
No mundo todo, a passagem do ano é cheia de rituais, simpatia e superstições tais como: comer lentilha, uva, ervilha e romã. Contaremos então algumas superstições do nosso país.
O povo brasileiro acredita muito em: astrologia, runas, baralho cigano, búzios 'Mães de santo'. Já o Tarô dada sua origem anônima, isenta de instruções e regras dogmáticas, esse jogo composto por 78 cartas deu margem a incontáveis fantasias e invenções mais ou menos arbitrárias. Esse jogo maravilhoso, portanto, representa um real desafio para o estudo.
As pirâmides do Egito constituem uma verdadeira maravilha arquitetônica de todos os tempos. Acredita-se que a pessoa que ficar embaixo de uma pirâmide capta boas energias.
Acreditam também, e até cultuam as fadas que são seres de luz e transmitem alegria.
A crença que você terá má sorte por sete anos se quebrarem um espelho.
Não passar debaixo de uma escada aberta, pois sua forma de triângulo simboliza a Santíssima Trindade e entrar nela é sinal de má sorte, assim como a sexta-feira treze.
Presente na maioria das regiões temperadas e subtropicais do planeta o trevo (Como já diz seu nome) normalmente produz apenas três folhas.
Considera-se então ao encontrar um trevo de quatro folhas, a pessoa terá muito boa sorte, já que o número quatro é considerado mágico em muitas culturas.
Já para ter boa sorte, devemos carregar um pé de coelho que era um animal considerado um talismã pelos chineses no século VII A.C.
Magos são seres humanos com poderes mágicos. Geralmente correm perigo de vida ao nascer. Há magos em lendas de diferentes países.
Algumas regiões têm como amuleto as carrancas, adornos talhados em madeira que na maioria das vezes enfeitam casas e barcos.
Já em outras partes do nosso país os talismãs são: as figas e os cristais.
Uma das culturas sobre ferraduras diz que: Colocada atrás da porta espanta coisas ruins.
Temos ainda os gnomos, que são simpáticos velhinhos, que vivem debaixo da terra, transformam rochas em cristais e dão brilho e cor a pedras preciosas.
Para afastar sua má sorte e atrair coisas boas, é preciso crer nos anjos, e ter fé.
|