::.. CARNAVAL 2001 - G.R.C.E.S. PROVA DE FOGO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  26/02/2001
Ordem de entrada:  8
Enredo:  A Saga Japonesa no Brasil
Carnavalesco:  Gil Rincon e José Carlos Lisboa
Grupo:  Acesso 2
Classificação:  3º
Pontuação Total:  283,5
Nº de Componentes:  1000
Nº de Alegorias :  4
Nº de Alas :  13
Presidente:  Celso de Lima
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Denny
Intérprete:  Agnaldo Amaral e Jorge Dó
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Ivan
Porta-bandeira:  Cláudia
SAMBA-DE-ENREDO

PROVA DE FOGO
COMPOSITORES: BARBA/ DIDIO/ JHONY/ ART ESSÊNCIA/ NEGRO GUINA/ NARDÃO

 

EM BUSCA DE UM PORVIR RISONHO

NA ILUSÃO QUE EMBALA O SONHO

O IMIGRANTE JAPONÊS AQUI CHEGOU

NA FORÇA DO TRABALHO

LUTOU E PROSPEROU

CRIOU RAÍZES, ESPALHOU SUA CULTURA

E HOJE... PROVA DE FOGO VEM LEMBRAR (VEM LEMBRAR)

A SAGA DESSE POVO MILENAR

LÁ DO ORIENTE

DA "TERRA DO SOL NASCENTE"

 

SACODE, BALANÇA, O SAMURAI NA DANÇA

ARIGATÔ, SAYONARA (Ô SAYONARA)

LINDA MISTURA DE ETNIA

COLORINDO ESSA FOLIA

É NIPO-BRASILEIRO O CARNAVAL

 

NA CONTRA MÃO DA HISTÓRIA

A GUERRA FORTALECE A UNIÃO

E PASSO A PASSO O JAPÃO GANHA ESPAÇO

NO CORAÇÃO DA GENTE

MARCANDO SUA PRESENÇA EM TODA PARTE

NA CULINÁRIA E NA ARTE

COM TRADIÇÕES

NA FÉ QUE FAZ, A ALEGRIA DO SEU POVO

NA TECNOLOGIA UM MUNDO NOVO

LIGADO NO COMPUTADOR

 

NO SWING DA BATERA... QUERO SAMBAR

NA EXPLOSÃO DESSA GALERA... VOU DELIRAR

TOMO UM GOLE DE SAQUÊ PRA ME ALEGRAR

E CANTAR NO VIDEOKÊ ATÉ O DIA CLAREAR.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

INTRODUÇÃO

A presença da comunidade japonesa no Brasil é marcante em vários aspectos da realidade brasileira, seja na agricultura, na cultura, na culinária, entre outras influências. Para se ter uma idéia, o Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. São milhares de imigrantes e seus descendentes que vivem e trabalham em várias partes do país.

Por isso é que o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Prova de Fogo se propõe a mostrar um pedacinho do Japão no Brasil. A chegada dos primeiros imigrantes, seu trabalho na lavoura do café, sua cultura e tradições. Enfim, vamos acompanhar a saga desse povo milenar, que veio lá do Oriente, a "Terra do Sol Nascente".

A CHEGADA

O primeiro grupo de imigrantes japoneses desembarcou em 18 de junho de 1908, no Porto de Santos. Eles traziam na bagagem suas culturas, costumes e tradições, além de muita disposição para o trabalho. Com o espírito guerreiro de seus ancestrais, os Samurais, os imigrantes desbravaram terras, fizeram da pá e a enxada suas armas "da paz e do trabalho" em busca do progresso deste país.

A GUERRA FORTALECENDO OS LAÇOS

A eclosão da Segunda Guerra Mundiais (1939-1945_ dificultou a vida de muitos imigrantes aqui no Brasil. Isto porque, o governo brasileiro rompeu relações com o governo japonês. Além disso, a preocupação e a saudade dos parentes e amigos que permaneceram na Pátria-Mãe trouxe à tona a dor e o sofrimento. Por fim, a guerra acabou, mas muita coisa havia mudado.

OS PRIMEIROS NIPO-BRASILEIROS

Aos poucos, os laços entre brasileiros e japoneses foram se fortalecendo e os imigrantes foram firmando o pé no solo brasileiro, através da transmissão de sua cultura aos seus primeiros descendentes nascidos no Brasil. Do interior paulista, várias famílias partiram e formaram comunidades em várias partes do país, trabalhando na agricultura e, depois, na indústria e o comércio.

O JAPÃO É AQUI

Sem dúvida, o imigrante japonês trouxe para o Brasil um rico legado cultural. A arte do tatami e do origami, o teatro Kabuti, a culinária, entre outros, foram incorporados á cultura brasileira. Sem contar as tradições religiosas, como o budismo, a ioga e tantas outras técnicas orientais, que buscam o equilíbrio energético e espiritual.

Nos esportes, o Japão também é craque. Entre os mais tradicionais estão o sumô, o judô, o karatê e o kendô (a esgrima japonesa). O beisebol também está ganhando espaço no Brasil. No Japão é o esporte mais popular.

E hoje, podemos vivenciar um pouquinho do Japão sem sair do Brasil. Afinal de contas, o imigrante abraçou este país e, agora, o Japão é aqui. No restaurante, onde se pode apreciar o sushi, o sashimi, um gole de saquê e muito mais. Um pedacinho do Japão está na pastelaria, nas academias, nas vestimentas, enfim, em todos os cantos do país, especialmente em São Paulo, cidade que abriga a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão.

Um passeio ao Bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, é fascinante. Por lá encontramos de tudo, desde ingredientes para um prato típico japonês até vestimentas e peças de arte e decoração. Tudo que veio lá do Oriente, da "Terra do Sol Nascente".

Não podemos esquecer da contribuição importante que os japoneses trouxeram para o desenvolvimento tecnológico. Quem não tem, pelo menos, um produto Made in Japan dentro de casa? Atualmente, a moda é o karaokê ou videokê. Mas os videogames e computadores continuam fazendo  o maior sucesso entre os brasileiros. É a tecnologia japonesa a serviço do progresso e bem-estar de todos. Arigatô Japão!

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. PROVA DE FOGO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados