“Feliz o homem que encontrou a sabedoria e alcançou o entendimento, porque a sabedoria vale mais do que a prata, e dá mais lucro que o ouro. Ela é mais valiosa que as pérolas e não existe objeto precioso que se iguale a ela”. Provérbios (3,13-15)
Certamente você já deparou com alguém que descobriu algo ou enxergou primeiro que você, certo? Só que você, com o seu próprio entendimento, não conseguia distinguir o que era óbvio, por quê? Talvez porque não estava nítido ou estava nas entrelinhas. Algumas vezes, precisamos enxergar com os olhos da alma, ou seja, de dentro para fora, ter uma percepção mais aguçada, cultivar e ver; primeiramente, através da visão interior. Essa visão é chamada sabedoria.
Agir com sabedoria várias vezes, ou muitas vezes, ou sempre que for necessário. Essa é a busca! Quando me refiro à sabedoria, refiro-me também à bondade, desprendimento, honestidade, harmonia, caridade, pureza, fortaleza e ciência. A busca pela sabedoria é constante e suas conquistas são gradativamente facilitadas e o esforço menor, se no percurso o amor estiver presente.
Os tombos e tropeções existirão, mas serão motivos para repensarmos e refletirmos, pois quando nos reerguemos estaremos com vitalidade renovada, prontos para novas mudanças e lúcidos para novos conhecimentos em prol da sabedoria. Talvez muita gente se julgue capaz de definir com poucas palavras o significado dessa palavra tão importante em nosso mundo existencial. Entretanto, não deve ser confundida com inteligência, esperteza ou astúcia, pois tais atributos muitas vezes não significam necessariamente o crescimento, e também não tem relação com o conhecimento científico ou mais culto, porque se dedicou mais aos estudos.
Pode ser que uma pessoa idosa e vivida tenha mais sabedoria que alguém que tenha PHD numa área específica. Assim, a sabedoria tem o poder de enfrentar as dificuldades e superá-las sem traumas, em face de uma vida experimentada e enraizada no conhecimento empírico de tal forma que haja um entendimento subjetivo que possa dimensionar a necessidade de se enfrentar o problema. Ou melhor, há no íntimo da pessoa sábia uma absorção de conhecimento que lhe dá segurança para transpor facilmente as barreiras do cotidiano.
Desde o início das civilizações, o homem estuda maneiras de se relacionar melhor com o meio social. A sabedoria é de singular importância para a questão do tratar as pessoas e, por isso, o conceito geral é que o sábio é aquele que decide corretamente, sempre respeitando a moral e os costumes. Nos últimos tempos, agir com sabedoria é sinônimo de: respeitar o pensamento alheio, ser gentil para com as pessoas, ser humilde e tratar o outro como gostaria de ser tratado. Enfim, é, em definitivo, saber lidar com a vida e com suas adversidades, mantendo-se, assim, em equilíbrio. É prever uma situação através de seus próprios pressentimentos, somados as suas mais variadas experiências.
Todo esse conjunto de ideias, identificadas para com quem detém a sabedoria, tem contribuído beneficamente para a evolução moral do ser humano. Grandes conquistas efetuaram-se na segunda metade do século XIX e XX como o fim da escravidão, a liberdade da religião, a promulgação dos direitos humanos, a igualdade racial, sexual e etc. Todavia, é claro, sempre estamos à espera do melhor. Assim, pessoas sábias terão subido degraus e degraus de uma escadaria íngreme chamada sabedoria e fará a diferença ao contribuir para a evolução da humanidade.
DESENVOLVIMENTO
1º SETOR “É DIVINO E NÃO PROFANO”
Ao ecoar o som da sirene
A 3º Milênio vem perene
Mostrar que a Zona Sul
Mas especificamente o Grajaú
Sabe filosofar
Quando o assunto é sambar
Neste carnaval
Com um enredo sem igual
Que a todos contagia
E até mesmo influência
Sabedoria!
É o que o sábio detém
E sempre passa além
Seu símbolo maior como representação
Uma coruja de inspiração
Seguindo as escrituras
Principalmente as sagradas
Onde o sábio dos sábios sabia
Que sua vida daria
Em prol da humanidade
Para resgatar a felicidade
Temos logo de entrada
Um livro que agrada
Que nos apresenta cantando
O que devemos seguir pensando
No Espírito Santo
O 1º dom deste encanto
Quem está atento
Vê logo o talento
Como fazia perante a multidão
O grande rei Salomão
Até a rainha de Sabá foi com ele se encontrar
Para seus conhecimentos utilizar
Não poderia imaginar, que os anciões dos templos
Com aquele temperamento, também usufruíam dos seus ensinamentos
Sempre pregavam sobre a criação divina
Quem diria que em sete dias tudo surgiria.
2º SETOR “MITO-LÓGICO”
Na mitologia antiga, todos reverenciavam
Pode ser Palas, Atena na Grécia
A deusa da sabedoria
Ou Minerva em Roma
A deusa sabidona
Sarawasti também regimentava
Multidões na Índia que a respeitava
No Egito era Thot
Um deus com muitos dotes
Não importava qual a figura
Mas casar com a mãe já é loucura
Ao passar os séculos o que estava encoberto
Foi descoberto
Milênios de cultura e civilizações
Sem muitas explicações
3º SETOR “HISTÓRIA DA NOSSA HISTÓRIA”
E Confúcio com seus provérbios e declarações
Instituiu na China várias revoluções
Sócrates, Aristóteles e Platão
Criaram uma nova educação
Em Portugal uma outra dinastia havia
Era a Casa de Avis de onde tudo partia
Na Índia existiu um fenômeno de paz
Boa lembrança a todos traz
Todos temos um pouco
De poeta, gênio e louco
E quem não queria um reconhecimento
Ser agraciado com o Nobel de um descobrimento
Até os 3 macacos, sábio produzem
O que muitos humanos não reduzem
Ouvir, ver e falar o mal
Não é legal
4º SETOR “BRASIL, UM PAÍS SÁBIO”
O dono da terra já sabia
Que só o bem ele faria
Sem muito estudo, mas boa intuição
Grandes parteiras estão à disposição
Para curar o mal que a alguém acompanha
Benzedeiras auxiliar nessa campanha
Se somente reza não bastar
Algumas plantas podem curar
Faltando a sabedoria popular
A escola do amanhã formará
Futuras sábias e não aprendiz
Para o samba ser mais feliz
CONCLUSÃO
Diante do exposto, não há dúvida de que a sabedoria deve ser um elemento de composição na nossa vida cotidiana, tornando-nos pessoas de ponderação, de tal forma que passe por nossa conduta sempre uma dose de compreensão e de tolerância, para que não venhamos a encontrar do outro lado alguém que possa nos superar no requisito sabedoria.
A sabedoria é um ingrediente das doutrinas que pregam a bondade. Há dois tipos de sabedoria: a inferior é dada pelo quanto que a pessoa sabe, e a superior, dada pelo quanto ela tem consciência de que nada sabe. Tenha uma sabedoria superior e seja um eterno aprendiz na escola da vida. A sabedoria superior tolera; a inferior, julga; a superior, alivia; a inferior culpa; a superior, perdoa; a inferior, condena. “Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar”.
Há pessoas que desejam saber só por saber, isso é curiosidade; outras, para alcançarem a fama, isso é verdade; outras para enriquecerem com a sua ciência, isso é negócio apenas; outras, para serem edificadas, isso é prudência; outras para edificarem os outros, isso é caridade.
Em face de tais critérios de análise da sabedoria, verifico que o termo encontra um elo filosófico que é aplicado no mundo existencial de tal forma que a sabedoria se torna um adendo da bondade e da capacidade de superação para enfrentar as dificuldades, já que também tem relação com o amor. Quem ama, supera. Quem ama, enfrenta. Quem ama, conhece. Quem ama, sabe o caminho.
A verdadeira maneira de enganar-se é julgar-se mais sábio que o outro. No fundo, a sabedoria tem na sua essência um requisito de notória importância que é a humildade. Assim, nunca se viu falar nos retrospectos da vida dos mestres e pensadores que estes fossem arrogantes ou que se vangloriassem dos seus feitos e dos seus exemplos de vida. Ao contrário, são pessoas taciturnas, que vivem sem ostentação, em lugares simples, mas que refletem paz e segurança. Depois de tantas reflexões, que estão intimamente ligadas com nosso lado puro, temos absoluta consciência de que a sabedoria é algo que vem de Deus e serve como ingrediente para que possamos alcançar a plenitude aqui na Terra, semeando bons exemplos e tendo a proteção espiritual para que possamos ensinar o quão é bom ser honesto e amar o semelhante.
A hora é esta e o momento é agora, que o “ANHEMBI”, nesta noite, seja o palco de transformação do homem em comunhão com a vida, felicidade, harmonia, saúde, alegria, AMOR e, acima de tudo, SABEDORIA!
|