::.. CARNAVAL 2011 - G.R.C.E.S. X-9 PAULISTANA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  05/03/2011
Ordem de entrada:  5
Enredo:  De eterna criança a embaixador da esperança...Renato Aragão, Didi Trapalhão !
Carnavalesco:  Rodrigo Cadete e Flavio Campello
Grupo:  Especial
Classificação:  10º
Pontuação Total:  267,50
Nº de Componentes:  3800
Nº de Alegorias :  5,
Nº de Alas :  26
Presidente:  José Manoel Gaspar
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Augusto
Intérprete:  José Paulo Sierra
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  Joana Machado
Mestre-Sala:  Renato Trindade
Porta-bandeira:  Karina Zamparolli
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Samba Enredo
COMPOSITORES: RIFAI/ PÊ/ XAVI/ CRIS/ J. VICENTE/ ALEMÃO DO CAVACO

 

Sou com orgulho nordestino

Desde menino lutei por ideais

Irreverente deixei meu Ceará

E na bagagem a missão de alegrar

Super-herói, engenheiro do sorriso

É possível sonhar, sorrir, cantar

Pois brincar é preciso

Entrei em cena e sente toda a magia

Ao vestir a fantasia de um eterno trapalhão

Muito prazer, eu sou Renato Aragão

 

Na palma da mão! Olé, Olá

Brincadeiras, gargalhadas pelo ar

Cavaleiros da alegria, de tantas emoções

Companheiros trapalhões

 

Criança, quanta ternura no olhar!

Tem o dom de encontrar a felicidade

Tão pura, essa pequena semente

Tem os seus direitos pra viver o amanhã

É nossa obrigação

Dar saúde, educação, paz e amor

Eis a grande questão

Faz meu coração defender a infância

E para sempre orgulhar quem me fez coroar

Embaixador da esperança

 

Ô da poltrona, levanta aí

Entra na dança, vem se divertir

Como é doce ser criança

Com a X-9 e a turma do Didi.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Rodrigo Cadette e Flavio Campello

 

Dos seios do sertão
Vem nosso eterno trapalhão
Se ser criança é sonhar e viajar nas estrelas
Veremos mais um herói, o Embaixador da Esperança.

Primeiro setor: A Terra Mágica!!!

“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.” Albert Einstein

”A imaginação tem todos os poderes: ela faz a beleza, a justiça, e a felicidade, que são os maiores poderes do mundo.” Blaise Pascal

”O homem que não tem imaginação não tem asas.” Muhammad Ali

A vida é feita de sonhos e imaginação.

Estes dois elementos são capazes de fazer sorrir, chorar, criar sentimentos, histórias e personagens, uma junção de idéias que faz do ser humano um ser especial, um ser capaz de imaginar e fantasiar suas emoções.

Mentes brilhantes trabalham noite e dia em busca de fazer do dia a dia de milhares de crianças melhor, e uma destas mentes se destaca neste carnaval, a de um eterno garoto, a mente de um trapalhão que veio do Ceará em busca de um sonho, lutou e venceu, conquistou seus ideais e hoje faz da história de milhares de crianças o reflexo de suas conquistas.

Entre festas e fitas, cores e encantos, sombrinhas e elementos de um rico folclore cearense, Renato Aragão, expressão maior do riso e da comédia brasileira cresceu, sob o olhar das rendeiras do universo, que tecem a vida de cada pessoa.

A vida deste homem recebeu um fio especial, e foi tecida com orgulho por sua terra, que hoje, se orgulha de seu filho, se orgulha de seu garoto, o mago da alegria, o mosqueteiro da esperança.

Gira a bola, roda o pião, canta a ciranda mais bela que está presente na história desta terra de mitos e magias que é o Ceará, que revelou ao mundo o mais querido trapalhão.

Sob as ondas de energia que banha este estado glorioso, nosso enredo vai começar, e em pleno carnaval o cidadão hoje irá se coroar.

Carnaval que gerou o samba, que deu frutos, raízes fortes que hoje vem cantar em prosa e verso a mais bela história infantil, embarcando em uma viagem fantástica pelo mundo da fantasia, mesclando a realidade com a inocência, abrindo os portais deste mundo encantado, guiado por seres “divinos” que mostram que sonhar é possível e brincar é preciso…

Segundo setor: Brincar é Preciso…

”Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo…” Carlos Drummond de Andrade

“Nas brincadeiras, uma criança age de acordo com sua visão do mundo.” J.Piaget

”Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.” Nana, 103 anos

Se todos cirandavam, volta e meia era dada com graça e alegria, histórias e mitos do folclore a serem lembrados com bom humor e respeito… É preciso brincar…

E se brincar é preciso, este mundo encantado, de alegria e imaginação, proporciona a seus habitantes durante todo o tempo, os mais belos momentos, onde a inocência é vista em uma bater de asas de fada, onde a fé se depara com a realidade de um povo que busca na infância a inspiração para cantar seu grande guerreiro. Um mago, que neste mundo encantado usava de seus super poderes para alegrar e criar sorrisos, entre dados, bolas e piões, ele faria de sua vida, uma dedicação, uma prova de amor, aqueles que não teriam o tamanho pára responder pelos seus atos, mas teriam dentro de si o tamanho da verdade, para responder aos atos daqueles que já sobrepõe a verdade pelo tamanho.

O mago do circo, o mago do sorriso, o mago da inocência, o palhaço das crianças que teria a missão de protegê-las dentro ou fora deste mundo. Na verdade o palhaço da infância que levaria para fora deste mundo encantado o direito de brincar, o direito de ser feliz, e o dever de ser um eterno garoto a sonhar.

Terceiro setor: O Encontro dos Quatro Magos, dos Quatro Cavaleiros da Fantasia.

“Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae.” – “O humor é necessário para a vida humana.” S. Tomás de Aquino

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.” William Shakespeare

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.” Martin Luther King

Guiado pelos guardiões deste mundo infantil, nosso mago, é revelado a um mundo real, onde as pessoas precisavam sorrir. Precisa, através do que sabia fazer de melhor, proporcionar alegria ao mundo real, com humor inocente, debochado, irreverente… Transformando a realidade em fantasia, em alegria, em riso sincero e inocente, às vezes até mesmo debochado!

Um mundo onde as pessoas clamavam pelo sentimento da alegria.

Ele então se juntou a mais três magos, três cavaleiros da paz, que uniriam suas forças para fazer com que este sentimento de alegria brotasse como uma flor dentro de cada pessoa.

O quarteto estava formado… Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, sua missão: proteger e alegrar àqueles em que a voz ainda não é ouvida. Para isto receberam de presente um dom: o dom da comédia, do humor, pois desta forma poderiam falar a linguagem dos inocentes.

Comunicando, sorrindo e fazendo trapalhadas, o quarteto, foi responsável por alegrar as pessoas durante os domingos, através da caixinha mágica, que todos chamam de televisão. São campeões de bilheterias, ao levar a sua mensagem através das grandes telas da sétima arte, que no mundo real chamamos de cinema!

Foram palhaços, foram heróis, foram magos do povo, foram seres de luz, que com maestria realizavam a arte de fazer sorrir. Nos fizeram viajar com Ali Babá, com Aladim, com Robin Hood, com Simbad… Nos levaram por lugares jamais imaginados! À Ilha do Tesouro, ao Planalto dos Macacos, às Minas do Rei Salomão, à Serra Pelada, à Oroz e até à Compadecida! Nos proporcionaram encontros com príncipes e princesas, reis e rainhas inventados… O dom de criar gargalhadas de transformar o palco da vida no verdadeiro palácio da alegria.

Tanto nas telinhas, quanto nas telonas… Os Trapalhões nos encantaram com sua alegria, com sua história e suas estórias… Manter-nos a pureza e a inocência nos risos e sorrisos por conta de suas maravilhosas trapalhadas!

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias… Os quatro Cavaleiros da Alegria, ou seria… Fantasia! O que importa é que a missão do quarteto fantástico nacional foi cumprida, e muito bem cumprida!!!

Com parte da missão cumprida, dois destes cavaleiros foram chamados de volta ao mundo mágico, mas os que permaneceram, continuam sua constante vigília por um mundo melhor, jamais esquecendo a verdadeira missão: preservar a chama acesa nos inocentes e pequenos corações…

Quarto setor: As Mazelas do Mundo, os Monstros da Vida Real.

”A maldade é uma invenção humana.” John Marsden

“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” Albert Einstein

“Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes.” Marquês de Sade

O mundo ainda oferece perigos, e as crianças estão hoje a mercê de bruxos e bruxas, que refletem a maldade em suas faces. Monstros cercam o dia a dia destes pequenos frutos de nossas vidas, tentando e assediando a pureza existente dentro do coração cheio de vida e energia daqueles cuja proteção esta ameaçada.

Um monstro tentador, que se utiliza de meios para seduzir com suas mentiras, um monstro tentador, que usa de meios obscuros e está em todos os lugares. É preciso dar um basta, é preciso dizer não. As Drogas são hoje uma realidade neste mundo o qual devemos proteger. Lugar de criança é na escola, aprendendo e brincando, e não trabalhando.

Nosso herói trapalhão fez com que os direitos das crianças fossem ouvidos e respeitados, vence o grande monstro, ao lado de defensores, amigos, que se juntaram a ele, na luta por um mundo melhor.

Quinto setor: A Conquista e Coroação do Embaixador da Esperança.

”Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.” Monteiro Lobato

”Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la.” Marina Tsvetana

”No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver.” Cláudio Nucci

E se a criança tem o seu direito, ele deve ser respeitado. Toda criança tem o direito de brincar, estudar, ter uma família, de ser compreendida e protegida. E se é um direito, ele deve sim ser respeitado, ao lado da UNICEF, ele desempenha seu papel humanitário, cria oportunidades de uma vida melhor e desenvolvimento social. Toda criança tem o direito de crescer ao lado de sua família, tem o direito à saúde, o direito à educação, o direito à diversão, toda criança tem o direito de ser feliz, de ter oportunidades e respeito. Toda criança tem o simples direito de brincar… Direito de ser criança!!!

Comoveu o Brasil e o mundo. Fez do Criança Esperança uma realidade, aplaudido de pé ano após ano, alcançando seus objetivos.

Do alto, das mãos de Deus, ele um dia derramou suas bênçãos sobre àqueles que buscam o amor, a paz e a tolerância.

Hoje reconhecido, nosso mago, Renato Aragão, recebe o titulo de Embaixador da Esperança, em um momento magistral, desvendando o “X” da questão, revelando ao mundo que todos temos uma criança adormecida dentro de cada coração, e que basta olhar pra dentro, ouvir os nossos sentimentos, deixar com que o sonho vire realidade.

Pois é preciso sonhar… é preciso brincar… é preciso ser feliz.

ELEMENTOS DO DESFILE

Retirantes da Alegria

A TERRA MÁGICA NO NORDESTE DO BRASIL!

Sertanejos da Ilusão

O Reisado

Brincantes do Reisado

Bumba-Meu-Boi

O Rei e Rainha do Maracatu

Romeiros de Padre Cícero

Bandeiras e Balões, Pula Fogueira… Viva São João!

Rendeiras do Universo

Entre Bolas, Pipas e Piões…

BRINCAR É PRECISO…

O Inocente Palhaço

Pintando o Sete…

Heróis do Imaginário

Um Reino Encantado

A Caixinha Mágica: Televisão

Campões de Bilheteria: A Sétima Arte -- Cinema

OS QUATRO CAVALEIROS DA FANTASIA…

A Maldade e a Crueldade – A Violência

O Monstro da Pedofilia

O Trabalho Infantil

As Drogas

A Fome e a Miséria

OS MONSTROS DA VIDA REAL…

Brincar Agora é Lei…

Saúde…

Educação…

Fartura…

Felicidade

Paz e Amor

COROAÇÃO E ACLAMAÇÃO DO EMBAIXADOR DA ESPERANÇA: RENATO ARAGÃO!

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. X-9 PAULISTANA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados