
PROPOSTA:
O artista suburbano não precisa de holofotes e nem de teorias, sua vocação é nata e consequente de suas próprias dificuldades. A TUP apresenta a periferia através de uma visão positiva e sobretudo artística, pois um novo mundo se abre nas dimensões imaginárias do carnaval.
"Acredito que hoje seja necessário dizer: sejamos irmãos porque estamos perdidos num planeta suburbano, de um sol suburbano, de uma galáxia periférica, de um mundo desprovido de centro. Mesmo assim, possuímos plantas, pássaros, flores, assim como a diversidade de vida, as possibilidades do espírito humano. Doravante aqui residirão nosso único fundamento e nosso único recurso possíveis..."
(Edgar Morin in "Amor, Poesia e Sabedoria" volume 2)
DESENVOLVIMENTO:
Subúrbio é a imagem da periferia e o suburbanista seu real representante. Neste torrão quase obscuro de sacrifícios, deveres e de poucos prazeres, surge o artista suburbano dos portais imaginários longe do centro do Universo, mas no centro de sua galáxia periférica. Assim, da aquarela de cimento de um simples pedreiro que faz da pá seu pincel, um novo mundo nasce, como se o paraíso fosse recriado para que seus personagens:
Adão e Eva ressurgissem das florestas e paisagens em grafite. De grafiteiros que desenham e modelam um novo mundo. Seus descendentes então vagueiam pelo entorno periférico e os sonhos da casa própria e do dinheiro, assim como a busca pelo amor em abundância vagueiam pela poesia, uma poesia de muita luta, mas também de esperança. Chegou a hora então esculpir as engrenagens da força motriz: o trabalho, é dessa forma que os sonhos podem ser realizados ou que pelo menos perpetuados. Mas o suburbano revela outras aptidões. A dança que faz dos movimentos corporais uma forma de comunicação com o resto do mundo acompanhada pelos acordes da música que acalanta a alma e que alavanca um grito de liberdade. Isto é periferia, isto é, criação e recriação. Nos tempos atuais os artistas suburbanos continuam surpreendentes, os institutos de pesquisa de nosso país afirmam, por exemplo, que os maiores índices de economia de água e energia vem dos subúrbios. Não seriam então menestréis da economia? Afirmam também que o maior percentual de áreas jardinadas e arborizadas se encontram nas periferias. O verde soando como uma linda sinfonia. E se tudo começou no paraíso, ao paraíso tudo retorna... As escolas de samba permitem também que sejamos artistas, somos arquitetos da alegria, a solução criativa das cores, a genialidade. Somos suburbanos e artistas, mesmo que no consciente imaginário.
|