::.. CARNAVAL 2006 - G.R.C.E.S. TORCIDA JOVEM................................
FICHA TÉCNICA
Data:  26/02/2006
Ordem de entrada:  4
Enredo:  Em Festa de Momo, Torcida Jovem Tem Sua Vez
Carnavalesco:  Paulão e Lacunha
Grupo:  2
Classificação:  3º
Pontuação Total:  197,50
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Valdir Henrique da Silva Júnior
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Carlitão
Intérprete:  Rose Miriam
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Bruno Barbosa
Porta-bandeira:  Kelly Azevedo
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Compositores

Compositores: RICARDINHO/ SANDRÃO/ CHICÃO/ MARCIO ROCHA

 

PRA FOLIA DO MUNDO SANTISTA

MINHA BARCA JÁ PARTIU (JÁ PARTIU)

RESTA O TREM DA ALEGRIA

CHEGOU O PARAÍSO INFANTIL

VIVENDO UM CARNAVAL DA ARÁBIA

VEJO A GALERA, PINTANDO O SETE

ERGUENDO AS MÃOS PARA O CÉU

COM AR DE SATISFAÇÃO

AGRADECENDO A DIVINA EMOÇÃO

TEM ZUM-ZUM-ZUM, BATUCADA

BATE O TAMANCO SINHÁ

VIM CONFUNDIR E NÃO PARA EXPLICAR

 

UMA HISTÓRIA MARCANTE

PARA EXALTAR, EM POESIA

É MALANDRAGEM, MAGIA DA FOLIA

DEIXEM O POVO BRINCAR

ROLOU BRASIL DE BRANCO E PRETO, FESTEJAR

 

QUEM ME VIU E QUEM ME VÊ

É A FOLIA DO GORDO PARA VOCÊ

DO SORRISO DA LAGOSTA AO ABRAÇO DO SIRI

TEM ZUEIRA, HOJE É SEXTA-FEIRA

DA ALQUIMIA A MAGIA, ONDE FOI QUE EU ERREI?

VOAM AS ÁGUIAS GUERREIRAS

ME ENCANTAM AS SEREIAS

BRASIL EM FESTA NA TERRA DA GAROA

E HOJE, A NOSSA SORTE ESTÁ LANÇADA

ARICANDUVA É NOSSA CASA

NA LIBERDADE, A VOZ NEGRA ECOOU (OOO)

 

NO SONHO DE MOMO ME ENCANTEI

PRO MUNDO DE MORFEU, VIAJEI

BATE O TAN-TAN, CHORA CAVACO E A VIOLA

ALERTA TORCIDA JOVEM É HORA.

 

SINOPSE DO ENREDO
Carnavalescos
Carnavalesco: Paulão e Lacunha


ANALOGIA

O Grêmio Recreativo Cultural Torcida Jovem do Santos F.C., fundado em 26 de Setembro de 1.969, na cidade de São Paulo, com a finalidade de incentivar e participar de todas as atividades do glorioso Santos F.C. (alvinegro praiano) e da cultura do nosso vasto Brasil.

Desde o começo de nossa fundação, formamos nos estádios de futebol uma grande bateria, que alegrava a grande massa santista; dai a nossa identificação com o samba de São Paulº Foi desta maneira que em 1.978 fundamos o Grêmio Recreativo Cultural Bloco Carnavalesco Torcida Jovem (Cosmo Damião, Celso Jatene, Zuca, Neguinho da Lapa, Zé Miguel, King, Chacrinha, Machadinha, Machadão, Mozart, Vicente, Alemão, Nelsinho, Pedrão, Silvinho, Edson, Betinho da Nenê, Silvinho do Cambuci e Divino). O nosso primeiro desfile foi em 1.979, onde saímos com o tema Folia do Mundo Santista, de autoria de Nelson Crescibene com o samba do grupo da Nenê.

INTRODUÇÃO

O Rei Momo é o personagem mais importante da história carnavalesca, sendo ele o detendor da chave da cidade, a qual abre as portas para os tipos mais variados de sambistas da nossa cidade, autorizando assim os foliões à brincar em neste festejo popular e tradicional chamado Carnaval.

PREFÁCIO

Relato do sonho de Momo

Madrugada de terça-feira de carnaval é manhã, nosso Rei regressa para os seus aposentos reais; e ainda de modo ecoante em seus ouvidos o som das baterias confundem-se com o canto e vozes dos suditos (sambistas), na sua mente às imagens do tremular das bandeiras permanece nos olhos da majestade (Rei).

O cansaço e a fadiga logo chega para tomar conta do corpulento Rei que cai em sono profundo.

Morfeu (Deus do sonho, da fantasia e da liberdade), que tudo vê e tudo sabe ao se aproximar de Momo, dá-lhe como prêmio uma corte, devido ao seu talento e dedicação; tomando-o pelo braço leva-o para o reino dos sonhos.
Que tributo, que homenagem poderia Momo receber? Morfeu como cerimonial do maior e mais notável festejo o carnaval do Brasil presenteia-lhe com um desfile da sua escola mais querida, onde será feito um carnaval só para ele.

1ª PARTE - MOMO NO REINO DE MORFEU

Ao ser recebido no reino de Morfeu, ele ocupa o lugar de honra.

No seu sonho, ele vê surgir, no início da avenida a Escola de Samba Torcida Jovem, que num passo de mágica aparece toda acabada e maravilhosa.

2ª PARTE - ENVOLVIMENTO DAS FANTASIAS NA FOLIA DO CARNAVAL

O carnaval se caracteriza pelo uso de fantasias para os carnavalescos de outras épocas; não poderia haver carnaval sem fantasias , sem a folia nas ruas e sem o comando do Rei, que vem fazer parte da Folia do Mundo Santista, e de imediato convida: Vamos Nessa Barca para não deixar o Trem da Felicidade passar.

3ª PARTE - MOMO NO PARAÍSO INFANTIL

Morfeu concede à Momo uma viagem ao Paraíso Infantil, onde todos vivem o Carnaval das Arábias, então ele se encanta ao ver a galera Pintando o Sete, Olhando para o Céu ele num estado de satisfação parece agradecer Morfeu pela dádiva.

4ª PARTE - BUM BUM SE TIVER MARMELADA TEM ZUM ZUM


Momo em seu sonho vê o Bum Bum (da bateria) , a Marmelada (das brincadeiras) e o Zum Zum (dos foliões), que lhe presta homenagem Batendo Tamanco para espantar o azar, porque Hoje Eu Vim Para Confundir e Não Para Explicar. É o que todos Malandros e Malandragens dá para a Mágia desta Folia pedindo que Deixem Meu Povo Brincar o Carnaval.

5ª PARTE - ROLOU BRASIL

Morfeu o Deus do sonho, mostra para o seu convidado, a ânsia e esperança de todos brasileiros, em possuir um castelo de ouro com uma montanha de dinheiro para gastar, sem ter que se preocupar com a inflação ou com a mordida do leão; assim a Torcida Jovem canta em coro Quem me viu...Que me vê..., mas A Folia do Gordo é ver Do Sorriso da Lagosta ao Abraço do Siri.

6ª PARTE - PORQUE HOJE É SEXTA-FEIRA

O nosso Rei diz Tem Folia, Tem Zueira, Porque Hoje É Sexta-Feira e nesta Alquimia a Mágia da Transformação nos faz perguntar: Nesta Terra de Reis...Onde Foi Que Eu Errei?, e como se fossemos dotados de asas fomos no Vôo das Águias Guerreiras ver Os Encantos e Poesias no Feitiço das Sereias. Embalados nesse sonho imaginamos O Brasil em Dia de Festa e nós fazendo o carnaval de Uma Noite na Terra da Garoa. O que realmente o Rei quê é que seus súditos Façam Suas Apostas! A Sorte Esta Lançada... Na Festa de Momo o Vencedor Será Sempre o Folião!

7ª PARTE - TORCIDA JOVEM UMA APOTEOSE DE CORES E O DESPERTAR DE MOMO

Torcida Jovem é Aricanduva, Terra de Um Povo Guerreiro, Sonhador e Sambista, neste sonho de Momo Será a Voz Negra ou Será Negra a Voz da Liberdade de expressão neste sonho de magiª No momento em que o astro rei faz surgir os primeiros raios de sol vem a vontade de ver nascer um novo dia cheio de esperança em se tornar campeão.
Momo aos poucos desperta com uma bela expressão de felicidade e se vendo no desfile da sua escola querida e como por encanto vê surgir um maravilhoso arco-íris e neste momento saúda o carnaval e todos os baluartes do samba brasileiro.

E momo em alta voz grita: Viva todos os bambas do samba!


FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. TORCIDA JOVEM
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados