INTRODUÇÃO
Resumidamente apaixonante é a vida de Nelson Gonçalves, sem duvida um dos maiores nomes da música brasileira com trajetória de grande apelo popular campeão de vendas de discos, das grandes canções, dos grandes palcos, grandes duetos, dos amores, dos dramas pessoais e sua redenção marcam sua vida. A comunidade da escola de samba Tradição Albertinense com grande identificação com esta história apresenta: “A Volta do Boêmio”.
DESENVOLVIMENTO
Ainda menino Nelson Gonçalves levado pelo pai um português, boêmio e malandro que se fingindo de cego tocava violino, enquanto o menino empoleirado em um caixote cantava em troca de uns trocados em praças e feiras na região do Brás na década de 20.
Ao som do violino de seu pai, parecia ser tocado pelo dom da música que aos poucos o envolvia fazendo-o decidir estudar canto com um maestro, que o ajudou a superar a gagueira, fator que lhe rendeu o apelido de metralha pelo seu jeito de falar “cuspindo" as palavras feito uma metralhadora.
Ainda adolescente descobriu um outro talento, se torna boxeador sendo campeão paulista aos 17 anos, mas a música era sua grande paixão tenta sem sucesso várias vezes até ganhar um concurso de calouros em uma rádio com a canção ‘Chora Cavaquinho’.
Foi contratado pela rádio, mas por conta da recessão causada pela guerra é demitido fazendo com que trabalhe como garçom no bar do irmão. O trabalho na vida noturna o apresenta uma grande “escola”, do jardim do romantismo até os dramas pessoais que seria a marca da sua carreira como cantor.
Em nova tentativa, parte para o Rio de Janeiro e consegue o emprego de crooner do Cassino do Copacabana Palace Hotel, conquistando cada vez mais espaço consegue contrato com uma grande gravadora, com parceria de grandes compositores flerta até com o tango de Gardel um dos seus ídolos, fazendo alcançar grande sucesso e se tornar um grande intérprete e mais um dos grandes nomes do rádio.
Mas os problemas propensos aos famosos os atingiram também, com as más companhias o vício o prejudica até o ponto de ficar detido por um período na casa de detenção apanhado em posse de drogas.
Contudo, um grande amor surge em sua vida dando força em busca da recuperação de sua vida e carreira, consolidando novamente o sucesso de vendas de discos.
Retomado o respeito do seu público e crítica, considerado o rei do rádio brasileiro, foi premiado por sua gravadora pelo tempo de casa que apenas um dos seus colegas de gravadora foi agraciado, nada mais nada menos que Elvis Presley. O tempo passa e assim surgem novas mídias, os programas de televisão, os grandes espetáculos e duetos inesquecíveis embaladas pelo carro chefe, a canção ‘A Volta do Boêmio’ marca maior da sua trajetória.
E a comunidade da Vila Albertina com muito orgulho ‘de quem ela gosta até as paredes confessa’ sem mistério nenhum homenageia e agradece. Obrigada Nelson!
|