::.. CARNAVAL 2001 - G.R.C.B.C. IMPERIAIS UNIDOS DA VILA PALMEIRA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  25/02/2001
Ordem de entrada:  5
Enredo:  O Samba Vai Bem Obrigado
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  BLOCOS 1 - Leste
Classificação:  4º
Pontuação Total:  92,0
Nº de Componentes:  500
Nº de Alegorias :  1
Nº de Alas :  5
Presidente:  Laudelino Francisco de Oliveira Filho
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Caçula
Intérprete:  Ala de Compositores
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  -
Porta-bandeira:  Alexandra
SAMBA-DE-ENREDO

MALUNGOS
COMPOSITORES: MAURO PIRATA/ MESTRE LAGRILA

 

DIZEM QUE ELE VEIO DA BAHIA

FIRMOU RAIZ NO RIO DE JANEIRO

EMOÇÃO QUE CONTAGIA OS CORAÇÕES

NO MÊS DE FEVEREIRO

ISMAEL SILVA GRANDE BAMBA

FOI QUEM CRIOU A PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA

DEIXA FALAR QUEM QUISER

VOU NA PALMA DA MÃO DIZENDO NO PÉ

 

SAMBA LELÊ, SAMBA IÔ IÔ, SAMBA IÁ IÁ

TEM SAMBA AQUI, TEM SAMBA ALI, TEM SAMBA LÁ

EU QUERO VER NO BALANCÊ, NO BALANÇAR

SÓ ALEGRIA QUANDO MEU BLOCO PASSAR

 

O SAMBA É CULTURA NA POLÍTICA, NO SOCIAL

ABALANDO ESTRUTURAS NA TV E REVISTA

NO RÁDIO, JORNAL

NA INTERNET MOSTRO MEU CARNAVAL

 

VEM SAMBAR AMOR

HOJE EU TÔ QUE TÔ

EU QUERO PAZ E MUITO MAIS

EU ESTOU SAMBANDO COM O IMPERIAIS.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Mestre Lagrila

 

A imigração dos baianos para o Rio de Janeiro, por volta de 1860 projetou o surgimento de organizações no carnaval de rua, fato este que se revestiu de grande importância, não tardou muito e se fez sentir nas formas de expressão popular nos folguedos momescos.

Em 1872 fundava-se o primeiro Rancho Carnavalesco no Bairro da Saúde, local onde os trabalhadores baianos, se concentravam, devido as suas estaturas avantajadas, musculosas trabalhavam no cais carregando e descarregando navios. Foi de grande importância para o samba o movimento cultural já daquela época desenvolvida por aquelas tias baianas festeiras que de dia tinham a sua atividade vendendo doces e quitutes, e a noite promoviam festas a base de batucada, seus nomes ficaram famosos entre elas Tia Ciata, Tia Bebiana, Tia Mônica, Tia Presciliana, Tia Amélia do Aragão e Tia Veridiana.

Lembramos ainda o nome de Dona Esther Maria de Jesus, baiana festeira de Oswaldo Cruz, em cuja casa nasceu uma das primeiras escolas de samba "O Vai Como Pode de Oswaldo Cruz", Dona Esther exerceu forte influência sobre Paulo da Portela e seu grupo. Ela pode ser considerada pioneira na nova forma de expressão popular da época "as escolas de samba".

No fim da década de 20 muitos dos que saiam nos blocos e cordões sentiram a necessidade de promover modificações, tudo estava evoluindo, eles também acompanhavam o progresso mudando a maneira de brincar carnaval.

Mas foi somente na década de 1930 que o fato encontrou denominação definida "escola de samba", foi no Bairro do Estácio e seus criadores foram um grupo de grandes sambistas que formavam o Bloco Carnavalesco Deixa Falar, depois Unidos de São Carlos, mais tarde como a primeira Escola de Samba Deixa Falar, depois Unidos de São Carlos, nos dias de hoje Estácio de Sá, seus fundadores Ismael Silva, Nilton Bastos, João dos Santos, Silvio Fernandes (Brancura), Oswaldo Vasques (Baiaco), Francelino Ferreira Godinho, Henrique (Cabeça Grande), Nestor dos Anjos, Rubens Barelos (Mano Rubens), Alcebíades Barcelos (O Bide).

O título Escola de Samba, surgiu porque quando este grupo marcavam encontros para decidir alguma coisa, marcavam os encontros em frente à escola normal localizada na esquina da Machado Coelho com a Joaquim Palhares, daí a se compararem aos professores, e um deles disse: eles são professores de letra e nós professores de samba. Assim surgiu o termo Escola de Samba.

Assim desde aquela época o samba vai bem obrigado, tudo hoje em dia quando se trata de comemorar alguma coisa.

A primeira coisa nas pessoas que vão organizar e vamos trazer uma Escola de Samba, um grupo de samba e pagode, nos comícios políticos lá está o samba, no jogo de futebol decisivo lá está o samba, nos Mega Eventos lá está ele, na Copa do Mundo da França de 1998, Joãozinho Trinta, o maior carnavalesco das escolas de samba do Brasil, foi convidado para montar um escola de samba lá na França. No aniversário do cliente lá está o samba, o presidente Clynton dos EUA veio ao Brasil o que ele quis conhecer a Estação Primeira de Mangueira, conheceu a Vila Olímpica e tocou tamborim na bateria da verde e rosa.

Aquele príncipe veio ao Brasil e foi na Beija-Flor, escola de samba no Rio de Janeiro, desceu da sua nobreza e foi dar uns passos com a Bela Negra Pinah, encantado com a sua beleza, o samba está presente em todos os eventos artísticos, políticos, culturais, eclesiástico, social. Tem toda comemoração, na rádio, TV, revista, jornal, internet, satélites artificiais, o samba está presente.

Brasil o país do samba do Oiapoque ao Chui, e a nossa entidade pede passagem a imprensa escrita, falada e televisiva com o tema "O Samba Vai Bem Obrigado".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.B.C. IMPERIAIS UNIDOS DA VILA PALMEIRA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2016 | Todos os Direitos Reservados