Introdução:
A busca incessante do homem por uma vida melhor e mais saudável sempre foi uma tônica em toda a história da humanidade. Esta força propulsora tem levado os seres à busca das mais variadas formas e fórmulas do bem viver, seja física, espiritual ou psicologicamente.
- Alguns buscam
fórmulas milagrosas de rejuvenescimento físico ou de
longevidade, achando ser este o caminho certo das
suas conquistas.
- Outros, cuja história nos conta, sonhavam com um
mergulho milagroso em águas energizadas, e buscaram
incansavelmente descobrir a "Fonte da Juventude".
- Na verdade, juventude é um estado de espírito e
está contida dentro de nós. Assim sendo não há
necessidade de tanta procura, se todas as fórmulas,
toda a energia está inserida em nós, não importando
a idade.
PODE-SE SER ENTÃO "ETERNAMENTE JOVEM"
Parte I - A juventude que a história procura
Ponce de Leon (Juan Ponce de León, nacido em 1460 em Santeñas de Campos, Valladolid, Espanha e falecido em 1521 em Cuba), navegador espanhol, acompanhou Colombo em sua segunda viagem para a América em 1493. Em 1508 foi nomeado governador de Porto Rico, tendo fundado em 1511 a cidade de San Juan de Porto Rico. Em 1513 partiu em busca da lendária ilha de BIMINI onde sonhava encontrar a "FONTE DA JUVENTUDE", não obtendo sucesso apesar de informação obtida junto aos nativos da existência da mesma.
Nossa COMISSÃO DE FRENTE representa Fidalgos Espanhóis, que a exemplo de Ponce de Leon, buscam incessantemente uma fonte física onde se banhariam e se tornariam eternamente jovens.
O CARRO ABRE-ALAS representa a partida da esquadra de Colombo em sua segunda viagem para a América.
Setor 1 - "A Viagem"
Este SETOR representa a partida e a viagem de Ponce de Leon em busca da Fonte da Juventude. Compõem este setor as seguintes alas:
- ALA JAMBETES E
ALIANÇA NEGRA: representando os nobres espanhóis na
despedida de Ponce de Leon;
- ALA MALEQUÊS: representando a fidalguia espanhola
comandada por De Leon;
- ALA ENCREMENTADOS: representando a viagem de De
Leon em busca da fonte.
Setor 2 - "A procura da fonte"
Como Ponce de León só conhecia as fontes clássicas européias, sonha com a sua fonte à imagem destas.
O CARRO 2 - "A Fonte -
o sonho de Ponce de Leon" representa a Fonte da
Juventude, tal como sonhou de Leon. Neste setor
temos:
- ALA DAS BAIANAS numa concepção das tradicionais
fontes existentes à época transportadas para a
região do novo mundo. São as tradicionais baianas do
CAMISA, banhando-se na Fonte da Juventude.
Setor 3 - "A chegada à Flórida"
Em suas incursões, De Leon acaba descobrindo a Flórida, hoje um dos pontos do mundo onde os habitantes atingem maior tempo de vida. Apesar da decepção, não desistiu da procura e contam alguns, ter Ponce de Leon chegado até a região amazônica pelo Peru. O fato é que nunca encontrou a tão sonhada fonte, ficando apenas o exemplo de ideal e de busca de se tornar mais jovem para viver melhor.
Neste setor temos o CARRO 3 - "A Flórida ontem e hoje"
Compondo este setor as alas:
- ALA TRANSA NEGRA e
ALA NOSSA GENTE, representando as comunidades
nativas da Flórida quando da chegada da expedição de
Ponce de Leon à região.
Parte II - Fórmulas e Formas de Juventude
Hoje o homem já dispõe de várias maneiras de recuperar a juventude. Poderíamos descrever várias delas, mas abordaremos aqui, apenas alguns exemplos do homem cultuar essa vaidade.
Setor 4 - "Alquimia e Medicina"
Os químicos, através dos alquimistas, tentavam descobrir a Pedra Filosofal, que chamavam de "SPIRITUS MUNDI" (Espírito do Mundo), que seria o remédio para todas as doenças e, associada ao "Elixir de Longa Vida" seria a chave para a vida eterna.
A medicina, através das cirurgias plásticas, consegue verdadeiros milagres antes apenas na face, hoje em todo o corpo, tornando peles flácidas e enrugadas em verdadeiros bumbuns de bebês.
Neste setor vem o CARRO 4 - "Alquimia e Medicina"
Compondo este setor as alas:
- ALA DOS BOÊMIOS:
representando a química;
- ALA AFRO-MARAVILHA: representando as cirurgias
plásticas.
Ainda neste setor, a BATERIA, representando os
alquimistas.
Setor 5 - "Cosmetologia"
A cosmetologia, num legado dos alquimistas, cria fórmulas e produtos que, se acreditamos na mídia, nos fazem voltar ao útero materno.
Neste setor temos o CARRO 5 - "Maquiagens, o rejuvenescimento exterior".
Compondo este setor as alas:
- ALA VAI QUEM QUER:
representando o Espelho, o maior símbolo da vaidade;
- ALA DA COMUNIDADE: representando os cosméticos.
Setor 6 - "O Rejuvenescimento através das águas"
Todas as formas alternativas de rejuvenescimento são válidas. Hoje até as águas são procuradas, talvez para provar que a história é cíclica. Podemos até filosofar relacionando os dias atuais com aqueles em que viveu Ponce de Leon. Antes ele buscou uma fonte que nem mesmo tinha certeza existir. Hoje nós procuramos as águas sulfurosas, minerais, termais, que nem mesmo sabemos se causam efeito.
Neste setor temos o CARRO 6 - "As águas milagrosas", representando todas as águas que procuramos para nos sentir melhor.
Compondo este setor temos:
- ALA TUBA: representando o fascínio das águas.
Setor 7 - "O culto ao físico"
Os desportistas e fisiculturistas, através destas artes sentem-se rejuvenescidos, embora tenham uma preocupação muito maior pelo físico.
O CARRO 7 - "Corpore Sano" representa a busca do ser humano pelo rejuvenescimento e bem estar físico. É o dito "mente sã em corpo são". Neste setor temos as alas:
- ALA DAS CRIANÇAS:
representando os esportes;
- ALA DOS BOLEIROS: representando os
fisiculturistas.
Setor 8 - "O rejuvenescimento mental"
Sabemos que o bem estar mental é tão importante como o bem estar físico.
Às vezes o belo nos faz mais jovens, e o fato de estarmos convivendo com o jovem e belo nos faz sentir também mais jovem e belo.
Neste setor temos o CARRO 8 - "Clube das mulheres, máscaras da vida", mostrando que a sedução da mente é capaz de nos tornar mais jovens. Neste setor temos ainda a ala:
- ALA MARAVILHA NEGRA: representando a Juventude Interior. PARTE III - CARNAVAL "FONTE DE JUVENTUDE"
Setor 9 - Camisa Verde, "A Eterna Fonte da Juventude"
Temos visto ultimamente verdadeiros tratados sobre beleza física e rejuvenescimentos milagrosos, lançados como tremendamente eficazes e consertadores da velhice que nos abate. Não tenham dúvidas que uma fachada jovial e elegante ajuda a "levantar o astral", mas com o passar do tempo, vamos chegando à conclusão que só a parte exterior não basta para nos fazer felizes. É importante que tenhamos em mente que o homem se compõe de várias partes, sendo a física somente uma delas. Nós somos corpo, mente, e essência, que alguns chamam de espírito. A integração dessas partes harmoniza o ser humano, fazendo-o através do equilíbrio, alcançar seus objetivos.
Somos como diz a escritura sagrada, a imagem e semelhança do Criador, fruto do pensamento Deste. Não estamos na condição de perfeitos mas, quem sabe algum dia façamos por merecer todas as dádivas que Ele nos deu com tanto amor e carinho.
Somos um universo em miniatura. Temos em nós a essência de tudo o que existe, visível e invisível no cosmos e em cada planeta. Os homens puderam realizar as obras mais lindas que alguém jamais viu, sentiu ou ouviu. Então, porque não acreditar e por em prática esta força de juventude contida em nós, deixando de lado as preocupações com o exterior, pois como já dissemos, juventude é um estado de espírito. A Fonte, a Química, a Medicina Estática, são apenas veículos materiais. Se você não retirar a força de seu interior, nada acontece.
É por isso que o CAMISA VERDE está aqui, para mais uma vez provar que a força que move a escola é a força interior de cada componente seu, que vêem em sua escola um elixir de longa vida, cuja receita prescreve uma dosagem anual, tomada em Fevereiro, no carnaval, passando para o público a mensagem de que se você acreditar em sua essência, será capaz de ser Eternamente Jovem.
Este setor é ilustrado pelas alas:
- ALA BAMBAS:
representando o banho de trevos;
- ALA OBA-OBA: representando o Camisa Verde, a
Eterna Fonte da Juventude.
Fechando o desfile o CARRO 9 - "Camisa Verde, a
Eterna Fonte da Juventude.