INTRODUÇÃO
“Deus existe em todos os homens, mas nem todos os Homens estão nele. Por isso, eles sofrem”. Explicar o início do Mundo pelas mãos divina explicando também as consequências da desobediência do Criador. A Dom Bosco, assim, apresenta um carnaval inspirado nas Maravilhas da criação até o Caos da Humanidade.
Sinopse
Setor 1 – A triunfal criação da Terra, um presente de Deus para os Homens!
No início, Deus criou o Céu e a Terra, a Terra era vazia, sem forma, dominada pelas Trevas e coberta de água. O Espírito de Deus flutuava pelas águas. Mas, a partir do momento que Deus disse. “Haja Luz! Ela apareceu”. Dando início a sua sábia e triunfal criação. E separou as luzes das Trevas, criou o firmamento dando-lhe o nome de Céu. Fez a Terra germinar. Criou as plantas e seus frutos. Animais de todas as espécies e criou o Homem a sua imagem e semelhança. Colocou o sol no céu para governar o dia e a lua para governar a noite. Povoou as águas de peixes e o Céu de Pássaros e após dias de trabalho entregou nas mãos do Homem toda a sua maravilhosa, perfeita e triunfal criação. Como presente de Deus, para de tudo desfrutar e ser feliz. E no sétimo dia o criador pode descansar e observar toda sua criação...
Setor 2 – Caos Atual
Ao longo da história da perfeita criação e construção do mundo, o homem pegou o caminho contrário a exemplo de Deus. E se perdeu no pecado, na ambição e ganância durante toda a sua evolução histórica até os dias atuais. O Homem vem se destruindo e desagradando a Deus cada vez mais. E, em função das mudanças ocorridas na sociedade atual, podemos detectar um conjunto destrutivo de novos pecados adaptados a era da globalização. E aqui citaremos alguns dentre vários...
-
Guerras civis e militares, causando dor e destruição a toda a humanidade
-
Aquecimento Global, devido o desmatamento e queimadas o homem provoca desequilibrio no planeta, com derretimentos nas geleiras e muito mais...
-
Injustiça Social: o capitalismo em muitos países, uma má distribuição de renda, deixando a margem da sociedade grande parcela da população (os excluídos sociais). Algumas pessoas concentram bilhões de dólares, enquanto outros não tem nem o que comer.
-
Geração de pobreza: a pobreza e a miséria estão espalhadas pelo mundo, muitos por interesse e ambições pessoais contribuem para geração dessas condições sociais e caóticas, são milhões de pessoas morrendo em hospitais públicos, expostos e vítimas das drogas e violência.
-
Transporte público: O povo sofre com preços abusivos e a falta de condições de uso, provocando a ira e levando o povo as ruas reinvidicando pedindo melhoras e mudanças...
-
Falsos Profetas: a humanidade sofre e seus espíritos carecem de conforto e muitos são os usurpadores espirituais (falsos profetas) que se aproveitam dessa fragilidade humana, usando a palavra e os ensinamentos de Deus para benefícios próprios, conduzindo de forma maldosa a fé das pessoas e, que ao invés de aproximar, afasta de Deus, destruindo assim palavras e ensinamentos do Criador.
Setor 3 – SOS A Terra pede Paz, Amor e União aos Homens de Bem para o Mundo Ideal
É possível um mundo ideal? Sim. Se o homem conseguir entender que tudo que Deus criou foi para todos que existem na terra, água e comida para toda a humanidade. Se Deixar de lado o egoísmo do “ter só pra mim” e passar a enxergar com os olhos da solidariedade.
O mundo tem jeito? Sim. Basta a humanidade se unir e buscar sempre o bem comum, ser solidário, promover paz, amor, união, ser digno, dividir seus conhecimentos e procurar perceber quando e como o próximo está precisando. Quanto mais solidário você for, mais rico ficará. E esse é o caminho para a construção de um mundo novo. Então, é hora de encher o peito de amor e se transformar em um anjo salvador, abraçando todas as Ong’s, sem exceção, “onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver desespero que eu leve a esperança”... É a hora de fazer o ser humano renascer, então, seja um anjo na vida de seu irmão. Vamos arregaçar as mangas e não esperar pelo Governo, escola, sistema... Mas participar juntos para resgatar o próximo da escuridão. Acredite, é possível sim! Temos que criar condições para a humanidade ter moradia digna, pois até o pardal encontrou casa e a andorinha ninho pra sua prole” Salmo 84.
Precisamos de saúde pública para o nosso povo se cuidar e não morrer na fila de espera. Trabalho para todos, pois o trabalho constrói o homem, temos que incentivar cada vez o trabalho das cooperativas que buscam a melhoria de renda familiar. E é sempre bom lembrar que a Escola, o conhecimento, é a base para a formação de um cidadão. Com educação, esporte, cultura e lazer, com certeza, esse é o princípio de um mundo melhor. Na cidade, no campo, no país. A natureza e o Homem, em total equilíbrio de convivência, respeito e preservação. Onde nossos rios correm e respiram livremente, flores brotam, o verde transborda de esperança e os homens de bem protegem o mundo ideal com as mais poderosa de todas as armas: A paz, o amor e a União. Louvado seja Deus sobre todas as coisas!
|