::.. CARNAVAL 2005 - G.R.C.E.S. COMBINADOS DE SAPOPEMBA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  06/02/2005
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Do Caminho do Mar à Industrialização. Salve São Bernardo do Campo, Pedaço do Meu Brasil!
Carnavalesco:  Pedro Alexandre
Grupo:  Acesso 1
Classificação:  6º
Pontuação Total:  276,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  não consta
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Zilberto José da Silva
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Samuca e Mestre Juquinha
Intérprete:  Ito Melodia
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  João Paulo
Porta-bandeira:  Monique
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Compositores
Compositores: Marcio/ Minho/ Pê/ Cristovam/ Favela

 

Solo regado de tanto amor

Obra divina do criador

Vitorioso e promissor

Povo de valor

A caminho do mar

Existe um lugar de belezas mil

E o Sapopemba chegou pra cantar

Um pedaço do meu Brasil

 

Santuário de nobreza, Paixão

São Bernardo patrimônio da nação

 

Com o progresso ôôô

A industrialização fluiu

Terra do móvel, do automóvel ganhou o Brasil

Vera Cruz a mãe do cinema nacional

Parque do Estoril

E a Cidade da Criança é diversão geral

Tem cheiro bom no ar

Da Itália o seu paladar

Uma estrela vai brilhar

Lá um operário sonhador

Lutou, venceu e conquistou

 

Sou tão feliz aqui

Parabéns a festa começou

Combinados vai passar

Hoje vai comemorar

Vinte anos de esplendor.

 

SINOPSE DO ENREDO
Introdução   A comunidade de Sapopemba
Carnavalesco: 

Introdução

 

A comunidade de Sapopemba, através do seu símbolo maior, o GRCES Combinados de Sapopemba, leva ao Pólo Cultural do Anhembi, em samba, alegorias e fantasias, o enredo: "Do caminho do mar à industrialização, salve São Bernardo do Campo, pedaço do meu Brasil".

 

Uma justa homenagem a esta cidade que tem a hospitalidade como principal virtude e o progresso como vocação. São Bernardo do Campo é um município constituído por pessoas que chegaram ao porto de Santos e encontraram nesta terra o lugar onde puderam se estabelecer e construir suas vidas, servindo de estímulo às inúmeras famílias que mais tarde vieram de vários pontos do país, em busca de oportunidades nas várias indústrias da cidade.

 

Capital do automóvel, do cinema nacional, dos móveis, São Bernardo é tudo isso e muito mais. Abençoada pelo criador, conhecida pela sua beleza natural, exerce um fascínio nos amantes da natureza, que encontram no Parque Ecológico do Estoril, além das águas da represa, a rica e variada fauna e flora da mata atlântica. Rota dos restaurantes, cidade das crianças, shoppings e uma agitada vida noturna, ingredientes que fazem o diferencial desta cidade, sinônimo de qualidade de vida.

 

Hoje a vermelho e cinza de Sapopemba, torna-se um operário da folia, e leva para a avenida a história de São Bernardo do Campo, cidade berço do sindicalismo e símbolo das principais manifestações operárias do país. Uma história de lutas e conquistas, que serviu para construir uma das cidades mais prósperas e vencedoras do Brasil.

 

É com este espírito que a Combinados de Sapopemba, segue pela rodovia Anchieta, veste a camisa de São Bernardo do Campo, e usa como lema no Carnaval 2005, um trecho do Hino Oficial da cidade que diz: "Tua canção vem entoar, cantando a grande vitória, que nossa terra acaba de alcançar".

 

Conteúdo histórico:

 

O início

 

Para falarmos sobre o surgimento de São Bernardo do Campo, primeiramente é necessário abrirmos um cenário em nossas mentes, por isso, a Combinados de Sapopemba recorre a lembranças do tempo e, como tudo na vida teve um início... ...Mostra como tudo começou.

