O Grêmio Recreativo Cultural Social Educacional Escola de Samba Filhos da Santa é uma entidade sólida fundada por moradores e frequentadores do bairro de santa Cecília, em uma das mais tradicionais rodas de samba da cidade de São Paulo, que ocorre todas as sextas feiras no largo de santa Cecília.
Iniciaram a trajetória no ano de 2009, quando foi fundado através votação popular entre os moradores e frequentadores da roda de samba da comunidade de Santa Cecília o “Bloco Carnavalesco Filhos da Santa”. Este teve apenas o objetivo inicial de festejar o carnaval de rua de maneira tradicional, para que todos do bairro pudessem se divertir.
Com o passar do tempo, além dos desfiles temáticos nas ruas dos bairros, foram surgindo novas demandas que sensibilizaram a direção do bloco que passou a promover festas beneficentes, aulas esportivas, músicas e de outros aspectos culturais gratuitamente em sua quadra.
No ano de 2020, suspenderam temporariamente as ações acima citadas, devido ao momento crítico em que se estabeleceu advindo da covid-19 e focaram suas ações que pudessem auxiliar diretamente as famílias carentes do bairro, que foram gravemente impactadas pelos efeitos colaterais da pandemia.
Através do auxílio de amigos que se sensibilizaram com o projeto, conseguiram arrecadar e doar mais de duas toneladas de cestas básicas, além de caixas de leite, ovos e cobertores, que foram destinadas às famílias cadastradas em seu projeto, além de idosos e moradores em situação de rua, que estiveram em sua sede pedindo doações.
No decorrer do mesmo ano, a comunidade apresentou à direção da entidade o desejo de transformar o então Bloco em Escola de Samba e a direção entendeu que seria o momento de darem o próximo passo em sua jornada. Em 14 de novembro de 2020 funda-se a Escolas de Samba que foi aprovada por unanimidade pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) para disputar o carnaval pelo Grupo de Acesso de Bairros III (equivalente à 7ª divisão do Carnaval Paulistano).
No ano de 2022 em seu primeiro desfile homenageamos um baluarte do samba paulistano com o enredo “Osvaldinho da cuíca: uma estrela no samba!” que contou a vida e a trajetória do mestre Osvaldinho da cuíca.
Ostentando em seu pavilhão as cores, azul, branco e dourado com o símbolo de um surdo sobre ramos de louros, coroado e envolto por dezesseis estrelas simbolizando o samba da comunidade sendo exaltado e coroado por títulos.
|