::.. CARNAVAL 1996 - G.R.C.S.B.T.C.D. PAVILHÃO 9................................
FICHA TÉCNICA
Data:  18/02/1996
Ordem de entrada:  3
Enredo:  Manda o Nove que a Bola é Boa
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  BLOCOS - Espera
Classificação:  6º
Pontuação Total:  106,0
Nº de Componentes:  600
Nº de Alegorias :  2,
Nº de Alas :  10
Presidente:  Ari de Carvalho Batista
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  David Fonseca e Kulica
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Não Possui
Porta-bandeira:  Mariane
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: KULICA/ SOBRINHO/ MILTON DO CAVACO

 

HOJE É FESTA É FOLIA

O JOGO VAI COMEÇAR

SOU PAVILHÃO

A AVENIDA É O MEU SALÃO

 

PEGUEM AS CARTELAS

O PRÊMIO É UM CARRO

É UMA TELEVISÃO

SEU CANTADOR, CANTA LOGO A BOLA

NÃO COMO BOLA, NESTE JOGO DE EMOÇÃO

 

GIRA, GIRA O GLOBO

DEIXA A BOLA CAIR

ESTOU LIGADO LÁ NO ANHEMBI

 

NA MINHA CARTELA

TEM O NOVE E TEM O CORINGA

NA ESSÊNCIA DE JOGAR “BINGO”

EU VOU JOGANDO ATÉ O DIA CLAREAR

EU NÃO POSSO VACILAR

 

EU NÃO POSSO VACILAR

ESTOU DE OLHO NO PLACAR

NÃO VOU MARCAR BOBEIRA

NA MINHA SORTE VOU ACREDITAR

 

MANDA O NOVE QUE A BOLA É BOA

SE EU ACERTAR SOZINHO

EU VOU SORRIR À TOA.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Sebastião Valdir de Abreu

 

Com grande satisfação pelo trabalho realizado por toda uma comunidade, o Bloco Pavilhão Nove, vem novamente à passarela do samba, com toda humildade e a garra corintiana, levar á todos nesses poucos minutos de desfile, a brincar, sorrir e adentrar no mundo da fantasia, esquecendo os problemas cotidianos.

E com muito humor, alegria e vibração que o Bloco Pavilhão Nove vem apresentar na avenida um jogo que é muito popular desde tempos remotos, o "Bingo".

O bingo no passado, era realizado principalmente em reuniões beneficentes, sendo que a premiação poderia ser em dinheiro, com o valor definido conforme a arrecadação, que geralmente era de 40% para o ganhador e 60% para a entidade organizadora ou com a premiação em mercadorias pré-estabelecidas, como televisores, vídeos, entre outros.

O funcionamento, constitui-se de um globo raiado e rotativo, que pode ser de vários tamanhos, onde são colocadas as bolas que são numeradas de 01 à 75 e no qual tem um tipo de alçapão, onde só pode cair uma bola de cada vez.

As cartelas são numeradas e com destaque para o número ou série do torneio para melhor controle das "rodadas". Cada cartela possui 24 dezenas de combinações diversas. Para melhor acompanhamento por parte dos jogadores, as cartelas são numeradas de acordo com as letras da palavra BINGO como segue: letra "B" do nº 01 à 15, letra "I" do nº 16 à 30, letra "N" do nº 31 à 45, letra "G" do nº 46 à 60 e letra "O" do nº 61 à 75. Todas as cartelas tem no centro um "coringa".

Para auxiliar os jogadores na marcação das cartelas, geralmente é colocado uma lousa ou placar, onde são transcritos os números sorteados, para que o jogador não deixe de anotar um número sorteado "comer bola" ou "comer barriga".

O sorteio é realizado girando o globo e sorteando uma bola de cada vez e onde o "cantador" com o auxílio de um microfone, anuncia as bolas sorteadas para a marcação dos jogadores, sendo que o sorteio pode ser realizado pela "cinquina", onde o jogador deve acertar apenas 05 (cinco) dezenas, que pode ser na vertical, horizontal ou diagonal e ou com o auxílio do "coringa" o jogador necessita acertar apenas 04 (quatro) dezenas. Geralmente quando a premiação é de valor elevado não é utilizado a "cinquina" devendo o jogador acertar as 25 (vinte e cinco) dezenas, a chamada "cartela cheia".

O cantador pode tornar o sorteio mais divertido, utilizando de expressões como "começou o jogo" para a bola de nº 01, "pingo no pé, nove é" para a bola de n 09, "camisa do rei" para a bola de nº 10, "idade de Cristo" para a bola de nº 33, entre outras.

Atualmente, devido à assinatura da Lei Zico, existem muitas casas de bingo, que são exploradas por particulares com a condição dos mesmos de aliar-se à uma entidade ligada ao esporte e repassar para a mesma uma porcentagem da arrecadação. Esses estabelecimentos são geralmente muito sofisticados e com premiações em valores elevados e com sorteios de motos e carros "0 km" nacionais e importados e onde contam com a tecnologia, utilizando computadores, que agilizam na apuração das cartelas vencedoras, placar eletrônicos e outras inovações.

Mas a essência do jogo do bingo não muda, tornando-se nos dias de hoje um jogo utilizado por todas as classes sociais, nos estabelecimentos mais simples aos mais sofisticados.

Boa sorte e vamos gritar "Bingo".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.S.B.T.C.D. PAVILHÃO 9
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados