
INTRODUÇÃO
Para o Carnaval 2013 a TUP apresenta o enredo "DAS ASSOMBROSAS LENDAS AS FESTAS POPULARES... VIVA O NORDESTE”.
O Enredo nos remete a interpretação dos medos e curiosidades das histórias lúdicas, as chamadas lendas folclóricas, à alegria e criatividade de algumas tradicionais festas populares da Cultura Nordestina do Brasil.
Setor 1 - Lendas e Assombrações
Lendas e assombrações tratam de uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Na época da oralidade, as populações não davam muita importância à verdade, aceitavam as histórias contadas sem discutir, se elas eram verídicas ou não. Como diz o ditado popular, "quem conta um conto, aumenta um ponto".
Boitata - O nome boitatá vem da língua indígena e quer dizer "cobra de foto". Diz a lenda que durante o dia o boitatá não enxerga nada e a noite ele tudo.
Alamoa - vulto de mulher linda, loura que aparece para dançar na praia iluminada com relâmpagos de tempestades próximas, quando os homens se apaixonam, se aproximam, ela se transforma em caveira.
Lobisomem - segundo a lenda o lobisomem é um ser, resultado de uma reza poderosa, feita em uma sexta-feira de lua cheia, a fusão do homem com o lobo.
Saci-Pererê - O Saci é um menino negro, danado e levado que está sempre aprontando travessuras. Usa um gorro vermelho e está sempre com o cachimbo pulando com uma pera só. É segundo os indígenas, o guardião das florestas.
Negro D'água assombração do Rio São Francisco, baixo, troncudo, musculoso, muito forte, tem a pele cor de bronze e um olho só no meio da testa. Agarra o fundo das canoas e barcos até os virar.
Setor 2 - Festas tradicionais, Fé e Costumes da Região Nordeste
"Eita terra festeira,
de gente bonita
que dá no em pingo d'água
que agita, que agita..."
(Daniela Mercury)
Vem dançar o São João "Festa Junina"
|