::.. CARNAVAL 1999 - G.R.C.E.S. TRADIÇÃO DA ZONA LESTE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  4
Enredo:  Parabéns Trabalhador (Trabalho - Tradição da Humanidade)
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  Especial de Bairros
Classificação:  10º
Pontuação Total:  181,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: BIRO DA TRADIÇÃO/ CARECA/ CALÓFA

 

LINDA TÃO LINDA

TODA CHEIA DE ESPLENDOR

A TRADIÇÃO NA AVENIDA

CANTA PARABÉNS TRABALHADOR

 

QUANDO O NOSSO CRIADOR

FEZ O MUNDO EM SETE DIAS

O TRABALHO COMEÇOU

VIERAM GRANDES CIVILIZAÇÕES

INVENÇÕES E PROFISSÕES

E TUDO SE MULTIPLICOU

 

COM AMOR E GALHARDIA - DEDICAÇÃO

NA LUTA DO DIA A DIA - DURA MISSÃO

NA CIDADE, NO CAMPO E NO SERTÃO

LÁ VAI O HOMEM

EM BUSCA DE GANHAR O PÃO

 

E ASSIM A VIDA SEGUE EM FRENTE

COM O TRABALHO DESSA GENTE

PODE SE VER A EVOLUÇÃO

SÃO OPERÁRIOS OTIMISTAS

OU MILHARES DE ARTISTAS

CONSTRUINDO A ILUSÃO

 

O HOMEM NO ESPAÇO

VAI MOSTRANDO SUA ARTE

PROGRESSO E MODERNIDADE

SE ESPALHOU POR TODA PARTE.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: José Aparecido Silva (Biro)

 

A G.R.C.E.S. Tradição da Zona Leste com suas cores azul, branco e preto, traz para o carnaval o tema enredo "Parabéns Trabalhador" (Trabalho - Tradição da Humanidade). A Escola homenageará o povo trabalhador que, desde os primórdios da humanidade através de muita, amor e dedicação buscam no campo de trabalho a sua própria sobrevivência. Este povo que derramando o suor do corpo para ganhar o pão de cada dia, por conseqüência do próprio trabalho acabam construindo grandes nações e com isto ajudam a multiplicar o mundo cada vez mais.

ENREDO

Podemos dizer que o primeiro grande trabalhador foi sem dúvida nenhuma o nosso "Supremo Criador", pois foi ele que fez o mundo em sete dias.

Criou Galáxias, estrelas e planetas, fez surgir a água, terra, céu, luz e mar dando vida ao planeta Terra, criou árvores frutíferas e não frutíferas, animais vertebrados, invertebrados e fez o homem a sua semelhança dando-lhe inteligência para que o mesmo pudesse dar continuidade a esta obra gigantesca e maravilhosa que é o mundo em que vivemos.

No período Paleolítico ou, Idade da Pedra Lascada ou Talhada, há quem diga que o homem já trabalhava, mas se apegando na história da humanidade ou seja antigas civilizações, podemos dizer que foi no período Neolítico ou Idade da Pedra Polida é que o homem veio prestar os seus primeiros serviços para a evolução do mundo, mesmo porque foi nessa época que se deu conta do aparecimento da agricultura.

Nesse período o mundo já contava com grandes civilizações e, dentre elas podemos citar as do Egito Antigo, Mesopotâmia, Grécia Antiga, Pérsia, China, Índia, Fenícia e Roma Antiga, mais tarde parte da Europa, África e América do Sul onde outras civilizações tais como Astecas, Maias e Incas se estendiam do México ao sul do Peru.

Povos dessas civilizações já davam duro no trabalho onde a agropecuária era a base econômica daquela época.

Os principais produtos agrícolas eram: cereais (trigo, cevada e centeio), legumes, frutas, linho e algodão. Na pecuária, destacava-se a criação de cavalos, camelos, bois, carneiros, cabras e aves.

Em geral as terras e o produto eram controlados pelo governo; o rei era o dono das terras. Os agricultores viviam em comunidades que eram obrigadas a entregar parte da produção ao Estado. Também havia a participação coletiva e obrigatória dos agricultores na construção de sistema de irrigação, drenagem e limpeza dos rios.

O comércio foi a segunda atividade econômica mais importante desses povos.

O comércio incentivou a produção de manufaturas, como tecidos, lã, algodão e seda, vidros, cerâmicas, objetos de metal e ainda o aço e o ferro que somente aparecera no século XIII a.C.

Na vida artística podemos citar os Egípcios que desenvolveram sobretudo a arquitetura, cujas características principais eram a grandiosidade e a utilização da pedra como material de construção das obras arquitetônicas do Egito Antigo, destacam-se os grandes templos e as pirâmides, imensas construções de pedra que serviam de túmulo para os faraós.

Período Medieval: na verdade através de muito trabalho, ao passar dos tempos o mundo ia se evoluindo cada vez mais e o homem aumentando seus conhecimentos, tanto é que os mais qualificados iam ensinando novos ofícios à pessoas que eram leigas.

O mundo se proliferava e com as descobertas de outros continentes, novos povos e culturas iam se formando; exemplo disso era a descoberta das Américas em 1492 e o Brasil em 1500.

Podemos destacar que no Brasil após o seu descobrimento, o trabalho foi implantado pelos portugueses onde índios que por aqui viviam e também escravos negros trazidos da África desenvolviam os serviços de agropecuária e industrialização de produtos manufaturados. Com descobrimento de novas terras o trabalho marítimo aumentava, já que navios e outros tipos de embarcações faziam o transporte de produtos que eram exportados ou importados de um país para outro.

No Brasil em seus primórdios podemos destacar ainda o trabalho dos bandeirantes que desbravaram os sertões em busca de ouro, prata, diamantes e outras pedras preciosas.

Invenções: trabalho importantíssimo na história da humanidade.

Podemos dizer que o homem inventa desde a pré-história, mas muitas de suas invenções, ou seja, as mais importantes foram desenvolvidas nos últimos 600 anos. Estas invenções revolucionaram todos os aspectos da civilização, como a agricultura, as comunicações, a indústria, a ciência, os transportes e a guerra.

Citamos aqui algumas das diversas invenções criadas por inventores maravilhosos; exemplo, a roda, arado, locomotiva a vapor, fotografia, telégrafo, fósforo de segurança, pneu, máquina de costura, motor de combustão interna, dinamite, máquina de escrever, telefone, automóvel à gasolina, motor diesel, rádio, máquina de raio X, televisão, foguete à combustível líquido, computador analógico, luz fluorescente, xerografia, reator nuclear, vacinas, satélite artificial, laser, microprocessador e outras.

Além das grandes invenções, podemos falar das profissões que desde os primórdios da humanidade tem ajudado bastante o desenvolvimento de nosso trabalho. Entre centenas de profissões espalhadas pelo mundo podemos citar as mais exercidas pelos trabalhadores, seja em regiões urbanas ou rurais, exemplo agricultor, lavrador, tecelão, artesão, pintor, escultor, carpinteiro, vidraceiro, marceneiro, ajudante, vendedor, garimpeiro, eletricista, mecânico, funileiro, cobrador, motorista, camelô, gari, professor, dentista, médico, engenheiro, policial, segurança, bombeiro, balconista, pedreiro, mestre de obras, garçom, encanador, carteiro, jornaleiro, enfermeiro, artista, esportista, metroviário, ascensorista, vigilante, aeromoça, piloto de avião, cientista, astronauta, piloto de carro, área de informática, tecnologia, comunicação, etc.

Também podemos dizer seguramente que nos dias de hoje para cada classe trabalhadora existe um sindicato que cuida dos seus interesses.

Esses sindicatos dão todas as assessorias aos trabalhadores associados a eles, mostrando-lhes todos os direitos que lhe são cabíveis dentro da lei trabalhista.

Queremos ressaltar ainda a presença da cultura dentro da vida do trabalhador. Ela sempre foi muito importante, pois através de escolas que ensinam o aprendizado industrial e faculdades que formam grandes valores em doutorados é que surgem os melhores profissionais para diversas áreas de trabalho.

O homem também sempre sonhou em conquistar o espaço e, foi exatamente na era contemporânea, graças ao avanço da tecnologia que esse sonho se tornou realidade. A NASA com seus técnicos, cientistas, astronautas, desenvolveu um trabalho espetacular e através de odisséias espaciais fez com que o homem pisasse pela primeira vez no solo lunar.

Além de ir à lua, o homem também lança câmeras fotográficas no espaço, para pesquisar melhor outros planetas, monta base espacial e coloca satélites de comunicações em vários pontos do espaço.

Na era contemporânea o progresso e a modernidade se espalharam por todos os lugares do mundo, tudo isso graças ao povo trabalhador que estão sempre querendo mais.

Por outro lado esperamos que as autoridades governamentais comecem a enxergar o povo trabalhador com mais carinho, dando-lhes melhores condições de vida e não pura e simplesmente lembrar dele somente no dia 1º de maio.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. TRADIÇÃO DA ZONA LESTE
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados