
INTRODUÇÃO
Algumas expressões tipicamente nordestinas
O nordestino não é distraído... é apombalado
O nordestino não brinca... ele manga
Nesse carnaval, o Amizade vai mostrar um pouco do povo nordestino "sertanejo", que chega em São Paulo com o sonho de uma vida melhor, porém, é obrigado a trabalhar em obras, no comércio informal e por vezes é objeto de algum tipo de brincadeira.
Assim, com o dito popular "Num manga deu doto!" (não zombe de mim Doutor) o Amizade traz o nordestino alegre e irreverente e que fez fortuna em São Paulo.
PRIMEIRO SETOR
Os temidos cangaceiros do bando de Lampião e Maria Bonita, quando acampados gostavam de um bom arrasta pé. Até nos dias de hoje o arrasta pé faz muito sucesso no Nordeste e em todo Brasil, ou seja, esse povo alegre e festeiro sempre frequenta os bailes de arrasta pé e também e festas típicas.
SEGUNDO SETOR
Quando chega em São Paulo cheio de vontade para trabalhar, o nordestino normalmente não tem muitas opções a não ser os serviços pesados. Uma ferramenta de trabalho que graças ao povo nordestino ficou famosa foi a britadeira que virou a "Lambreta de baiano".
No caso das mulheres nordestinas o trabalho também é pesado, pois elas têm que se sujeitar a trabalhar como empregadas domésticas ou diaristas, trabalho este que ficou famoso até em uma minissérie da televisão.
Já no mercado de trabalho informal, os nordestinos encontram o seu sustento trabalhando como camelôs, porém, por vezes se veem à margem da Lei e são obrigados a fugir do famoso rapa, formado por guardas municipais.
TERCEIRO SETOR
Com o passar dos anos o nordestino encontrou o caminho do trabalho formal, se tornando grandes empresários e até magnatas.
Com um gosto próprio de se vestir e com muito dinheiro, o nordestino fez fama na moda em todo o Brasil, utilizando roupas coloridas e extravagantes.
Do mesmo modo ficou famoso com o uso da tecnologia, criando uma moda típica e exclusiva de praia (sapato social, meia, sunga e o famoso celular).
Enfim, esse povo maravilhoso, feliz e irreverente jamais deve ser objeto de qualquer tipo de brincadeira de cunho pejorativo! Caso isso ocorra, certamente eles vão se manifestar dizendo: "Num maga deu doto!"
|