
Em 2017, a Acadêmicos do Campo Limpo quer resgatar na avenida tudo que o Campo Limpo, este bairro que foi crescendo sua população em meados dos anos 50 em diante, que nasceu das terras de várzea que tinha na região. Famílias que moravam mais próxima da região central da cidade, com o crescimento imobiliário central, tiveram que se afastar pelas regiões mais distantes, dando assim, surgimento a vários bairros de nossa periferia atual. Estes moradores, com isso, começaram a trazer vários costumes para nossa região. O Campo Limpo é um bairro afastado do centro de São Paulo e o transporte com precariedade na época, chegava só até um centro comercial, que era composto por quitandas, botecos, padarias e o famoso bar Nosso Ponto, que era onde se concentrava toda população masculina. O ponto de partida de ônibus foi o lugar que partiu expansão do bairro dentro da várzea constituída com olarias, fábricas de tijolos de barro que o bairro propiciava.
Com o aumento populacional, o bairro teve que começar a criar alternativa estrutural e formas de lazer e cultura, com isso, os próprios moradores passaram a criar festas em salões e em casa de família. O que começou a movimentar o bairro foram as competitivas partidas de futebol, as quais foram criando rivalidade e isso passou a determinar divisões de comunidades. Estes times, como Campo Limpo F.C. e Soima F.C, atraíram muitas pessoas que passaram a frequentar o bairro por questões esportivas e também começaram a animar as festas que eram em casa de família e com isso passaram a mobilizar algumas festas em pontos específicos com o salões espalhados pelo bairro ,com os famosos bailes de salão no fundos das Igrejas, o salão da Igreja São Judas um pessoas tinham toda a movimentação do bairro , as festas e o futebol foram determinando como o bairro iria se desenvolver culturalmente , e no meados dos anos 70 com um futebol varzeando forte com um time criado de dissidência dos times que disputava torcida do bairro nasceu o Martinica o grande Leão do barranco, , que inspirou o surgimentos de outros time da periferia da região e foi ele que levou o nome do bairro para todos os extremos de São Paulo.
Nos meados dos anos 70 no Campo Limpo nasce um atrativo diferente para os moldes do bairro que ainda respirava as bandas de rock-roll que era febre da época com conjuntos e bandinhas entre elas surge um acontecimento que mudaria os costume social do bairro através da classe mais modesta e de etnia afrodescendente e que foi criando força, e se destacando de uma maneira volumosa para o Campo Limpo, a escola de samba Tom Maior em um momento que a população protestava contra a ditadura a escola trazia a vontade de mudar o país através do samba. A Tom Maior chegou e o bairro passou a respirar o samba e isso foi sendo levado para os campos de futebol, o samba passou a fazer parte do contexto do futebol, partidas de futebol varzeano regado a muito samba. Estava criando–se uma cultura musical através do esporte que rendeu frutos, a escola de samba Tom Maior foi criando corpo e aqueles que também eram destacados pelo futebol agora estava também no cenário do samba e pessoas comum passaram a ter uma influencia social.
Samba e o futebol passaram a ter um ponto comum de alegria eram irmãos perpétuos , que foram fazendo ressonância em todas as regiões da cidade então passaram a ser comum ver o futebol com sua batucada, e os encontros passaram a ser comum também nas noites do bairro nos bailes de movimentos de outros gêneros com (black music, soul e funk) também faziam parte da historia por misturar esses variados ritmos e tudo virar alegria. Esse casamento virou realidade mas no Campo limpo a escola de samba Tom Maior durou poucos anos, onde instigou o bairro a perceber que o samba tinha ganhado a população, tinha virado um ponto de alegria e os campos de futebol determinava isso, o samba era o ponto alto do espetáculo os mais jovem apreendiam a tocar os instrumentos dentro deste movimento futebol e samba. Mas chegou a hora e a escola foi embora mas os integrantes continuaram com esperança de voltar ao grandes momentos do samba , então estava constituído o amor pelo samba, esse amor se espalhou pela grande São Paulo pela varias coirmãs. E o samba então passou a ser uma necessidade para o povo do bairro e isso depois de muitos anos forçou a nascer a Acadêmicos do campo Limpo para regatar esta vontade adormecida dos grandes carnavais. A Acadêmicos vem lutar para ser uma das mais bela dentro do carnaval trazendo muita festa com muita emoção. Uma escola que veio para resgatar o que tanto estava pulsando no bairro ainda , veio com o espirito de renascer a vontade de expressar a alegria através do samba é o que deu suporte a tudo isso ainda o futebol no Campo Limpo. Forte e imponente criando historia alcançando o ponto alto da várzea e com muito samba e alegria ele que fortaleceu o cenário futebolístico produzindo personalidades , para do cenário mundial.
Agora o Campo Limpo recruta todos aqueles componentes que levaram sua alegria para as coirmãs, chegou a hora de retornarem porque o samba esta de volta ao grande e velho Campo Limpo porque o Acadêmicos com seu jeito todo especial de uma reunião de amigos e uma postura diferente resgatando a cultura do samba do nosso ancestrais acendeu novamente a força de uma comunidade onde o samba tem fortes raízes para recuperar o grande carnaval de todos os tempos da comunidade que só quer samba, futebol e alegria no carnaval.
Organização de Apresentação da Escola:
SETOR 1 – o Nascimento de um bairro que se torna grande na historia.
A vida tradicional e seguindo dos costumes da época comum com os bailinho de rock-roll e bandas no bailes de famílias a vida comum das pessoas com uma bairro em crescimento com uma vida cotidiana seguindo os padrões. A vida querendo emergir querendo uma transformação de costumes. A expansão necessária do bairro dentro das várzeas e olarias. O primitivo dando lugar para o progresso e preparando o bairro para a modernidade .O Futebol criando importância no contexto do bairro e a grande rivalidade da equipes de futebol Campo Limpo e Soima dividindo o bairro como uma divisão social .
SETOR 2 -Campo Limpo onde o samba fez modificar uma cultura.
O samba pouco praticado na época, quando ainda vivia nos porões da cultura negra , o samba ao Campo Limpo chega de uma forma inusitada através de uma escola de samba que se desloca de um ponto central da cidade, e ancora em um bairro da periferia para desenvolver-se no cenário do carnaval mas a escola não traz só uma expectativa , mas uma mudança de habito para o bairro tornando um movimento que aos poucos a comunidade vai se misturando e o samba vai tomando uma força criando hábitos diferentes como a cultura da escola de samba, o samba de quadra uma cultura que começa a se alastrar pelo bairro e toma o rumo dos campo de futebol a batucada faz parceria com o esporte e toma força, a parceria estava feita o bairro rendeu-se ao samba tudo cresce, a empolgação toma as ruas do bairro, o samba e forte o futebol e mais ainda , e surge o grande Leão do barranco fusão da rivalidade o samba uniu e o Campo Limpo e pura alegria.
Setor 3 –O Acadêmicos restaura o passado com o carnaval da alegria.
O samba adormeceu , mas não morreu e foi passear em outros terreiros , a Acadêmicos vem resgatar a alegria que sempre contagiou a comunidade, o futebol e o samba com toda sua força e toda a beleza que o carnaval proporciona para o bairro com muito brilho e muita festa, colocando o que é carnaval e também trazendo uma prosposta de uma nova união do samba com o esporte e provocando a paz, transformando tudo isso em festa para a comunidade.
Objetivo do Tema: O Objetivo deste tema e trazer como o bairro do Campo Limpo expressava sua alegria através do samba e do futebol onde eles uniram o bairro em tempos distintos e transformaram suas maiores atrações um símbolo de alegria .
|