::.. CARNAVAL 2017 - G.R.C.E.S. ACADÊMICOS DO CAMPO LIMPO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  26/02/2017
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Acadêmicos faz a festa. Samba, futebol e alegria no país do carnaval
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  Espera
Classificação:  0º
Pontuação Total:  não consta
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Pedro Luis ( PÊ )
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Edson
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO
VERSÃO DA ESCOLA

Nova pagina 2
COMPOSITOR: Valtinho Tato


É assim quem é....
a trajetória de um povo feliz
Que da adversidade trouxe a modernidade e encantou
Um clima de empolgação no ar,
nos bailes a me embalar pelo salão
Uma pelada jogar, é mais um show no terrão
O muleque atrevido dando rolinho e chapéu
A mudança chegou... em Tom Maior
E o Leão avisou... a rivalidade acabou

Sou parte da historia desse chão
Força, fé, eu sou coragem
Nos braços do povo, sou pura emoção
Pulsando num só coração


Vem me dar a mão, abrir seu coração, vem pra folia
Fazer numa só voz, um canto de paz
Andar pelo jardim da felicidade
Linda... ôô dentre todas a mais bela... ôô
Enfeitando a passarela com um colorido sem igual
Faz a festa nesse momento especial
Samba, futebol e alegria No País do Carnaval


Bate o tambor batuqueiro, vem sambar no terreiro
A festa vai começar, Campo Limpo é celeiro de bamba
Na bola, na ginga do samba, à alegria está no ar.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: 

Em 2017, a Acadêmicos do Campo Limpo quer resgatar na avenida tudo que o Campo Limpo, este bairro que foi crescendo sua população em meados dos anos 50 em diante, que nasceu das terras de várzea que tinha na região. Famílias que moravam mais próxima da região central da cidade, com o crescimento imobiliário central, tiveram que se afastar pelas regiões mais distantes, dando assim, surgimento a vários bairros de nossa periferia atual. Estes moradores, com isso, começaram a trazer vários costumes para nossa região. O Campo Limpo é um bairro afastado do centro de São Paulo e o transporte com precariedade na época, chegava só até um centro comercial, que era composto por quitandas, botecos, padarias e o famoso bar Nosso Ponto, que era onde se concentrava toda população masculina. O ponto de partida de ônibus foi o lugar que partiu expansão do bairro dentro da várzea constituída com olarias, fábricas de tijolos de barro que o bairro propiciava.

Com o aumento populacional, o bairro teve que começar a criar alternativa estrutural e formas de lazer e cultura, com isso, os próprios moradores passaram a criar festas em salões e em casa de família. O que começou a movimentar o bairro foram as competitivas partidas de futebol, as quais foram criando rivalidade e isso passou a determinar divisões de comunidades. Estes times, como Campo Limpo F.C. e Soima F.C, atraíram muitas pessoas que passaram a frequentar o bairro por questões esportivas e também começaram  a animar as festas que eram em casa de família e com isso passaram a mobilizar algumas festas  em pontos específicos  com o salões  espalhados pelo bairro ,com  os  famosos bailes  de salão  no fundos  das Igrejas,  o salão da Igreja São Judas um  pessoas tinham toda a movimentação do bairro , as festas e o futebol foram determinando como o bairro iria se desenvolver culturalmente , e no meados dos anos 70 com um futebol varzeando forte com um time criado de dissidência dos times que disputava torcida do bairro nasceu o Martinica o grande Leão do barranco, , que inspirou o surgimentos de outros time da periferia da região e foi ele que levou o nome  do bairro para todos os extremos de São Paulo.

Nos meados dos anos 70 no Campo Limpo nasce um atrativo diferente para os moldes do bairro que ainda respirava  as bandas de rock­-roll que era febre da época  com conjuntos e bandinhas entre elas surge um acontecimento que mudaria os costume social do bairro através da classe  mais modesta e de etnia afrodescendente  e que foi criando força, e se destacando de uma maneira volumosa para o Campo Limpo, a escola de samba Tom Maior em um momento que a população protestava contra a ditadura a escola trazia a vontade de mudar o país através do samba. A Tom Maior chegou e o bairro passou a respirar o samba e  isso foi sendo levado para os campos de futebol, o samba passou a fazer parte do contexto do futebol, partidas de futebol varzeano regado a muito samba.  Estava criando–se uma cultura musical através do esporte que rendeu frutos, a escola de samba Tom Maior foi criando corpo e aqueles que também eram destacados pelo futebol agora estava também no cenário do samba e pessoas comum passaram a ter uma influencia  social.

Samba e o futebol passaram a ter  um ponto comum de alegria eram irmãos perpétuos , que foram fazendo ressonância em todas as regiões da cidade então passaram a ser  comum ver o futebol com sua batucada, e  os encontros passaram a ser comum também nas noites do bairro nos bailes de movimentos de outros gêneros  com (black music, soul e funk)  também faziam parte da historia por misturar esses variados ritmos  e tudo virar alegria. Esse casamento virou  realidade  mas no Campo limpo a escola de samba Tom Maior durou poucos anos,  onde  instigou o bairro a perceber que o samba tinha ganhado a população,  tinha virado um ponto de alegria e os campos de futebol determinava isso, o samba era o ponto alto do espetáculo os mais jovem apreendiam a tocar os instrumentos dentro  deste movimento  futebol e samba. Mas chegou a hora e a  escola foi embora mas os integrantes continuaram com esperança de voltar ao grandes momentos do samba , então estava constituído o amor pelo samba, esse amor se espalhou pela grande São Paulo pela varias coirmãs. E  o samba então passou a ser uma necessidade para o povo do bairro e isso depois de muitos anos forçou a nascer a Acadêmicos do campo Limpo para regatar esta vontade adormecida dos grandes carnavais. A Acadêmicos vem lutar para ser uma das mais bela dentro do carnaval  trazendo muita festa com muita emoção. Uma escola que veio para resgatar o que tanto estava pulsando no bairro ainda , veio com o espirito  de renascer a vontade de expressar a alegria através do samba é o que deu suporte a tudo isso ainda o futebol no Campo Limpo. Forte e imponente criando  historia alcançando o ponto alto da várzea e com muito samba e alegria ele que fortaleceu o cenário futebolístico produzindo personalidades , para do cenário mundial.

Agora o Campo Limpo recruta todos aqueles componentes que levaram sua alegria para as coirmãs, chegou a hora de retornarem porque o samba esta de volta ao grande e velho Campo Limpo porque o  Acadêmicos com seu jeito todo especial  de uma reunião de amigos e uma postura diferente  resgatando a cultura do samba do nosso ancestrais  acendeu novamente a força de uma comunidade onde o samba tem fortes raízes para recuperar o grande carnaval de todos os tempos da comunidade que só quer samba, futebol e alegria no carnaval.


Organização de Apresentação da Escola:

SETOR 1 – o Nascimento de um bairro que se torna grande na historia.

A  vida tradicional e seguindo dos costumes da época comum com os bailinho de rock-roll e bandas no bailes de famílias  a vida comum das pessoas  com  uma bairro em crescimento com uma vida cotidiana seguindo os padrões. A vida querendo emergir querendo uma transformação de costumes. A expansão necessária do bairro  dentro das várzeas  e olarias. O primitivo dando lugar para o progresso e preparando o bairro para a modernidade .O Futebol criando importância  no contexto do bairro e a grande  rivalidade da equipes de futebol Campo Limpo e Soima  dividindo  o bairro como uma divisão social .

SETOR 2 -Campo Limpo onde o samba fez modificar uma cultura.

O samba pouco praticado na época, quando ainda vivia nos porões  da cultura negra , o samba ao Campo Limpo chega de uma forma inusitada através de uma escola de samba que se desloca de um ponto central da cidade, e ancora em um bairro da periferia  para desenvolver-se no cenário do carnaval mas a escola não traz só uma expectativa , mas uma mudança de habito para o bairro tornando um movimento que aos poucos a comunidade vai se misturando e o samba vai tomando uma   força  criando hábitos diferentes  como a cultura da escola de samba, o samba de quadra uma cultura que  começa a se alastrar pelo bairro e toma o  rumo  dos campo de futebol  a batucada faz parceria  com o esporte e toma força, a parceria estava feita o bairro rendeu-se ao samba tudo cresce, a empolgação toma as ruas do bairro, o samba e forte o futebol e mais ainda , e surge o grande  Leão do barranco  fusão da rivalidade o samba uniu e o Campo Limpo e pura alegria.

Setor 3 –O Acadêmicos restaura o passado  com o carnaval da alegria.

O samba adormeceu , mas não morreu  e foi  passear em  outros terreiros , a Acadêmicos  vem resgatar a alegria que sempre  contagiou a comunidade, o futebol e o samba com toda sua força e    toda a beleza que o carnaval proporciona para o bairro com muito brilho e muita festa, colocando o que é carnaval e  também trazendo uma prosposta de uma nova união do samba com o esporte e provocando a paz,  transformando tudo isso em festa para a comunidade.
                 
Objetivo do Tema: O Objetivo deste tema e trazer como o bairro do Campo Limpo expressava sua alegria através do samba e do futebol onde eles uniram o bairro em tempos distintos e transformaram  suas maiores atrações um símbolo de alegria .

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. ACADÊMICOS DO CAMPO LIMPO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados