BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. SÓ VOU SE VOCÊ FOR - CARNAVAL 2012
Enredo: No caminho da luz a energia nos conduz

O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

Conforme dizem os livros, a eletricidade foi descoberta por um filosofo grego Tales de Mileto, que ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas, e fragmento de madeiras começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Estava sendo criada a primeira eletrificação por atrito. Daí para frente, experiências e mais experiências, foram testadas e comprovadas. Pois foi através do atrito de uma lasca de arvore a uma pedra que os antigos homens das cavernas conseguiram provocar fagulhas de fogo. Saindo dessa forma do drama da escuridão em que viviam, apavorados que ficavam sempre durante as noites com os raios que riscavam o céu. Porque sem sombra de dúvidas o fogo é muito importante para nós. Ele é uma fonte de energia. O fogo nos dá luz para enxergarmos na escuridão. Sem o fogo, não viveríamos da forma que vivemos. Tudo que é fonte de energia tem mistério e magia.
 
O fogo também é usado para produzir eletricidade, conforme é feito nas usinas termoelétricas. Sendo dessa forma, que a energia chega a nossas casas para produzir luz e calor. Da mesma forma que existe na terra, no céu também existe fogo. O Sol é uma fornalha gigantesca. Durante as tempestades com trovoadas, o céu e iluminado pelos riscos dos raios. O Raio é uma faísca elétrica que cai das nuvens para a terra. Ao raiar do dia o Sol nos envia luz. A luz ilumina as coisas. A luz que vem das coisas iluminadas chega até nossos olhos.  A luz que emana do sol parece branca. Mas, a luz do sol que parece branca, tem sete cores. São as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. São as sete cores do arco-íris o espectro do céu. Como podemos comprovar a natureza é tão iluminada quanto a mente dos inventores da eletricidade.
 
A luz é fonte de prosperidade. Até a natureza nos premia com animais que tem luz própria. Como é o caso do vagalume, que é um inseto que brilha no escuro. Existem também plantas e pedras que tem luz. E uma luz chamada fosforescência. Entretanto, foi a tão iluminada mente dos inventores da eletricidade que fez com que o mundo de hoje desde seus primórdios. pudessem reviver através das mais variadas formas de iluminação, épocas românticas, históricas, e até mesmo conquistas espaciais, através da clara claridade dessa luz nos fascina. Das épocas românticas não podemos esquecer dos antigos lampiões, tão bem lembrados no refrão da música:
 
Lampião de gás, lampião de gás
Quanta saudade você me traz.
 
Dos saraus e das serestas iluminadas a luz de velas, ao som do plangente violino, e da voz romântica de sensíveis poetas, declamando suas poesias. Do que a história tem nos legado como fontes de energia aplicada, não podemos esquecer da Roda D’água e do Moinho de Vento, os quais impulsionados pela ação do vento e da água, ajudaram a construir as riquezas das plantações de nosso solo. Como também, foi um Moinho de Vento, que impulsionou os sonhos e devaneios de Don Quixote o celebre e sonhador cavaleiro do escritor Cervantes. Mas, não só na terra firme a energia e a eletricidade são soberanas. Nas conquistas Espaciais, as naves espaciais, muitas delas usam eletricidade. As "asas" das naves usam a luz do sol para produzir eletricidade. Entretanto como comprova a história outra fonte de energia vinda da força do vento, se faz presente: é a Energia Eólica. É a energia obtida pelo movimento do vento que incide sobre as hélices, movimentando um gerador de eletricidade. Eis portanto, os mais variados tipos de energia elétrica. É a eletricidade tão imprescindível para nossa sobrevivência. Quando a noite escurece, todo acende as luzes da casa. São luzes de vários tipos: Lustres. Arandelas, Lâmpadas de mesa, e muitas outras. Todas elas funcionam a eletricidade. A eletricidade faz as lâmpadas brilharem.

São elas que iluminam nossas ruas, nossas praças, nossas indústrias, nossos hospitais, e que dão força para impulsionar nossos meios de comunicação e nossos transportes.
 
Mas o ponto inicial de toda essa tecnologia, surgiu de uma experiência de Benjamin Franklin, quando descobriu que o raio era uma forma de eletricidade. Ele soltou uma pipa num fio, no qual prendeu uma chave grande. Eis que um raio atingiu a pipa. Foi quando Franklin tocou na chave e saiu uma faísca. Era eletricidade. Todavia, vindo dos céus não temos apenas raios, existe uma força maior e sobrenatural que nos ilumina. Aquela que é uma estrela de luz que nos ilumina e nos ensina o caminho. Razão por que, vamos todos juntos sob a proteção dos Anjos da Luz, ao caminho da luz, nessa energia firme e forte que só a Só Vou nos conduz.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados