::.. CARNAVAL 2002 - G.R.C.E.S. ESTAÇÃO INVERNADA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  11/02/2002
Ordem de entrada:  1
Enredo:  Estação Invernada ao Vivo e a Cores
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  Acesso 2
Classificação:  9º
Pontuação Total:  280,0
Nº de Componentes:  900
Nº de Alegorias :  4
Nº de Alas :  11
Presidente:  Armando Silva Júnior
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Baltazar
Intérprete:  Pê, Carlinhos, Rodrigo e Pipoca
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Roservan
Porta-bandeira:  Débora
SAMBA-DE-ENREDO

ESTAÇÃO INVERNADA
COMPOSITOR: RODRIGO INSPIRAÇÃO

 

ARCO-ÍRIS 

ONDE TUDO DESPERTOU

ERA A GRANDE "FESTA DA UVA"

PRIMEIRA IMAGEM QUE A NAÇÃO SE ENCANTOU

"O BEM AMADO", FOI TAMBÉM QUEM INTEGROU

ESPORTE, CULINÁRIA, ESPERANÇA, POESIA E A FÉ

TORNARAM O PAÍS MULTICOR

 

DESENHO NA TELA, TROUXE A VIDA

VERDADEIRA AQUARELA NA AVENIDA

A BATERIA CONTAGIA O CORAÇÃO

BALANÇA O POVO, VIBRA, É PURA EMOÇÃO

 

MUDOU

O COMPORTAMENTO SOCIAL

O BRILHO DA TV 

FEZ SUCESSO EM TERRITÓRIO NACIONAL

REGULAMENTANDO A EXIBIÇÃO COMERCIAL

ERA UM DIVINO SONHO VISUAL

EIS QUE ENTÃO SURGIU

UM LINDO COLORIDO QUE JAMAIS SE VIU

DANDO PASSO À EVOLUÇÃO DO DIA-A-DIA

ETERNOS CONCURSOS DE FANTASIA

 

AO VIVO E A CORES, EU VOU

SOU INVERNADA, SOU AMOR

VOU COLORIR O CARNAVAL

VOU SACUDIR O ANHEMBI COM MUITO ASTRAL.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

PROPOSTA

Vamos comemorar três décadas de cores em nossas telas. A televisão colorida marcou momentos profundos na vida do brasileiro durante esses anos. Da Festa da Uva ao nosso Carnaval, o povo vê o mundo como ele é, na sua plenitude e festeja com a Estação Invernada numa explosão alegre e colorida.

ARCO-ÍRIS - FOI ASSIM QUE COMEÇOU

31 de março de 1972. Há 30 anos atrás um arco-íris despontava no interior das casas dos brasileiros. Os aparelhos de televisão despertavam para um novo tempo. A TV a cores era realidade e o início da nova era da televisão no Brasil, e a "Festa da Uva", na cidade gaúcha de Caxias do Sul, foram as primeiras imagens coloridas: rainhas e princesas da festa, carroças enfeitadas com parreiras, uvas e vinho... muito vinho! Era lançada a pedra fundamental de uma grande revolução social no país: a integração TV e brasileiro seria total. A novela "O Bem Amado", onde o prefeito Odorico Paraguaçu insistia na construção de um cemitério superfaturado - ano de 1973 - foi a primeira novela transmitida a cores. O jornalismo ficou mais realístico: repórteres de todas as emissoras procuravam os melhores focos, como um pano de fundo para suas reportagens, e com o aumento gradativo da venda de aparelhos, o Ministério da Cultura idealizou projetos para cursos de nível médio com transmissão em TV. O "Telecurso 2º Grau", por exemplo, foi um sucesso. As telas coloridas também presenciaram a figura do Presidente Médice, em cadeia nacional, anunciando de Brasília que a inflação fazia parte da balança comercial (1973). Se a balança balançou ou não balançou... o brasileiro continuava e continua com esperanças de bons dias.

NA TELA: A MULHER GANHA ESPAÇO - E DÁ-LHE FILMES, FÉ, HUMOR E ESPORTES

Leila Diniz, lançou o legado da mulher moderna nos inícios dos anos 70, assim, elas aproveitaram e ganharam espaço na TV com dinâmicos e diferentes programas de culinária, moda e discussões sobre assuntos sociais. A TV colorida avançava no tempo. Filmes como o "E o Vento Levou" foram colorizados com apuradas técnicas de computação gráfica, e as cores que víamos nos cinemas estavam mais perto, mais vivas. Nos anos 80, os programas religiosos apresentados apenas nas emissoras de rádio, ganhavam os aparelhos de TV, e os programas humorísticos multiplicavam como a "Praça da Alegria", um ícone até hoje nas telinhas. As Olimpíadas de Munique (Alemanha) também deram o chute inicial para este mundo colorido, pois todos puderam ver a camisa amarela da "seleção canarinho" mostrando um show de bola.

NA TELA: DESENHOS, UM SHOW DE VIDA, E OS... COMERCIAIS!

Cores para os adultos, e porquê não para as crianças?

Programas infantis como o "Sítio do Pica Pau Amarelo" e desenhos animados são verdadeiras aquarelas nas mãos de artistas, quando as manhã e tardes são mais animadas com muito mais vida para a criançada! E por falar em vida, o "Show da Vida" ou "Fantástico", começava a ser transmitido em 1973, um programa que ajudou a mudar o comportamento social dos brasileiros, abrindo espaço a uma grande variedade de informações.

O Ministério da Comunicação (1972) regulamentava a exibição de comerciais de 03 minutos a cada 15 minutos de programação. As emissoras começavam a investir mais, com a ajuda maciça dos patrocinadores.

UMA HOMENAGEM ÀS EMISSORAS

A Rede Globo de Televisão foi fundada no Rio de Janeiro, em 1965, pelo jornalista Roberto Marinho, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), administrada pelo empresário e apresentador Sílvio Santos que adquire o canal 11 do Rio de Janeiro em 1976, em 1967 surgem as primeiras imagens da Rede Bandeirantes de Televisão, operando em São Paulo. A família Machado de Carvalho funda a Rede Record, que entra no ar em 1953. A Central Nacional de Televisão (CNT), chamava-se TV Tropical até o ano de 1993, quando passou a ter à denominação atual. Em 1999, a concessão da Rede Manchete foi adquirida pela Rede Vida. A TV Cultura foi ao ar em 1969 com o controle da Fundação Padre Anchieta. Hoje centenas de outras emissoras, via cabo ou satélite colorem ainda mais a vida do brasileiro, dando a oportunidade de opções de lazer, informação e entretenimento.

NA TELA: ESTAÇÃO INVERNADA: AO VIVO E A CORES!

Sem dúvida, um dos eventos que mais se beneficiaram do advento das cores na TV foi o carnaval. Essa folia colorida já consagrava as escolas de samba cariocas e paulistas desde 1973, além dos eternos concursos de fantasias e animados bailes de salão. O G.R.C.E.S. Estação Invernada faz parte deste show, sendo honradamente transmitido junto com suas co-irmãs nesta segunda feira de carnaval. Um carnaval alegre e diferente, onde nossa comunidade vai sacudir o Anhembi, mostrando a televisão em forma de samba: Ao Vivo e a cores...

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. ESTAÇÃO INVERNADA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados