::.. CARNAVAL 1996 - G.R.C.E.S. UNIÃO INDEP. VILA PRUDENTE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  18/02/1996
Ordem de entrada:  7
Enredo:  Raízes - Origens Africanas
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  3
Classificação:  3º
Pontuação Total:  186,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

MALUNGOS

COMPOSITORES: XIXA/ ZÉ CARLOS/ PEZÃO

 

DE ORIGEM AFRICANA

NEGRO É RAIZ, É TRADIÇÃO

É ORGULHO DESSA TERRA

É O TEMA DA NOSSA UNIÃO

 

SOU NEGRO, SOU ARTE

SOU ESTANDARTE DO CARNAVAL

SOU BALUARTE DA CULTURA NACIONAL

SOU NEGRO SIM UMA SEMENTE QUE SE FEZ RAIZ

É O NEGRO QUE HOJE NOS FAZ FELIZ

 

CAMBIDAS, GEGES E ANGOLA

DO CONGO DA GUINÉ

ÉS A HERANÇA DESSA TERRA

NEGRO É ARTE, É FORÇA, É FÉ

 

NO TERREIRO A BATUCADA

PRETA VÉIA BENZEDEIRA

É BONITO O SEU GINGADO

Ô NEGRA FACEIRA

TINHA FESTAS NO QUILOMBO

AO SOM MARACAS E GANZÁ

QUILOMBOLAS FESTEJANDO

ATÉ O DIA CLAREAR

 

KALUNGA É KALUNGAR

ORIRA E ORIRAR.

 

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

Durante quatro séculos a América colonial e independente recebeu cerca de vinte milhões de negros, destes aproximadamente três milhões e seiscentos mil vieram para o Brasil. A nossa produção os exigiam que fossem para as grandes propriedades onde se produziam açúcar, fumo, algodão e café ou para as grandes fazendas de gado.

Da África, os negros trouxeram seus costumes, religiões, trajes, técnicas e idiomas. Quer dizer, os africanos possuíam uma cultura que, através dos escravos, foi transmitido para o Brasil. Por este motivo é que encontramos tantas influências africanas em diversas regiões brasileiras e mesmo algumas contribuições que se estenderam a todo o país. Tal é o caso do samba, dança de origem Congo-Angolano e que se transformou em um rito nacional.

Como os escravos provinham de regiões diversas também diferentes eram as suas culturas. Os povos de cultura sudanesa eram os mais adiantados, principalmente os do grupo Iorubá. É o caso dos povos que vieram da Nigéria, do Daomé e de Gana. Estes negros falavam nagô, língua que deixou numerosas palavras no português que falamos no Brasil. Também influenciaram na culinária, especialmente na cozinha baiana, como o vatapá, o caruru, acarajé e do azeite de dendê, leite de coco, pimenta malagueta. Como os escravos iorubanos já conheciam o emprego dos metais, sua contribuição foi muito importante na atividade mineradora. Outra influência muito importante e bastante espalhado no Brasil, são os cultos religiosos como candomblé e umbanda os quais notadamente nas camadas mais humildes da população, resultam da mistura de crenças africanas e cristãs, os escravos procuravam confundir os orixás com os Santos das Igreja Católica, o sincretismo afro-brasileiro.

A festa bastante popular, em que se distribuem doces às crianças no dia de São Cosme e Damião tem origem africana. O costume veio da confusão entre Santos da Igreja Católica e os orixás chamados "Ibejis" que protegem as crianças.

Foi por influência africana que vários termos vieram enriquecer a nossa língua como acarajé, moleque, macambúzio, canjica, cafuné, careca, caçula, quilombo, jiló, quitanda, marimbondo, marimba, mocambo, molambo, etc.

Outro grupo muito importante foi o Banto, eles trouxeram ritmos, samba e batuque, os instrumentos musicais, atabaque, cuíca e o agogô, esporte da capoeira e a dança de São Gonçalo e Moçambique.

São os negros brasileiros (crioulos) portanto, os grandes responsáveis por estas tradições e costumes de origem africana que passaram a fazer parte da cultura brasileira.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. UNIÃO INDEP. VILA PRUDENTE
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados