::.. CARNAVAL 1995 - G.C.R.E.S. UNIDOS DE VILA EUTÁLIA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  26/02/1995
Ordem de entrada:  3
Enredo:  Jano o Mês Que Virou Festa
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  Seleção - A
Classificação:  2º
Pontuação Total:  87,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: MELÃO/ NINO/ MARQUINHOS BOY

 

SURGIU NUMA ERA ROMANA

O SENHOR DA ETERNIDADE

CONSIDERADO O INVENTOR

DOS SEGREDOS DAS SETE CHAVES

JANO O SEU NOME CONSAGROU

PADROEIRO DA HONESTIDADE

ABRE AS PORTAS PARA O AMOR

SÓ TRAZENDO FELICIDADE

 

VIRA, VIRA CALENDÁRIO, Ô DEIXA GIRAR

VIVA JANO QUE A MINHA ESCOLA VEM LEMBRAR

 

É TRADIÇÃO, É PRIMEIRO DE JANEIRO

MUITO OTIMISMO, VEJO O POVO A SONHAR

BEBO CHAMPAGNE, SIMBOLIZO A BELEZA

VESTINDO BRANCO O ANO NOVO FESTEJAR

REISADO ENCANTOU MEU CORAÇÃO

TEM ORIGEM NAS GERAIS, NO MEU SERTÃO

PALHAÇOS, COLOMBINAS, PIERRÔ

REPRESENTANDO AS FOLIAS DIVAGOU

 

MAS LAMARTINE Ô... ILUSTRE COMPOSITOR

JUNTO COM ARI BARROSO

AS SUAS MARCHAS DIVULGOU

 

É DIA DE FESTA SOU MAIS A VILA

E VIVO A TE PRESTIGIAR

OXOSSI CAÇADOR, SAGRADO AO PROFANO

ABRA OS CAMINHOS NA AVENIDA ESTE ANO

 

E HOJE A VILA EUTÁLIA É SÓ PAIXÃO (SEDUÇÃO)

PARABÉNS MINHA SÃO PAULO

CORAÇÃO DESTA NAÇÃO.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Comissão de Carnaval

 

APRESENTAÇÃO

"Jano é um deus exclusivamente romano, e segundo a mitologia, é dedicado ao mês de janeiro. Ele representa o início de tudo, assim como o mês de janeiro é o começo do ano solar. Jano foi considerado o inventor das fechaduras, daí a chave, seu símbolo. Tinha sob o seu poder os caminhos do mundo sendo necessária sua presença a frente de qualquer evento. Era também chamado de "Senhor da Eternidade". Em nossa Escola ele se apresenta como um ilustre visitante trazendo festas ou fatos ocorridos no pioneiro mês. Vira, vira festa... Viva Jano... Deixa o calendário girar.

1ª PARTE - ANO NOVO, NOVA VIDA (1º DE JANEIRO)

Tradição brasileira, a chegada do primeiro do ano é comemorada com champagne, vestes brancas e muita folia, aliás, a tradição das roupas brancas simboliza a limpeza, a renovação da alma para a entrada do novo ano. A sorte stá lançada, o "Adeus ano velho" é cantado por todos sob o afeito do otimismo e que nos próximos meses tudo se realize. Os contrastes sociais do Brasil, permite que esta confraternização seja realizada de maneiras diferentes. Normalmente o povo festeja em torno de fartas mesas com muita dança e música, fogos em profusão e até manifestações de diferentes religiosidades. As camadas sociais mais privilegiadas chamam o evento de "Reveillon" e os festejos são comemorados em salões requintados, até com pompas de carnaval, onde os presentes se fantasiam ou se vestem a caráter.

2ª PARTE - AS FOLIAS DE REIS (6 DE JANEIRO)

Grupos de pessoas percorrem determinadas regiões, cantando ao som da viola com a finalidade de angariar donativos para os festejos. Diversos desses grupos apresentam palhaços, os quais, muitos interpretam como representando os espiões de Herodes, posteriormente convertidos ao cristianismo.

Com características teatrais, as "folias de reis" ou "reisados" fazem parte do chamado "ciclo do natal", tem maior expressão no Nordeste do Brasil, ainda que também encenados em Minas Gerais e São Paulo. Suas origens remontam o vasto ciclo de representações derivadas da "Janeiras" e "reis" portugueses, autos comemorativos da natividade. As indumentárias são artisticamente preparadas, capas de cetim, espelhinhos brilhantes, chapéus ornamentais com flores e fitas coloridas.

3ª PARTE - LAMARTINE, GRAU DEZ (10 DE JANEIRO)

O dia 10 de Janeiro é uma data especial para os fãs das marchinhas carnavalescas, foi nesta data, no ano de 1904 que nasceu Lamartine Babo (Lamartine Azeredo Babo). O compositor e cantor obteve o seu primeiro sucesso com a marcha-rancho "Foi Você" (1925). Em 1930 lançou junto com Ari Barroso "No Rancho Fundo". Ingressou no rádio em 1929 e, durante a década de 30 dedicou-se principalmente à composição de marchas carnavalescas, tendo vencido vários carnavais no Rio de Janeiro. Seus sucessos são: "O Teu Cabelo Não Nega" (1932), "A E I O U" (1932), "Linda Morena" (1933), "Grau Dez" (1935), entre outros. Os salões repletos de pierrôs e colombinas fariam destas composições a imortalização do grande compositor.

4ª PARTE - UM TRIBUTO À OXOSSI (20 DE JANEIRO)

Oxossi é o orixá da caça e tem como símbolo um arco e uma flecha de ferro fundido. Seu dia da semana é consagrado, é quinta-feira e é sincretizado na Bahia com São Sebastião. Seus adeptos levam colares de cor verde, um sinal de devoção. Oxossi tem importância fundamental na religião afro brasileira (umbanda) por diversas razões, uma delas é de ordem material, já que torna as caças frutuosas e garante a alimentação abundante. Uma outra é de ordem médica, porque os caçadores estando muitas vezes na floresta entram em contato com Ossaim, divindade das folham medicinais e guardião de Oxossi. A terceira é de ordem social, porque é quase sempre um caçador que, sob a proteção deste orixá, descobre um local favorável à instalação de uma fazenda ou início de uma nova cidade, quando está perseguindo uma presa.

5ª PARTE - DUAS VEZES PARABÉNS (25 DE JANEIRO)

A fundação da cidade de São Paulo deve-se aos bandeirantes e sobretudo a dois jesuítas: José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, que fundaram o Colégio de São Paulo em 25 de janeiro de 1554. Hoje, uma das maiores metrópoles do mundo tanto no campo comercial, político e cultural, mas no dia 25 do mesmo mês, quatrocentos e trinta anos depois, surge o G.R.E.S. Unidos de Vila Eutália (25/01/90), fruto de pessoas destemidas como o presidente Jacinto, cujo lema é valorizar cada vez mais a cultura brasileira. Encerramos nosso desfile em ritmo de festa parabenizando, nossa querida cidade e nossa simpática escola de samba. Duas vezes parabéns... É o que desejamos de todo coração.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.C.R.E.S. UNIDOS DE VILA EUTÁLIA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados