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::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO - CARNAVAL 2002
Enredo: Acredite Se Quiser

O Grêmio Recreativo
Autor: Alexandre J. Almeida

 

INTRODUÇÃO

Nossa imaginação é recheada de criaturas delicadas e monstruosas.

Há superstições, manias e crendices. Elas existem na cabeça de pessoas do mundo inteiro e passam de geração para geração. Será que você acredita nelas? É o que veremos na avenida com a Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio.

SUPERSTIÇÃO

A superstição é um sentimento religioso baseada no temor ou na ignorância, que induz a admitir falsos deveres, recear coisas fantásticas, etc. Crença em presságios tirados de fatos apenas fortuitos. Apego exagerado e/ou infundado a algo. Como exemplos vamos conhecer os fundamentos de algumas superstições bem conhecidas:

Para que seu dia seja repleto de realizações, acredita-se que no primeiro momento ao se levantar da cama, se coloque o Pé Direito no chão antes do esquerdo. A tradição manda colocar uma ferradura no alto da porta, sempre com as pontas viradas para cima. Na Grécia do século IV, a ferradura era considerada um amuleto por ser feito de ferro, um metal que o povo acreditava proteger contra os males. Sua forma lembrava a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade; A raridade de um Trevo de Quatro Folhas é o que o transformou num amuleto para os antigos druidas, que habitavam a Inglaterra por volta do ano 200 a.C. Eles acreditavam que quem possuísse um desses trevos poderia ver os demônios da floresta e ganhar de seus poderes sinistros. Atualmente virou sinônimo de boa sorte; Evite passar por debaixo de uma escada, para não atrair má sorte durante o decorrer do seu dia. Quebrou um espelho? A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no mesmo tempo que você. O gato preto, na Idade Média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso, a tradição diz que cruzar com um gato preto é má sorte na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato entra em casa é sinal de dinheiro chegando; Para que seu desejo seja realizado não esqueça, ao ver a primeira estrela da noite faça um desejo.

CRIATURAS ENCANTADAS

Se você não acredita pelo menos já ouviu falar, Saci Pererê, o mais famoso personagem do folclore brasileiro tem apenas a perna esquerda, usa uma carapuça vermelha e vive pitando um cachimbo. Gosta de assustar quem passei pelas florestas com intenção de destruí-las. Protege os seres humanos contra cobras e aranhas. Sua brincadeira predileta é esconder-se dentro de um redemoinho ou fingir-se de vaga-lume para espionar as pessoas. Faz travessuras também dentro das casas. À noite, anda a cavalo até que este fique bem cansado. Só detesta mesmo entrar na água. Já as fadas são pequeninas criaturas que não gostam de ser vistas pelas pessoas, podem aparecer e desaparecer num piscar de olhos. Mudam de forma quando sentem vontade.

Deixam sorte e felicidade por onde passam, um aviso: jamais espie o banho das fadas na cachoeira. É um ritual mágico e secreto. Quem desobedecer mergulhará no mundo da fantasia e não conseguirá voltar para vida real: Os Duendes são personagens alegres e bagunceiros que vivem em colônias debaixo da terra, amam festas, músicas e danças. Escolhem crianças como companheiros. O Duende é um elemental noturno, desaparecendo ao amanhecer. Gosta de despertar quem está dormindo profundamente. A melhor maneira de acalmar um Duende é deixar um copo de leite no criado-mudo para que ele possa tomar um golinho.

TÉCNICAS DE ADIVINHAÇÕES

São práticas que tentam descobrir o futuro, o passado, o caráter, a personalidade, entre outras, de pessoas ou situações de determinadas ocasiões que estarão para ocorrer, ou que já ocorreram. Como exemplos a numerologia, cartomancia, búzios, tarôs, etc.

SONHOS

Em tese, todas pessoas sonham, muito embora nem todos recordem dos sonhos que tiveram. Embora pensamos o contrário, mínima é a extensão de cada sonho e imensa é a variedade que eles podem alcançar, como trágicos, cômicos, dramáticos, feios, sórdidos e nobres. As interpretações dos sonhos possui muita credibilidade entre as pessoas, resultando até no palpite de um jogo bastante conhecido, o Jogo do Bicho, representados pelos seguintes animais: 01-Avestruz, 02-Águia, 03-Burro, 04-Borboleta, 05-Cachorro, 06-Cabra, 07-Carneiro, 08-Camelo, 09-Cobra, 10-Coelho, 11-Cavalo, 12-Elefante, 13-Galo, 14-Gato, 15-Jacaré, 16-Leão, 17-Macaco, 18-Porco, 19-Pavão, 20-Peru, 21-Touro, 22-Tigre, 23-Urso, 24-Veado e 25-Vaca

SIGNOS

Com a maior credibilidade entre todas as crenaças, não podíamos esquecer de consultar o nosso horóscopo, fazendo um passeio entre a faixa zodiacal; Considerando a data do seu aniversário as doze constelações são: Áries (carneiro), Touro (touro), Gêmeos (filhos gêmeos), Câncer (caranguejo), Leão (leão), Virgem (imagem de Deméter), Libra (balança), Escorpião (escorpião), Sagitário (arqueiro Quíron), Capricórnio (cabeça de cabra e rabo de peixe), Aquário (Hebe / Guanimédes) e Peixes (peixe).

Obs: Vale lembrar, que esta sinopse foi sintetizada, abordando apenas os fatos principais e mais conhecidos do misticismo brasileiro.

 


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