::.. CARNAVAL 2007 - G.R.C.S.E.S. VAI-VAI................................
FICHA TÉCNICA
Data:  17/02/2007
Ordem de entrada:  02
Enredo:  O 4º Reino - O Reino do Absurdo
Carnavalesco:  Chico Spinoza
Grupo:  Especial
Classificação:  3º
Pontuação Total:  297,50
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Tobias
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Tadeu
Intérprete:  Vaguinho
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Paulinho
Porta-bandeira:  Paulinha
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

COMPOSITORES
Compositores: Zé Carlinhos/ Naio Denay/ Vagner Almeida/ Danilo Alves
 
EM BUSCA DO SABER EU NAVEGUEI
VI OBRAS DIVINAIS
BENDITO SEJA DEUS NOSSO SENHOR 
O CRIADOR DOS REINOS NATURAIS
BELEZA, A FORÇA E A RIQUEZA DESSE CHÃO!
A ÁGUA PRA VEGETAÇÃO É FUNDAMENTAL
O VEGETAL PRO ANIMAL, É ALIMENTO, É PROTEÇÃO
e O HOMEM EM SUA EVOLUÇÃO
CRIOU O REINO DA CONTRADIÇÃO
 
OURO NEGRO EU QUERO VER JORRAR
ESSE BEM QUE FAZ O MAL, TRAZ GUERRA
ESSA ENERGIA QUE FAZ A TERRA GIRAR
É O MARCO DE UMA NOVA ERA
 
VALEU! A PLASTICIDADE FOI BEM VINDA
HOJE TÃO PRESENTE EM NOSSAS VIDAS
Dá MAIS SIMPLICIDADE AO NOSSO DIA A DIA
MAS NÃO VALEU, CHEGA DE LIXO E POLUIÇÃO
SUA DIFÍCIL DECOMPOSIÇÃO
A MÃE NATUREZA NÃO PODE ESPERAR
O MEU "VAI VAI" NESSA AVENIDA ABRE O CORAÇÃO
E PEDE AO POVO CONSCIENTIZAÇÃO
QUE É PRECISO PRESERVAR
O NEGOCIO É RECICLAR
 
É FESTA, É CARNAVAL
"SE LIGA NESSA" QUE O ALERTA É GERAL
COM MUITO ORGULHO A SARACURA
MOSTRA PRO MUNDO QUE O PLANETA TEM CURA
EU SOU "BIXIGA", QUERO VER QUEM ME SEGURA.
 

SINOPSE DO ENREDO
Carnavalescos
Carnavalesco: Chico Spinoza

OS REINOS DA CRIAÇÃO :

O poder e o esplendor da natureza, estampados em suas colossais dimensões divinas, podemos vislumbrar e quantificar plenamente na realidade em que vivemos. Um mundo diversificado, multicor e encantador, porém naturalmente guiado por um fio de lógica e precisão nos espetáculos que a Mãe Natureza propicia no desenrolar dos séculos.

Seja nos suaves vôos migratórios, nas jornadas sazonais dos animais, no cio previamente estabelecido e regularmente cumprido ou, no próprio cio da Terra que nos proporciona o alimento que mantém a vida e enchendo os celeiros do mundo, após a benção das chuvas.

Vemos e nos encantamos com a conexão e a subserviência dos reinos da natureza, tocados por mãos e inspiração divinas a permitir e manter a graça da vida. Estes reinos existem e sobrevivem uns pelos outros numa epopéia telúrica, quase incompreensível, mas deslumbrante, que estimulam regimentos de estudiosos e cientistas numa batalha infindável para desvendar-lhes os segredos.

Assim o REINO MINERAL sustenta o globo terrestre como um esqueleto gigantesco e poderoso, dele emanando os complexos e ricos nutrientes que mantém o REINO VEGETAL com os veios fluídos de água fresca e saudável.

Uma miríade de tipos de rochas, cristais e pedras preciosas, minerais e substâncias químicas, elementos até há pouco tempo desconhecidos e hoje integrados no nosso cotidiano, como os metais raros e o petróleo... a riqueza e o sustentáculo do mundo moderno.

O REINO ANIMAL totalmente dependente do reino vegetal, tanto para sua alimentação como para proteção é um espetáculo comovente de interação entre os animais e as plantas. O ninho de um pássaro ou o salto fantástico de um macaco nas ramagens das florestas e a oferta generosa de flores e frutos nos dá uma tênue idéia da lógica da cadeia alimentar e da maestria da Mãe Natureza conduzindo a grande obra da Criação.

O HOMEM no topo dessa cadeia também é, e não poderia escapar à lógica mencionada, dependente desses reinos precedentes dos quais tira seu sustento e sua manutenção. A evolução humana desde suas fases de coleta, caça e agrícola proporcionou paulatinamente uma melhoria de vida, maior longevidade e um aprimoramento técnico científico sem precedentes na sua história.

Suas invenções desde a mais primitiva como o arco e flecha e o domínio do fogo, foi um salto imenso no seu status entre os reinos, facilitando e lhe dando primazia sobre eles. Outras invenções, na seqüência de muitas, como a roda, a pólvora, a mecânica, meios de transporte como barcos, a domesticação de animais e a elaboração de armas poderosas, lhe deram o domínio do mundo.

Ainda nessa seqüência brilhantes mentes humanas passaram a dominar o mundo microscópico e científico manipulando os elementos da natureza criando novos remédios, novos materiais e novos campos de pesquisa.

No reino da internet e o mundo moderno essas pesquisas aliadas à informática estão criando não apenas novas descobertas, mas outros totalmente distintos reinos não previstos na grande obra da Criação.

Este mundo formado agora por reinos e reinos, como o da CIÊNCIA com suas inumeráveis formas de desenvolvimento e assombrosos resultados; o reino ESPACIAL com seu ultra-avançado campo de pesquisa interplanetária, que suscita até mesma incredibilidade nas suas conquistas.

Fruto também dessa grande evolução científica está a pesquisa para elaboração de novos materiais e nenhum deles se sobressaiu e se amalgamaram tanto aos costumes humanos, solucionando-lhes problemas como o PLÁSTICO , outorgando ao homem o mérito da criação do 4º reino ao longo de sua história natural, o REINO DA CONTRADIÇÃO entre a EVOLUÇÃ O e a DESTRUIÇÃO , desde o LÁTEX da seringueira até as contemporâneas descoberta científicas do PETRÓLEO e dos BIOPOLÍMEROS e sua grande importância econômico-financeira para o mundo.

Foi o ponto de partida para a criação do 4º REINO – “O REINO DO PLÁSTICO”.

O mundo hoje já se habituou à sua presença e, de fato, o plástico é onipresente em todos os setores da vida humana, desde seus brinquedos, vida estudantil, medicina-hospitalar e domiciliar até em seus transportes e construções.

Mas tal aparato de soluções fantásticas que ele propicia traz em si a agravante da poluição, por ser material indestrutível, contamina as águas e o solo prejudicando a saúde do planeta e deste já podemos ouvir: “Chega de Lixo!”.

Elementos orgânicos voltam naturalmente ao estado mineral incorporando-se ao solo, mas para o plástico a única solução é a RECICLAGEM , com todas suas vantagens financeiras, evitando o excesso de lixo doméstico e industrial que comprometeria em pouco tempo a vida na Terra.

O 4º REINO - O REINO DO PLÁSTICO:

O GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL ESCOLA DE SAMBA VAI - VAI abre as portas do 4º Reino para o mundo mostrando as passagens da história que marcaram o surgimento deste fabuloso produto, de beleza indescritível, e reconhecido mérito de praticidade no mundo moderno.

A viagem do reino do plástico começa com a estupefação do homem ocidental perante os poços de petróleo incandescentes na região da Armênia na Ásia Menor. Na fantástica viagem de MARCO PÓLO ao Oriente em direção à China descrevendo “uma fonte da qual jorrava óleo negro” e não imaginou o quanto aquela descoberta transformaria o mundo. Óleo generoso que gera tantos benefícios, mas também sua contradição que é a GUERRA .

Entre tantas riquezas e conhecimentos que MARCO PÓLO trouxe do Oriente para a Europa temos o advento da tecnologia petroquímica, fundamental para o funcionamento de todas as áreas da grande estrutura de organização das nações modernas.

A China hoje é uma importante exportadora mundial de seus fascinantes produtos, principalmente os produtos do cotidiano contemporâneo descartáveis.

Taiwan exporta para o resto do mundo uma enorme quantidade de produtos plásticos, hoje necessários para a vida moderna e prática, criando uma dependência no homem em sua utilização gerando algo muito ruim ao planeta: a POLUIÇÃO . Este é o fantasma da morte do mundo natural colocando em risco a própria sobrevivência das espécies e da natureza, condenando o homem à sua extinção.