 

O município de São Bernardo do Campo nasceu na borda do campo, região que servia de passagem para aqueles que do planalto se dirigiam ao porto de Santos, em especial as "tropas" carregando mercadorias e que aqui faziam pouso. Começa a se desenvolver na fazenda dos monges beneditinos um povoado as margens do Ribeirão dos Meninos, pelos primitivos e novos caminhos, pelas velhas fazendas, registram-se a presença do português desbravador, do índio e do negro escravo. Tendo-se formado e crescido em terras particulares dos beneditinos, o povoado foi obrigado a transferir-se para outro trecho do velho "caminho do mar" no começo do século XIX.

 

A presença do imigrante, majoritariamente italiano, e predominante nesse fim do século XIX e início do século XX, contribuiu para ampliar a miscigenação. O cultivo da terra é intensificado, planta-se, colhe-se, fabrica-se, produz-se... Os campos vão sendo devastados, as matas derrubadas, as estradas alargadas, as vilas edificadas e casas construídas. Ao final do século, por lei provincial em 12 de março de 1889 o povoado foi elevado a categoria de município.

 

O nome São Bernardo do Campo - deve-se a denominação da fazenda dos monges beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado em 1717.

 

Desenvolvimento

 

Com a exploração da madeira, as serrarias apareceram, registrando a tendência industrial da "Villa". Desenvolve-se a indústria madeireira ao lado da têxtil. Os caminhos se proliferaram, na década de 20, não só como passagem, mas como expansão do progresso de urbanização. O espaço do povoado se transforma na paisagem da cidade. Apesar do desenvolvimento da sede do município (São Bernardo), o bairro da estação (Santo André), em razão da estação de ferro, conhece um crescimento acelerado, com a implantação de várias indústrias, tornando-se, em 1938, a sede do município.

 

O nome do município é mudado para Santo André e São Bernardo torna-se distrito. Após muitas movimentações, em 1944 ocorre a emancipação político-administrativa de São Bernardo. O designativo do campo, aplicado a São Bernardo, surge da instalação do atual município em 1945. Nascia então a Cidade de São Bernardo do Campo.

 

A capital dos móveis

 

Com progresso acelerado da cidade que se desenvolvia à passos largos, era necessário o desmatamento de parte da floresta nativa da região para a construção de estradas e casas. Com a abundante quantidade de árvores exploradas surgem as primeiras serrarias, que consolidou, a industria da madeira, uma das primeiras atividades industriais da cidade.

 

Desta atividade originou-se outro importante segmento industrial do município a famosa "Indústria de móveis de São Bernardo", conhecida internacionalmente pela sua qualidade, o que lhe valeu o título de "capital brasileira dos móveis", hoje, na Rua Jurubatuba, encontram- se a maioria das lojas de móveis da região.

 

Indústria Automobilística

 

O progresso de São Bernardo do Campo, confunde-se com a instalação na cidade das primeiras industrias automobilísticas, que serviram para consolidar definitivamente o município como um dos mais prósperos do Brasil. A primeira indústria do setor á se instalar na cidade em 1952, foi a Willys Overland do Brasil, mais tarde outros gigantes do setor, atraídos pela extrutura e localização estratégica do lugar, decidiram instalar em São Bernardo suas respectivas fábricas, tornando o município a Capital brasileira do automóvel.

 

Vera Cruz - A Hollywood Brasileira

 

Em 1949 surge em São Bernardo do Campo, a companhia cinematográfica Vera Cruz, que foi a mais importante tentativa de se estabelecer no Brasil uma produção de cinema em bases industriais. Na Vera Cruz, foram produzidos clássicos do cinema nacional como Sinhá Moça, Floradas da Serra, Tico-tico no fubá, Apassionata e tantos outros que tornaram-se referências básicas da história do cinema brasileiro. Durante os anos de existência da Vera Cruz, várias foram as produções de sucesso, porém o filme O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto, foi o que teve maior sucesso internacional, sendo premiado no Festival de Cannes.

 

Parque Ecológico do Estoril

 

Ecologia ao lado da Billings O parque ecológico do estoril é uma das principais atrações turísticas de São Bernardo do Campo. Está localizado no Km 29,5 da Via Anchieta, banhado em toda a sua extensão pela represa billings. Com uma vegetação nativa, integrante da mata atlântica, conta com uma variada flora, com mais de cem espécies de árvores, plantas e flores, além de uma rica fauna, com mais de 120 espécies de aves, répteis e insetos.

 

Gaviões, corujas, pica-paus, veados, capivaras, lagartos e até cobras, como jararaca e coral são encontrados no local. Localizado em posição geográfica privilegiada para a prática de esportes náuticos o parque estoril recebe milhares de visitantes todos os finais de semana contando com duas praias artificiais à beira da represa e uma grande área destinada a pesca, o estoril tornou-se a maior área de lazer da cidade.


Rota dos restaurantes, cidade da criança, shoppings e vida noturna

 

Boa comida e diversão agitam São Bernardo. Quem for a São Bernardo do Campo e não experimentar um frango com polenta não vai conhecer a cidade em sua totalidade. Uma das atrações mais conhecidas do município é a rota do frango com polenta, ao longo da av. Maria Servidei Demarchi, são vários restaurantes tradicionais, que servem a combinação, que vem desde 1924, atraindo uma multidão nos fins de semana, sobretudo aos domingos.

 

Famílias tradicionais da cidade como dos Battistinis, os Tolottis e os Demarchi, que oficializou o primeiro restaurante da região o famoso "São Judas Tadeu", ajudaram a escrever uma das páginas mais bonitas da história de São Bernardo, onde toda a tradição gastronômica e hospitalidade dos primeiros imigrantes italianos,
deram origem à estes fantásticos restaurantes localizados no bairro Demarchi.

 

São Bernardo tem lazer para todas as idades, afinal, quem não conhece a cidade da criança, uma área de lazer, que desde 1967, faz a alegria de crianças de vários pontos do Brasil. Criada a pedido da antiga TV Excelsior, que gravava a novela Redenção nos estúdios da Vera Cruz, logo recebeu um grande número de turistas curiosos em ver os cenários do antigo folhetim, o que incentivou a Prefeitura a incrementar a área com brinquedos, nascia assim o maior parque infantil da região.

 

Com um comércio forte e shoppings centers muito bem estruturados, São Bernardo do Campo tem uma vida noturna bastante agitada, onde bares e danceterias fazem a cabeça dos jovens da região.


Berço do sindicalismo e das manifestações operárias 

 

Zero hora, do dia 1º de Abril de 1980, após meses de discussão nas portas de fábricas e nos sindicatos, começa em São Bernardo a mais longa e importante greve operária do Brasil pós 64. No lendário estádio de Vila Euclídes o então presidente do sindicado dos metalúrgicos Luis Ignácio Lula da Silva e uma multidão de mais de 60.000 pessoas, impuseram ao regime militar a sua mais dura derrota. Os operários de São Bernardo começaram ali a reescrever a história do Brasil.

 

O fortalecimento da classe operária aliada à insatisfação com o opressor Regime Militar, fortaleceu o movimento dando origem à um partido político, que nasceu na cidade em 1980. Surgia naquele momento o "Partido dos Trabalhadores". Também em São Bernardo no 1º Congresso Nacional da classe trabalhadora, surgiu a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que mais tarde se tornaria a maior organização sindical de massas do Brasil.

 

Conclusão

 

É nesse ritmo que a Combinados de Sapopemba, segue pelo caminho do mar e torna-se veículo desta festa onde São Bernardo do Campo com sua fantástica e apaixonante história é o convidado principal. E no ano do seu 20º Aniversário, o sapo de Sapopemba transforma-se em anfitrião desta homenagem e leva para o Anhembi o enredo: "Do caminho do mar a industrialização, Salve São Bernardo do Campo, pedaço do meu Brasil" Índios, portugueses, bandeirantes, imigrantes italianos e operários, enfim, todos aqueles que ajudaram a escrever a história desta cidade estarão presentes ao pólo cultural, para cantar em alto e bom tom... "Combinados, parabéns para você!!!"

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. COMBINADOS DE SAPOPEMBA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados