1665 na bacia do Rio Juqueriquere começaram a surgir sinais de povoamento,com a construção dos primeiros prédios,como a Igreja de Santo Antonio,padroeiro da cidade.
Mas o pequeno povoado foi assolado por diversos surtos,entre eles o mais mortífero ocorreu em 1693.A varíola , conhecida na época por “bexigas”,dizimou boa parte da população.Apos a grande mortalidade,o local passou a ser chamado de “vila que desertou”. O localficou deserto,apenas a igrejinha de invocação a Santo Antonio permaneceu em pe.No entanto,o vilarejo de Caraguatatuba voltou a ser povoado novamente.
A população ainda teve que superar um surto de malaria em 1884,e outro de gripe espanhola em 1918.
O ressurgimento e, posteriormente, o crescimento do ppovoado so apareceu com a chegada de famílias de estrangeiros,que se instalaram na Fazenda dos Ingleses.A propriedade se estabeleceu em 1927 e trouxe benefícios como o aumento da população,a formação de trabalhadores agrícolas,artistas,e artesãos,o surgimentodo comercio e o crescimento substancial da arrecadação municipal.Ainda assim a maior parte da população permanecia na zona rural em agrupamentos de pescadores distribuídos ao longo da faixa litorânea.
Já em 1938 Caraguatatuba da inicio as suas obras e construções.
A vocação turística somente se consolida a partir dos anos de 1940.E é tambema partir desse período que o município teve um crescimento significativo.
Os temporais que caíram em 1967,resultaram na maior catástrofe da historia da região.Era marco daquele ano quando escorregaram as encostas das montanhas,que cobriu boa parte da cidade com lama,arvores e pedras.Os destroços engoliram casas,ruas , estradas e praias,deixando mais de 3 mil habitantes desabrigados.
Mas Caraguatatuba fez de suas lagrimas o recomeço de um novo amanha.Hoje a estância Balnearia de Caraguatatuba é considerada uma das cidades mais belas do estado de São Paulo. A natureza local é exuberantee , se de um lado esta o Oceano Atlantico banhando lindas praias,do outro fica a Serra do Mar coberta pela rica e colorida mata atlântica.Dessa forma,sobram motivos para conhecer a região.Na década de 1950,foi criado oBloco Carnavalesco “ Casamento da Doroteia”,ou “Banho da Doroteia”,que envolveu moradores e visitantes ate a década de 1980.
A imigração também contou para a formaçaoda cidade,tais como os imigrantes europeus e japoneses.
E assim Caraguatatuba não parou mais,tendo como o seu turismo suas festas típicas um ponto forte para seu crescimento e desenvolvimento...
|