A difícil decomposição dos plásticos, que dura de 40 a 60 anos, está formando uma nova crosta na Terra, poluída e venenosa que prejudica a interação entre os reinos e ao homem.

Uma grande chance de vitória contra sua própria destruição é a mais recente invenção da ciência que está produzindo o plástico biodegradável denominado “BIOPOLÍMERO” , que é ingerido pelas bactérias do solo incorporando os materiais de sua composição: MOLÉCULAS DE AMIDO, polímero de origem vegetal (milho, mandioca, batatas e cereais), resultado da união de moléculas de açúcar.

Este plástico aliado à reciclagem do plástico petroquímico seria a reversão da prevista morte do planeta, beneficiando a vida do homem e da natureza.

A resposta às enchentes, ao veneno nos rios, ares e mares a palavra de ordem é REUTILIZAÇÃ O , REAPROVEITAMENTO e RECICLAGEM , antídotos presentes na nova mentalidade que a VAI - VAI pretende implantar no homem-cidadão contemporâneo e em sua descendência.

Este é o grande grito de alerta que vamos dar no Sambódromo neste Carnaval de Conscientização do povo.

“ Transformar o plástico é transformar a sociedade ” – Com esse tema importante e fundamental desfilaremos com a doce intenção de proporcionar um engajamento do público a favor de uma melhor condição de vida urbana e solução para as grandes catástrofes que acometem a natureza.

O MUNDO RECICLÁVEL :

Nossa história atingiu o ápice de tolerância em relação ao uso das riquezas naturais que promovem o desenvolvimento das culturas globais das nações, sua agricultura, seu comércio, suas ciências e principalmente suas indústrias. Por isso o desenvolvimento da indústria da RECICLAGEM passa a ser preponderante na reversão da destruição às fontes não renováveis de energia do último século, eliminando o impacto ambiental causado pelo descarte indevido das embalagens, próprias do mundo moderno, que acabam em aterros e lixões, cujas capacidades estão próximas da saturação.

O PET que é um polímero termoplástico, por reunir características como brilho, transparência, leveza e segurança, transformou-se rapidamente na embalagem ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo os custos de transporte e tornando esses produtos mais baratos e acessíveis ao consumidor.

Aqui no Brasil há apenas uma década as garrafas passaram a ser produzidas em grandes volumes.

Não é só o consumidor que ganha com o uso do PET , o meio ambiente também. Por ser extremamente leve facilita o transporte proporcionando grande economia de combustível. É totalmente inerte, isto é, não interage com o solo ou com a água e não libera substâncias tóxicas.

O PET é 100% reciclável. A indústria detém a tecnologia em três métodos comprovadamente eficientes: a RECICLAGEM ENERGÉTICA que é o reaproveitamento da energia gerada pela incineração do material, aquecendo caldeiras e fornos ou mesmo gerar eletricidade em usinas termoelétricas. A RECICLAGEM QUÍMICA – processo no qual as matérias primas originais são extraídas e novamente reutilizadas. A RECICLAGEM MECÂNICA – método predominantemente utilizado no Brasil, onde as garrafas são moídas, lavadas e secas, resultando nos flocos da garrafa que podem novamente ser utilizadas na transformação, contribuindo significativamente para a geração de trabalho e renda. As fábricas empregam técnicos, engenheiros e milhares de trabalhadores na linha de produção. E o mais importante, de forma indireta, mais outros milhares de pessoas vivem da reciclagem – COLETANDO OS RECICLÁVEIS , fazendo a triagem, prensando e comercializando as sucatas para as indústrias que absorvem os materiais descartados, barateando o processo e tornando os produtos cada vez mais acessíveis.

A VAI-VA I neste Carnaval inicia uma grande e permanente campanha de conscientização dando seu grito de alerta para a criação de sistemas de coleta seletiva a nível governamental, orientação para a população participar ativamente dos sistemas existentes, identificar os catadores que atuam na comunidade, dirigir suas compras para os materiais passíveis de reciclagem e incentivar a formação de cooperativas de catadores, para que esses materiais não sejam indevidamente descartados e desperdiçados, condenando o meio ambiente. Conclamamos todos para que cumpram sua parte na luta para salvar o Planeta !

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.S.E.S. VAI-VAI
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados