HISTÓRICO
Vindos da África distante, no período de
escravidão, milhares de negros de várias etnias aqui foram fixados como
escravos.
Apesar da violência da escravidão, os
negros mantiveram suas culturas, suas crenças e valores religiosos, e
tudo fizeram para preservá-los.
Os negros Bantos de caráter festeiro, logo
se apropriam do calendário católico e com os Iorubás, Haussas, Malês e
outros, buscaram através do sincretismo cultural novas formas para suas
tradições e festejavam pelas ruas de Salvador os santos dos brancos com
os Orixás dos negros.
E foi em Salvador, no ano de 1854 que
nasceu Hilária Batista de Almeida, que ficou famosa na cidade do Rio de
Janeiro pela sua grande contribuição aos rumos e desenvolvimento do
samba, ou melhor, da música popular brasileira.
ENREDO
Assiata, Siata, Aciata, Ciata. Várias
formas de grafar o nome e uma só mulher. Quituteira, doceira, partideira,
festeira. Esta era Ciata de Oxum, feita no Santo, de Oxum, Orixá que
expressa a própria essência da mulher, patrona da sensualidade. Assim
era Sinhá Ciata, que mostrava o ritmo do corpo aos requebros, no
miudinho, no samba de roda, e que cantando respondia o refrão mantendo o
samba vivo.
É em sua casa que nasce o Rancho Rosa
Branca e o Bloco O Macaco é Outro, bloco que nasce para brincar, fazer
galhofa.
"Já surgiu meu macaquinho
Coitadinho
Quem nos dará razão
Que macacão"
Cheia de prestígio, de crescente sabedoria
religiosa, Ialorixá festejada, em sua casa primeiro no Valongo e depois
na Praça 11 convivia o religioso e o profano, com o samba na sala e o
candomblé no terreiro, e se transformou pela boca dos negros, na Capital
da Pequena África. Por sua respeitabilidade ajudada pelo marido
funcionário público o que era respeitado na época, o espaço de sua casa
era garantido; -sem a costumeira "batida da polícia", que proibia a
manifestação dos negros - como local de afirmação do negro e onde se
desenrolava atividades coletivas de organização, onde a vida dedicada ao
trabalho não perdia a grandeza da alegria. Bem humorada atendia a todos
que a ela ocorriam, e a quituteira Rainha mantinha as panelas sempre
fumegantes para alimentar os corpos e avivar as almas no processo
criador. Mas não bastava por isso ela levava seu tabuleiro de cocadas e
outros doces para a Rua Sete de Setembro, Rua da Carioca, para que todos
tivessem o privilégio de provar seus predicados.
As danças de cucumbis e os afoxés dos
terreiros de candomblés ressurgiam em novas versões pelas mãos e
criatividade dela e dos que a cercavam.
"O Peru me disse
Se o morcego visse
Eu fazer tolice
Que eu então saísse
Dessa esquisitice
De disse que não disse"
Era o primeiro samba gravado, a fazer
sucesso, "Pelo Telefone" composto na casa de Sinhá Ciata, lá estavam
Pixinguinha, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Donga, que nas rodas
de samba aprendiam as tradições musicais e buscavam novas formas que
transformou no samba, na música popular brasileira.
Com o respeito à liderança negra da época,
com o Jovino o "Lalau de Ouro", os Ranchos em desfile passavam em sua
porta prestando homenagem a Bamba Ciata, que como um rainha os saudava.
Lá na sua África particular se reforçava os valores do grupo,
reafirmando o passado cultural e a vitalidade criadora. A religião e a
música era o pólo catalisador da vida, do trabalho, do lazer, da
solidariedade e da consciência. Era a recriação da África na pequena
África particular criada por Sinhá Ciata.
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