BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.S.C.E.S. PÉROLA NEGRA - CARNAVAL 2001
Enredo: A Vida Pela Paz. Solidariedade

O Grêmio Recreativo
Autor: 

 

MAHATMA GANDHI - O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA

Líder de 250 milhões de hisdus, que sempre viram nele a encarnação viva de todos os ideais do povo e da dignidade nacional. Nenhum homem jamais logrou reunir ao redor de si um número tão grande de adeptos dispostos a darem a vida pelo guia. Consagrou a luta pacífica pela independência da Índia, seu país, inaugurando a "Campanha da Não Violência e Não Cooperação". O movimento espalhou-se rapidamente e Gandhi recebeu o título de Mahatma (Grande Alma), conseguindo a independência de sua pátria. Dedicou-se à pacificação religiosa dos povos hindus e muçulmanos, sendo meses depois assassinado quando se dirigia a um comício de oração. O falecimento de Gandhi foi mais que uma tragédia nacional. Para milhões de homens foi o passamento de um deus. Este homem que viveu dificuldades como guerras, acusações e sofrimento deixou mensagens e ensinamentos para serem analisados e refletidos por nós. "Seja como o sândalo que perfuma o machado que o fere".

MARTIN LUTHER KING - O REDENTOR NEGRO

Dr. Martin Luther King Jr., nascido nos Estado Unidos da América - terra de Tio Sam - Prêmio Nobel da Paz, principal expoente e líder da não violência, insigne batalhador pela causa da integração racial e dos direitos dos negros nos Estados Unidos, não se conformava com a discriminaçao racial que era imposta aos negros de seu país inclusive com o aval do Governo Norte Americano. Em sua peregrinação contra a discriminação racial dos negros, foi preso diversas vezes e teve sua residência destruída por ataques à bomba, felizmente não atingindo sua família. Luther King usando sempre da sua política de não violência proclamava: "Devemos responder ao ódio com amor". Luther King foi assassinado covardemente em 04 de abril de 1968; morreu levando para o túmulo seu Sonho Americano de uma sociedade justa e livre de preconceito e sem ver brancos e negros de mãos dadas. "Deus não criou raças, apenas criou vidas".

HERBERT JOSÉ DE SOUZA - BETINHO

Sociólogo, assumiu as mais radicais utopias de transforação social, faendo sua própria vida uma bandeira costurada de bandeiras universais. Sempre trabalhou no sentido da congregação e da união. Participou de movimentos estudantis, campanhas contra a fome e pela reforma agrária, a "luta" contra o regime militar latino americano. O exílio, a anistia conquistada e a contaminação pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue, colocaram sempre Betinho abrindo caminho contra diversas formas de medo e autoritarismo. Em 1992 assumiu uma das lideranças do Movimento dela Ética na Política, sendo um dos ícones da Campanha do Impeachment "Fora Collor". Betinho, das causas impossíveis, abraçou a Ação da Cidadania Contra a Miséria e a Fome Pela Vida, campanha que teve o apoio e total aprovação da sociedade com 96% de concordância dos brasileiros.

CHICO MENDES

Francisco Alves Mendes Filho, seringueiro desde criança dedicou praticamente a sua vida à defesa dos trabalhadores, povos da floresta e a preservação da Floresta Amazônica. Chico Mendes teve seu trabalho reconhecido internacionalmente, sendo várias vezes premiado, inclusive pela ONU, que o distinguiu como um dos mais importantes defensores da natureza no ano de 1987. Através de luta pela implantação das reservas extrativistas, Chico combinava a defesa da floresta com a reforma agrária reivindicada pelos seringueiros, contrariando grandes interesses, principalmente os dos latifundiários. Para acabar com a escravidão nos seringais lutou pelo trabalho livre e solidariamente organizado. Em dezembro de 1988 Chico foi assassinado.

IRMÃOS VILLAS BOAS - GUERREIROS SEM ESPADA

Os irmãos Villas Boas (Orlando, Cláudio, Leonardo e Álvaro), destacando-se Orlando e Cláudio, que se distinguiram como sertanistas e indigenistas em meados do século XX, agiram pela preservação da flora e da fauna brasileiras e em defesa dos valores culturais (alimentação, vestimentas, etc) dos índios, como meio de evitar sua marginalização e desaparecimento. "Durante o período de contato com os índios, tomamos consciência maior pelo seu valor. Nós percebemos que o índio não é aquilo que nossos antepassados diziam ser: gente sem lei, sem cultura, sem atitude perante a vida, uma sociedade sem valores. Não, os índios são humanos como nós, só que com uma história muito diferente, uma história que mostra como é grande o seu valor. Essa cultura não deve ser esquecida, desprezada, como algo que nós não entendemos como nosso mundo. Foi percebendo este valor que nós passamos a respeitar o índio como homem autêntico, muito mais inteligente que nós, descobriu que nós o víamos assim. E também passou a nos respeitar. Quando eu falo, falo em meu nome e em nome do meu irmão Orlando. Sabe, a selva nos ensinou a sentir o que o outro sofre, a assinar o que o outro fala. E principalmente nos ensinou a amar. Seria tão bom se todos os homens soubessem amar". - Cláudio Villas Boas.

JOHANN DALGAS FRISCH - O GUARDIÃO DOS PÁSSAROS

Dalgas Frisch, brasileiro, nasceu em São Paulo em 1930. Foi um dos fundadores da Associação de Preservação da Vida Selvagem e do Parque Nacional Indígena Tumucumaque. Junto com sua esposa Birte e seu filho Christian, trabalham incessantemente pela preservação da fauna e flor brasileira, principalmente no estudo das aves de nosso país. Deste trabalho incansável Dalgas conseguiu gravar o raro e lindo canto do Uirapuru. Se não for o maior, é com certeza nesta imensidão que é o Brasil, um dos maiores conhecedores de nossas aves. Dalgas tem uma vida voltada à preservação dos pássaros que de nosso país ou do mundo, e onde há alguma maldade contra estes animais ou qualquer outro, lá está Dalgas Frisch denunciando, defendendo estes seres que nós humanos tentamos extinguir sem motivo algum. "É necessário acabar com o verde estéril da cidade. Onde há comida, há pássaros", afirma Dalgas, sendo o seu principal trabalho o de conscientizar as pessoas da importância do plantio de árvores frutíferas: "Árvores para os pássaros".

FUNDAÇÃO COUSTEAU

A Fundação Cousteau é uma organização dedicada à melhoria da qualidade de vida para as atuais e futuras gerações. Criada em 1973 pelo Capitão Jacques Yves-Cousteau, a fundação tem hoje mais de 150.000 membros através do mundo. A Fundação acredita que somente um público informado e alertado (ciente) pode tomar as decisões necessárias para proteger e gerenciar os recursos naturais do mundo, principalmente do "Planeta Água". A equipe de Cousteau, por meio século, tem explorado o sistema aquático através do mundo quer nos mares ou rios, deixando tudo registrado em filmes ou em livros, tais como estudos sobre as águas do Haiti, Cuba, Austrália, Rio Amarelo, África do Sul e tantos outros, como a Bacia Amazônica onde o Capitão Cousteau estudou e mapeou nossa Bacia Amazônica ficando encantado com o Boto Cor de Rosa encontrado no Rio Amazonas.

GREENPEACE - VERDE GUERRILHA DA PAZ

A ética Greenpeace é da responsabilidade pessoal, da confrontação não violenta. De acordo com essa ética, uma pessoa que testemunha uma injustiça se torna responsável por ela. Ela precisa, então, decidir entre agir contra a injustiça ou deixá-la acontecer. Essa escolha é uma questão de consciência individual. A missão Greenpeace é apresentar essa escolha ao mundo, mostrando todas as injustiças contra o meio-ambiente. Acrescentando, a ética exige ação direta e não violenta da parte dos membros do Greenpeace, para colocar um fim às atividades ambientalmente insanas. A não violência é central para qualquer ação Greenpeace: "Devemos impedir um mal sem oferecer violência pessoal aos seus causadores, nossa maior força deve estar na vida em si e no compromisso de dirigir nossas vidas para proteger outras". Uma antiga profecia feita por uma índia Cree "Olhos de Fogo" previu o surgimento do mais combativo grupo ecológico e pacifista do mundo: o Greenpeace, cujas insígnias são a Pomba da Paz e o Arco Íris. Sua tônica é a desobediência civil, um conceito adotado por Gandhi, segundo o qual, quando nos defrontamos com leis injustas, temos o direito e o dever de desobedecê-las.

UNICEF

A UNICEF tem como princípio básico promover o bem-estar da criança e do adolescente, com base em sua necessidade, sem discriminação de raça, credo, nacionalidade, condição social ou opinião política. A UNICEF insiste em que a sobrevivência e proteção das crianças são imperativos universais para o desenvolvimento, indispensáveis ao progresso humano, a UNICEF é apolítica e sua cooperação é isenta de discriminação. Em todas as sua ações, é garantida prioridade às crianças menos favorecidas e aos países mais necessitados. Em 1992 Renato Aragão, o Didi Trapalhão, torna-se Embaixador da UNICEF e aceita assumir a função de um verdadeiro anjo da guarda das crianças de nosso páis. Uma vez por ano as Organizações Globo, a UNICEF juntamente com o Embaixador Renato Aragão promovem a campanha Criança Esperança que através da Rede Globo de Televisão e com a participação de muitos brasileiros, artistas e personalidades de todos os níveis sociais, intelectuais, etc., que anonimamente colaboram com importâncias em dinheiro para que a UNICEF possa desenvolver suas atividades no Brasil.

ANA NERI

Enfermeira voluntária do Brasil, nasceu em Cachoeiro do Paraguaçu, no Estado da Bahia. Quando da Guerra do Paraguai, seus filhos voluntariamente foram defender o Brasil na Guerra. A falta de recursos médicos e de enfermagem era sentida no Brasil inteiro e mais ainda nos campos de batalha, onde as necessidades eram imediatas. Com a permissão do Governador da Bahia passou a prestar serviços voluntários nos hospitais de sangue enquanto durasse a guerra. Em 1865 foi para o campo de batalha para assistir os feridos em Corrientes e Humaitá, instalou uma enfermaria em Assunção com seus próprios recursos, onde passou a atender os feridos de guerra de forma incansável. Ana Neri quando se apresentou como enfermeira voluntária enfrentou todas as dificuldades e preconceitos da época. Todavia ao voltar foi recebida com festas e flores, tornando-se conhecida e respeitada por todos. Pela sua dedicação e humanidade recebeu o título de "A Mãe dos Brasileiros".

CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL

Henry Dunant determinado a fundar uma sociedade que reunisse voluntários a prestar socorro a feridos de guerra e que se mantivesse relativamente neutra ao conflito, ou seja, deveria tratar igualmente os soldados de todos os exércitos envolvidos na guerra, assim surgiu a Cruz Vermelha Internacional escolhendo como símbolo para a organização uma cruz vermelha sobre o fundo branco. Nos países muçulmanos o símbolo da Organização é representado pela Meia Lua. Nos dias de hoje a Cruz Vermelha continua a sua ajuda desisteressada aos feridos de guerra e grandes catástrofes. A Cruz Vermelha é o símbolo mais conhecido do mundo e onde quer que esteja transmite paz, porque toda gente sabe que significa ajuda generosa e desinteressada.

COLABORADORES ANÔNIMOS

Para que as campanhas de solidariedade promovidas por ONGs, Sociedades, Organizações, Fundações e Instituições Filantrópicas tenham êxito e consigam ajudar o próximo, muitos de nós (pessoas como eu, como você) colaboram com importâncias em dinheiro e gêneros básicos no mundo inteiro. "Feliz, nosso Departamento Cultural constatou que em todos os continentes encontramos estes voluntários anônimos; por isto a homenagem justa a estes homens sem rosto".

BUDA

O pequeno príncipe Siddharta Sakya-Muni Gautama nasceu muito forte e iluminado e ao nascer caminhou sozinho para os braços de sua mãe Maha Maya e no contato com a terra nascia uma Flor de Lotus por onde o bebê pisasse. Gautama, filho de um rei, quando jovem foi cercado de todos cuidados e aprendizado. Com a ajuda de seu cocheiro, Gautama conheceu a realidade e o sofrimento de seu povo. Decepcionado e horrorizado, Gautama foi embora do palácio e para sempre abdicou de todo o conforto e riqueza, passou a viver como plebeu, um pedinte.  Anos depois recebeu a iluminação protegido por uma cobra naja quando caia uma tempestade, tornando-se assim Buda. Iluminado passou a pregar a sabedoria divina sem nunca se autoproclamar um enviado de Deus. Mostrava e pregava a seus discipulos que somente através da igualdade e pela paz de cada um e, principalmente de espírito, é que se encontra a verdadeira felicidade, e que todas as respostas que procuramos estão sempre dentro de cada um, e não com o próximo ou com ganância, guerra, ódio, destruição ou inveja. Através destes ensinamentos de Buda, sua filosofia de vida se espalhou pelo mundo proclamando a Paz Espiritual.

MÃE MENININHA DO GANTOIS

Escolástica Maria Conceição Nazaré, admirada e venerada pelo povo brasileiro e, principalmente pelo baiano. A cidade de Salvador - Terra dos Orixás - foi durante séculos o mais importante porto de ingresso da gente africana e, com ela, da cultura do outro lado do Atlântico, incorporou e conservou valores religiosos de imensa valia e importância, que tiveram em Mãe Menininha uma das mais altas expressões de sabedoria e bondade com seu semelhante. Através de sua religião, o Candomblé, sempre voltado para o bem Mãe Menininha sempre foi solidária com os menos afortunados, sempre os amparou em todos os sentidos quer com alimentação, carinho, conselhos ou com seus ensinamentos religiosos voltados para o bem e pela paz de espírito de seus semelhante e seguidores.

CHICO XAVIER - O HOMEM CORAÇÃO

Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo-MG em 22 de abril de 1910. Filho de um operário e de uma lavadeira, ficou órfão de mãe aos 5 anos de idade. Sem recursos, seu pai entregou alguns de seus 9 filhos para amigos e, Chico Xavier foi morar com a madrinha, mulher que o maltratava cruelmente. Nos seus momentos de angústia um anjo de Deus, que fora sua mãe na terra o assistia, quando desarvorado orava nos fundos do quintal: "Tenha paciência meu filho! Você precisa crescer mais forte para o trabalho e quem não sofre não aprende a lutar". A professora de Chico Xavier foi quem descobriu sua mediunidade psicográfica, pois em suas composições o menino sempre tirava o 1º lugar. Em maio de 1927 foi realizada a primeira sessão em São Leopoldo e, em junho de 1927 Chico fez sua primeira atuação do serviço mediúnico em público. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931. Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 340, são cedidos gratuitamente às editoras espíritas, ou a quaisquer entidades para fins beneficentes. "Os mansos herdarão a terra. Os mansos são os que estão em harmonia com as leis da natureza, que não as agridem. Em última instância, estão em harmonia com a lei do amor, que é o corolário de todas as leis naturais. Este é o homem do futuro".

O FILHO DO CRIADOR

Apesar de toda maldade do ser humano "... o Criador amou tanto o mundo que deu Seu único filho para que todo aquele que nele crer, não morra mas tenha vida eterna"..

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados