Ecologia e Natureza
Ecologia é o estudo das relações existentes entre os seres vivos, o meio ambiente e tudo que nos cerca como: animais, plantas, clima, solo, etc... É o estudo das comunidades e a natureza. O termo vem do grego Oikos (casa) e Logos (estudo).
Em 1935 foi criada a palavra ecossistema, para descrever uma série de fenômenos que se sucedem entre as comunidades e os seres que integram o ambiente. Na terra existem milhões de ecossistemas como: prados, lagos, grandes florestas... A própria terra é um imenso ecossistema. E este é ilimitável. Podemos percebê-lo através de diversas formas como: um lago ou uma enorme cadeia de montanhas. E de que modo ela surgiu? "
No princípio criou Deus os céus e a terra. A Terra porém, era sem forma e vazia, pois havia trevas por sobre a face do abismo. E o espírito de Deus se movia sobre as águas.
Então disse Deus: - Haja luz. E houve luz, a qual fez a separação entre a luz e as trevas. No segundo dia fez Deus a separação entre as águas e criou os céus. No terceiro dia criou Deus a terra e os mares. E disse: - Produza a Terra erva verde e árvores frutíferas que dêem fruto, segundo a sua espécie e que contenham a sua semente em si mesmas. No quarto dia, criou Deus o Sol, a Lua e as estrelas, colocando-as na expansão dos céus para iluminar a Terra. No quinto dia disse: Produzem as águas abundantemente os grandes peixes e todos os animais de alma vivente que nadem nas águas, todas as aves conforme a sua espécie que voem na expansão dos céus. E os abençoou dizendo: - Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas do mar; e as aves se multipliquem na Terra. No sexto dia criou Deus: gado, répteis, e bestas feras da terra e todo animal de alma vivente conforme a sua espécie. E Deus criou o homem à sua imagem e crou-os Adão e Eva. E viu que tudo era bom."
Encontramos vários elementos que entre outras utilidades embelezam o nosso ambiente. Desde a pequena violeta oas girassóis, dos morangos silvestres e melancias rasteiras aos altaneiros coqueiros. Dos trevos e heras aos frondosos jatobás, mognos ou a beleza dos ipês e jacarandás do campo. Da beleza de um copo-de-leite, da formosura de uma orquídea aos altaneiros pinheiros e palmeiras imperiais.
E a fauna? Mãe natureza multiplicando-os cada um na sua espécie, os fez geniais; da frágil libélula e colossal sucuri. Da verde perereca ao pesado elefante. Da alva garça ao urso com sua brancura sem igual, do gato ao tigre, da lagartixa ao jacaré, tamanduás, antas, onças, zebras, leões, patos, marrecos, cisnes, pavões, águias, gaviões e numerosas espécies animais.
Mundo aquático
E Deus separou as águas dos rios, dos lagos, dos mares. Surgindo as águas espelhadas das lagoas, as grandes cachoeiras e cascatas. Rios como Amazonas com peixes desde o Miguelinho ao pesado Pirarucu.....
Nos mares encontramos camarões, siris, caranguejos, sardinhas, as grandes tartarugas, tubarões, baleias e uma infinidade de espécies marinhas. O mundo aquático dos recifes, corais, algas, pérolas, monstros marinhos, das águas vivas, medusas... Das ondas verdes cortinas d'água com franjas de espuma branca. Mundo incrível, colorido que nos fala de sereias, iaras, mães d'água e Iemanjá.
Minerais
Como se tudo não bastasse, além dessas belezas, temos os minerais: o ouro, a prata, o cobre, o ferro, a platina, etc...
E as belas pedras preciosas, do suntuoso diamante à turmalina de diversas cores, a água-marinha verde-azulada ou azul, a esmeralda tão verde, o topázio amarelo, castanho e azul, as safiras azuis e os rubis vermelhos. Todas pedras preciosas que são minérios transformados pelo homem, para serem usados como ornamentos. As quais o homem criou belíssimo anéis, colares, braceletes, coroas e jóias das mais variadas formas. O valor dessas pedras ou gemas dependem de sua beleza, cintilação, durabilidade e raridade.
E o homem?
Ao homem foi dada toda a criação para cuidar dela, para usá-la para seu próprio bem. Pois agora a humanidade no seu afazer sobre a terra, ameaça a própria vida terrestre.
Através de ecologia podemos encontrar uma maneira de viver com a natureza sem destruir o ambiente, nossa fonte de vida. O grande perigo surgiu com a poluição, envenenamento do ambiente por excessos de detritos e gases maléficos. A humanidade polui seu ambiente há muito tempo e de diversas formas. Isso não pode continuar. E para prevenir esse mal resolvemos cantar a natureza, sua forma, sua fauna e flora, suas belezas marítimas, enfim tudo o que Deus nos deu.
Preservemos nosso habitat, a fim de que nosso planeta, a velha, boa e amiga Terra, não se torne em tempo previsível, inabitável. É o nosso lema, nossa bandeira é o verso do grande poeta Garcia Lorca em Romancero Gitano, "Verde que te quero verde". Verde que representa a esperança, verde que representa as nossas matas e florestas, o verde da esmeralda e do mar.
Verde cor da esperança que lembra a juventude, que lembra a vida que significa um futuro promissor. Portanto cantemos para todos ouvirem: VERDE QUE TE QUERO VERDE.
Resumo do enredo- Verde que te quero verde
(Ecologia)
A terra é um imenso ecossistema. A ecologia mostra como o homem põe em perigo a si mesmo e a toda a Natureza. Esta surgiu com a criação de Deus. Deus criou a luz, as águas, a terra, os animais viventes, dos peixes às aves e os animais terrestres. Da criação escolhemos para representá-la a Fauna e a Flora, o Mundo Aquático, os Minerais e o Homem. A este foi dada a natureza para cuidar dela, mas a humanidade a está ameaçando com a poluição e destruição.
Então, a ecologia nos permite através de seu estudo saber como cuidar dos seres vivos e do ambiente; como viver sem destruir nossa fonte de vida. A destruição não pode continuar.
Cantemos, pois a natureza, a Fauna e a Flora, as belezas da Terra. Nosso lema é o verso do grande poeta Garcia Lorca. "Verde que te quero verde". Verde que representa a esperança, verde que representa as nossas matas e florestas, o verde da esmeralda e do mar.
Verde que lembra a juventude, que lembra vida, que significa um futuro promissor. Portanto, cantemos para todos ouvirem: Verde Que Te Quero Verde.