
Proposta
Neste Carnaval, a Prova de Fogo vai homenagear os 45 anos do programa "O Samba Pede Passagem" e os 80 anos de vida do radialista Moisés da Rocha, um grande divulgador e incentivador da cultura popular brasileira. Como diz o próprio Moisés da Rocha, "vamos botar música na conversa, porque o samba não pode parar."
Moisés da Rocha e O Samba Pede Passagem
Guiados pela matriarca Tia Ciata e, com o Axé das nossas baianas, de Oxum, pedimos que abram os caminhos da Prova de Fogo para contar a linda história do radialista Moisés da Rocha. É o samba pedindo passagem!
De Ourinhos, interior de São Paulo, o jovem Moisés desembarcou na cidade de São Paulo, com a bagagem cheia de sonhos; um deles: ser cantor. Porém, sua busca por oportunidades na área artística teve que fazer uma pausa, pois Moisés foi convocado para o serviço militar, que o levou para um outro mundo. Foi assim que Moises da Rocha passou a integrar as Forças de Paz da ONU, unindo-se aos Boinas Azuis, verdadeiros Guerreiros da Paz.
De volta ao Brasil, o destino o surpreendeu com um convite inusitado: em pleno glamour da Era do Rádio, Moisés estreou como locutor de rádio, levando o popular samba para um universo radiofônico, quebrando barreiras e paradigmas.
Neste contexto, estreia o programa "O Samba Pede Passagem", na Rádio USP (Universidade de São Paulo), que abriu as portas da academia para novos artistas e sambistas. Pelas ondas do rádio, desde o vinil, passando pelo CD, até chegar às plataformas de áudio, há 45 anos, o programa de Moisés da Rocha é símbolo de resistência cultural.
Por meio dele, apresentou grandes nomes do samba e da música popular brasileira como Fundo de Quintal, Leci Brandão e tantos outros artistas-revelação que, até hoje, reconhecem em Moisés da Rocha o "mecenas" da cultura negra, o porta-voz do samba.
Para Moisés da Rocha, uma destas expressões mais autênticas são as escolas de samba. Seja na quadra da escola de samba Mocidade Camisa Verde e Branco, sua escola de coração, onde ao lado do saudoso "Comandante Tobias" (presidente Carlos Alberto Tobias) ou na Prova de Fogo de Pirituba, ao lado do saudoso presidente Celso Lima, Moisés sempre contribuiu e contribui para a divulgação e valorização das agremiações carnavalescas.
Incansável batalhador dos movimentos artísticos, sociais e culturais, Moisés da Rocha é um defensor da cultura popular: teatro, dança e tantas outras linguagens e manifestações artísticas e culturais. Por sua luta e resistência ao longo da sua vida, ele pode ser considerado o Zumbi dos dias atuais.
Moisés da Rocha é o atual presidente da Banda Redonda, fazendo com que o samba continue pedindo passagem e ecoando no Carnaval de Rua de São Paulo com suas figuras caricatas e diversas, transformando a Passarela do Samba numa festa de alegria, felicidade e espontaneidade.
|