São Jorge Guerreiro, um Cavaleiro Templário, popular santo nascido no sec. III d.C. em Capadócia – região da Turquia, Fiel Seguidor de Cristo, pois sempre demonstrou sua fé inabalável ao Cristianismo, mesmo diante das torturas impostas pelo Imperador Diocleciano, pois renegava as ordens de adorar os ídolos do imperador, os quais chamavam de falsos Deuses.
Venceu terríveis batalhas, conquistando a adoração dos povos do Oriente, Europa e Ocidente.
Tornou-se Patrono de Portugal e Inglaterra, porém acabou sendo degolado pelo Imperador em 23 de abril de 303, data que perpetua nos dias de hoje a sua homenagem com os Festejos de São Jorge.
Em sua homenagem, Igrejas e Templos de Fé foram erguidos para que os fiéis pudessem contemplar sua fé nesse Santo Guerreiro.
Porém, devido à fé que possuía, “SÃO JORGE” foi um dos poucos Santos que fora Sincretizado a religião Espírita, onde nos terreiros os “OGÃS” tocam seus atabaques para que o poderoso “OGUM” Orixá de Guerra, do Fogo, do Ferro e da Paz, possa trazer a divina proteção a seus devotos.
Em muitas lendas e até mesmo em músicas e poesias, há relatos em que “SÃO JORGE” aparece na Lua quando a mesma se encontra na fase de cheia, denominando Lua de São Jorge.
Aqui no Brasil, “SÃO JORGE”, é protetor dos Bombeiros, considerados heróis combatentes do perigo e do fogo e também Padroeiro e Protetor o S.C.Corinthians Paulista.
Como demonstração de fé, seus devotos se utilizam de diversos artigos, sinônimos de proteção divina, porém as Fitinhas Abençoadas são insuperáveis artigos que seus fiéis carregam consigo como símbolo de Fé e Proteção.
Em suas vestes, “SÃO JORGE GUERREIRO”, possuía “armas e armaduras” para seus combates e defesas, denominada “Roupas e Armas de Jorge.
Sua poderosa Oração mostra realmente quem foi “JORGE” e o que podemos obter através da Fé que esse Guerreiro teve nos dias de sua existência na terra.
E assim, esse Santo Guerreiro, Divindade seja na religião católica ou na espírita, possui no mundo inteiro, uma imensa legião de devotos e muitos simpatizantes, que sempre o recorrem em busca de proteção e paz.
Nessa noite, o G.R.C.S.E.S. “ACADÊMICOS DE SÃO JORGE”, presta essa humilde homenagem e com muito respeito e devoção, traz a passarela do samba uma ORAÇÃO através de um canto para todos os seus devotos.
|