INTRODUÇÃO
Nossa imaginação é recheada de criaturas
delicadas e monstruosas.
Há superstições, manias e crendices. Elas
existem na cabeça de pessoas do mundo inteiro e passam de geração para
geração. Será que você acredita nelas? É o que veremos na avenida com a
Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio.
SUPERSTIÇÃO
A superstição é um sentimento religioso
baseada no temor ou na ignorância, que induz a admitir falsos deveres,
recear coisas fantásticas, etc. Crença em presságios tirados de fatos
apenas fortuitos. Apego exagerado e/ou infundado a algo. Como exemplos
vamos conhecer os fundamentos de algumas superstições bem conhecidas:
Para que seu dia seja repleto de
realizações, acredita-se que no primeiro momento ao se levantar da cama,
se coloque o Pé Direito no chão antes do esquerdo. A tradição manda
colocar uma ferradura no alto da porta, sempre com as pontas viradas
para cima. Na Grécia do século IV, a ferradura era considerada um
amuleto por ser feito de ferro, um metal que o povo acreditava proteger
contra os males. Sua forma lembrava a lua crescente, símbolo de
fertilidade e prosperidade; A raridade de um Trevo de Quatro Folhas é o
que o transformou num amuleto para os antigos druidas, que habitavam a
Inglaterra por volta do ano 200 a.C. Eles acreditavam que quem possuísse
um desses trevos poderia ver os demônios da floresta e ganhar de seus
poderes sinistros. Atualmente virou sinônimo de boa sorte; Evite passar
por debaixo de uma escada, para não atrair má sorte durante o decorrer
do seu dia. Quebrou um espelho? A superstição prega que serão sete anos
de má sorte. Ficar se admirando num espelho à luz de velas. Não permita
ainda que outra pessoa se olhe no mesmo tempo que você. O gato preto, na
Idade Média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em
animais. Por isso, a tradição diz que cruzar com um gato preto é má
sorte na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um
gato entra em casa é sinal de dinheiro chegando; Para que seu desejo
seja realizado não esqueça, ao ver a primeira estrela da noite faça um
desejo.
CRIATURAS ENCANTADAS
Se você não acredita pelo menos já ouviu
falar, Saci Pererê, o mais famoso personagem do folclore brasileiro tem
apenas a perna esquerda, usa uma carapuça vermelha e vive pitando um
cachimbo. Gosta de assustar quem passei pelas florestas com intenção de
destruí-las. Protege os seres humanos contra cobras e aranhas. Sua
brincadeira predileta é esconder-se dentro de um redemoinho ou fingir-se
de vaga-lume para espionar as pessoas. Faz travessuras também dentro das
casas. À noite, anda a cavalo até que este fique bem cansado. Só detesta
mesmo entrar na água. Já as fadas são pequeninas criaturas que não
gostam de ser vistas pelas pessoas, podem aparecer e desaparecer num
piscar de olhos. Mudam de forma quando sentem vontade.
Deixam sorte e felicidade por onde passam,
um aviso: jamais espie o banho das fadas na cachoeira. É um ritual
mágico e secreto. Quem desobedecer mergulhará no mundo da fantasia e não
conseguirá voltar para vida real: Os Duendes são personagens alegres e
bagunceiros que vivem em colônias debaixo da terra, amam festas, músicas
e danças. Escolhem crianças como companheiros. O Duende é um elemental
noturno, desaparecendo ao amanhecer. Gosta de despertar quem está
dormindo profundamente. A melhor maneira de acalmar um Duende é deixar
um copo de leite no criado-mudo para que ele possa tomar um golinho.
TÉCNICAS DE ADIVINHAÇÕES
São práticas que tentam descobrir o
futuro, o passado, o caráter, a personalidade, entre outras, de pessoas
ou situações de determinadas ocasiões que estarão para ocorrer, ou que
já ocorreram. Como exemplos a numerologia, cartomancia, búzios, tarôs,
etc.
SONHOS
Em tese, todas pessoas sonham, muito
embora nem todos recordem dos sonhos que tiveram. Embora pensamos o
contrário, mínima é a extensão de cada sonho e imensa é a variedade que
eles podem alcançar, como trágicos, cômicos, dramáticos, feios, sórdidos
e nobres. As interpretações dos sonhos possui muita credibilidade entre
as pessoas, resultando até no palpite de um jogo bastante conhecido, o
Jogo do Bicho, representados pelos seguintes animais: 01-Avestruz,
02-Águia, 03-Burro, 04-Borboleta, 05-Cachorro, 06-Cabra, 07-Carneiro,
08-Camelo, 09-Cobra, 10-Coelho, 11-Cavalo, 12-Elefante, 13-Galo,
14-Gato, 15-Jacaré, 16-Leão, 17-Macaco, 18-Porco, 19-Pavão, 20-Peru,
21-Touro, 22-Tigre, 23-Urso, 24-Veado e 25-Vaca
SIGNOS
Com a maior credibilidade entre todas as
crenaças, não podíamos esquecer de consultar o nosso horóscopo, fazendo
um passeio entre a faixa zodiacal; Considerando a data do seu
aniversário as doze constelações são: Áries (carneiro), Touro (touro),
Gêmeos (filhos gêmeos), Câncer (caranguejo), Leão (leão), Virgem (imagem
de Deméter), Libra (balança), Escorpião (escorpião), Sagitário (arqueiro
Quíron), Capricórnio (cabeça de cabra e rabo de peixe), Aquário (Hebe /
Guanimédes) e Peixes (peixe).
Obs: Vale lembrar, que esta sinopse foi
sintetizada, abordando apenas os fatos principais e mais conhecidos do
misticismo brasileiro.
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