::.. CARNAVAL 2001 - G.R.C.B.E.S. BRINCO DA MARQUESA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  25/02/2001
Ordem de entrada:  8
Enredo:  Século 21: A Esperança Está em Nós
Carnavalesco:  André Machado
Grupo:  2
Classificação:  8º
Pontuação Total:  183,5
Nº de Componentes:  400
Nº de Alegorias :  2
Nº de Alas :  10
Presidente:  José Augusto Faustino - "Baio"
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Kino
Intérprete:  Clovis Xavier
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Wendel
Porta-bandeira:  Fabíola
SAMBA-DE-ENREDO

SANTA BÁRBARA
COMPOSITORES: TUKINHA DO CAVACO/ EDSON SALIM/ SONIA GALVÃO/ RICARDINHO

 

ECOA NO AR

O CANTAR DA ESPERANÇA

É O GRITO DE JUSTIÇA EM FANTASIA

TIRANDO O NÓ DA GARGANTA

CHEGA DE DESAPEGO

PELO CHÃO DO MEU PAÍS

SÓ QUERO EMPREGO, UM TETO PRA SER FELIZ

ENCONTRAR O CAMINHO DA PAZ

DEIXAR O QUE FICOU PRA TRÁS

 

ACORDA BRASIL

A NOVA ERA VAI CHEGAR

O POVO ESTÁ A MIL

É HORA DE ACREDITAR

 

E NO AMANHECER

DE UM LINDO DIA

UM NOVO TEMPO ANUNCIA

UMA TERRA SEM GUERRA

SEMEADA DE AMOR

SEM PRECONCEITO SOCIAL

ONDE TODOS TEM SEU VALOR

LIBERDADE EM ALTO ASTRAL

SORRISO DE MENINO, MILAGRE DIVINO

TEM FESTA NA GERAL

 

SOLTA O GRITO DE ALEGRIA

CONQUISTANDO SONHOS MEUS

NESTA FESTA DE EUFORIA

A VOZ DO POVO

É A VOZ DE DEUS.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: André Machado

 

Chegou o Carnaval, estamos respirando ares de um novo século - o Século XXI. Começaremos mais uma Era confiantes, cheios de esperanças, ou seguiremos conduzidos pelo caos generalizado e tudo aquilo que definiu o final do século XX?

A Escola de Samba Brinco da Marquesa se propõe a entrar na avenida abrindo mão do enredo convencional, para mostrar a síntese do que foi os últimos anos do século que terminou, convocando o povo para um desfile de reivindicações primordiais à saúde da sociedade, pois só ele poderá, unido, afastar a imensa nuvem que insiste em desabar carregadas chuvas de miséria e injustiças atolando ainda mais o país num verdadeiro mar de lama.

Não teria o enredo, o propósito desanimador e sim, alertante para aqueles que, anestesiados pelo sistema, acreditam que "um dia a coisa irá mudar", esperando por "alguém", ou ainda, por algum "milagre divino".

São tantas as metas a serem alcançadas que as mudanças parecem impossíveis. Entretanto, basta o povo conscientizar-se do próprio poder buscando no íntimo de cada um, o bem estar coletivo. Mas não só desejar, tem que ir mais além, concretizar-se e com toda veemência dizer que "Já chega!", que "Não quero mais!".

Nos grandes centros urbanos, pessoas vivendo sob marquises e viadutos, em total exclusão social, sem-teto, sem-emprego, sem destino e ainda, crianças mendigando esmola, batendo nos vidros dos carros, cheirando cola para disfarçar a fome ou se prostituindo para ter o que comer.

Nos corredores dos hospitais públicos, pessoas enfermas agonizando sem atendimento. Médicos com salários atrasados, falta de aparelhos e medicamentos, verbas extraviadas e orçamentos infundáveis e inaceitáveis.

Na rede pública de ensino, falta de vagas e profissionais, professores mal remunerados, greve, violência e tráfico.

Nas favelas a miséria, a fome, a falta de perspectiva, que leva o menino pobre à vida do crime. O bandido vira heróis e a polícia mal armada se corrompe fazendo novas vítimas. A mesma violência chega aos Estádios, onde a desorganização das torcidas organizadas transforma o espetáculo num verdadeiro campo de guerra, colocando em risco a vida dos amantes do futebol arte.

Nos rostos das Mães da Febem, das Mães do Carandiru, das Mães do Brasil a lágrima por um filho desaparecido ou abatido.

Pelo chão do Brasil, poucos com muitas terras e muitos com terra nenhuma, querendo plantar, esperando pela tal Reforma Agrária. Ver escapar do índio a vida e a própria cultura. Ser vítima de preconceito por ser negro, ou ainda, ser espancado pela opção sexual.

Na cultura a desvalorização da MPB atribuída à máfia dos CDs piratas e ao excessivo valor dado à música estrangeira e ao som que vem de fora, assim como no cinema, teatro e televisão.

Bom, chegamos ao século XXI, uma nova Era anuncia tempos novos que podem trazer finalmente renovações, embora que, na opinião de muitos falte para isso, lucidez e iniciativa ao povo brasileiro. No entanto, o século que passou não foi marcado apenas pela inércia do povo, muito pelo contrário, e isso a história confirma. Nas horas mais difíceis e decisivas para a nação, estávamos lá para cumprir nosso dever, seja na Democracia com o movimento das Diretas Já, na insatisfação com o governo Collor, através dos Caras Pintadas, nas manifestações dos sem-terra e na campanha Contra a Fome e a Miséria e pela Vida da Ação da Cidadania, liderada pelo sociólogo Betinho, o povo estava presente, e só dele partirá a transformação, a recuperação por dias melhores, pois no "Século XXI - A Esperança Está em Nós", já que somos o povo e unidos jamais seremos vencidos e quando gritarmos: "Eu sou o povo e exijo mudanças!", então elas virão, porque a "voz do povo é a voz de Deus".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.B.E.S. BRINCO DA MARQUESA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados