
INTRODUÇÃO
Nasci em reduto de gente guerreira...
Cresci um pouco marginalizado, mas venci as barreiras que insistiam em me fazer mal, sempre com a mesma alegria de viver, por isso resolvi fazer carnaval.
Me inspiro em um lugar que é reduto de gente guerreira e que também cresceu marginalizada, mas arduamente vence todas as suas barreiras, sempre com a mesma alegria de viver.
Me inspiro na África, que é sinônimo de felicidade, de vida, de esperança e de riqueza! Que hoje na Primeira da Cidade Lider se torna enredo e sem lamento de dor, nos faz cantar. Oh mãe África, nós também somos fruto de tua perseverança, encantados com essa atmosfera, bela e cheia de cores, mostramos para o mundo toda a sua essência, colorida em toda a sua natureza, banhada de amor e muita alegria.
SEJAM BEM-VINDOS A ESSE CONTINENTE ALEGRE POR NATUREZA!
SINOPSE
África é luta, é alegria, é luz da nova alvorada.
É resistência e dinastia...
Dinastia Bantu, mescla de miscigenação, mistura de semblantes, essência da raiz!
Os Guardiões dessa dinastia Bantu amada, também são protetores do bem mais precioso desse povo, A ALEGRIA! E é ela que nos fascina e nos leva a viajar por esse cenário magistral.
Na Savana Africana encontramos a beleza e a vida exuberante. É a esplendorosa natureza desse continente, onde várias espécies convivem em harmonia plena de vida, trazendo à tona a fauna e a flora do lugar.
África não é só lamento de dor...
Não é só negro a chorar...
Hoje é expoente de um mundo em plena expansão, África dos Baobás, da riqueza milenar que concebe a vida, do alimento, da primazia de ritmos e embalos, uma terra de bênçãos e ancestralidade.
África que recebeu uma Copa do Mundo e mostrou o seu valor através da África do Sul, que é nosso primeiro destino nessa viagem para as diversas faces desse continente que ao mundo encanta, fascina e mistifica
A Mística Africana, está presente em outra nação culturalmente fortificada e identificada com sua matriz, Moçambique, que é um dos países que enaltecem a lendária árvore mitológica "Baobá" e que cultua o poder das plantas na vida das pessoas, para a cura de males e bem-estar.
Matriz de nossos ancestrais, terra mãe, berço da civilização, epopeia quilombola que até hoje persiste na cultura de várias nações. Ubuntu, a metamorfose africana que emana luz, luz que irradia dos céus e através de Matamba podemos saudar a magia, a dança e a espetacular arte africana. E num país de língua portuguesa, surgiu um ritmo que conquistou o mundo, o "Kuduro", que é o símbolo da Angola de hoje, país culturalmente rico, de onde surgiu o "Semba" e a "Kizomba" mística de uma raça que se identifica com nossa raiz brasileira.
Seguimos nossa viagem por esse continente gigante que engloba misturas de raças, credos e religiões, como a África Árabe que traz inúmeras nações que adotam o Islamismo como sua fé.
Outras nações e outras etnias formam a África da alegria, negra, de tantas magias e rituais, da sagrada devoção que transmite essa essência para um povo lutador, que leva no coração a fé e todas as suas nuances.
A culinária desse continente tem suas particularidades em vários países, a mesa é de fartura, de grãos, frutas e tantos outros alimentos. A fome não impede esse povo de criar pratos maravilhosos e tão peculiares para se alimentar...
Maravilhas que também estão presentes no dom de praticar esportes, exemplo de luta e felicidade é a República de Camarões, um povo marcado pela alegria, que se apaixonou pela bola e encantou o mundo com seus craques, verdadeiros leões de grande talento, que fizeram a estrela amarela brilhar para o mundo.
Muitos no mundo acabam por esquecer que essas nações fazem parte de uma África rica e repleta de uma cultura que já é milenar, não é hora de dor e lamento, nem de choro e rancor, essa África é alegre e rica em esperança...
E as inúmeras nações que sofrem com a pobreza e com a fome, que perecem nas intensas guerras, mas hoje, em um canto de amor, se unem pela paz e clamam por um mundo novo, sem guerra civil, sem fome e com esperança nas crianças, para que um novo sol possa brilhar.
Em nossa terra, temos o Brasil Africano, que hoje é só felicidade ao exaltar esse povo que nos brindou com a sua alegria de viver, que nem mesmo com a dor do preconceito, deixa a voz dessa pequena África que existe em nosso país se calar!
E assim, nesse cenário encantador, mostramos de forma leve e colorida, que a África é muito mais que tristeza e pobreza, na verdade, é um continente alegre por natureza!
|