Os nossos Grandes Heróis retratam uma homenagem de forma simples para aqueles que, de certa forma, se doaram a fazer o bem ou proporcionaram a felicidade e alegria de um povo.
Lembramos que, este enredo é lúdico e os heróis aqui apresentados, neste desfile, foram escolhidos de uma maneira muito particular de nossa escola. Em nenhum momento, temos a intensão de comparar quem deve ou não ser lembrado ou apresentado, o que pretendemos é homenagear Setores, Regiões, profissões, personagens diversos, verdadeiros ou não.
Agradecemos essa oportunidade e acreditamos profundamente que toda e qualquer possível vitória virá dos nossos maiores heróis, que para nós será sempre a nossa comunidade, que estará presente em toda a nossa apresentação vestindo a fantasia de corpo e alma.
Informações Complementares
A nossa Escola de Samba Brinco da Marquesa, seguindo o manual do julgador em seu 1.6 principais pontos de balizamento, que encontra-se na página 34 do mesmo, reforçamos que a nossa escolha central como enredo e conceito será contar e cantar Os Nossos Grandes heróis, acrescentamos que nosso roteiro de apresentação, aqui marcado em negrito, foi transformado em alegoria ou fantasia, sendo assim proporcionando o balizamento aproveitamento.
Quanto a questão do balizamento argumentação, friso que seguimos de forma fiel e sem alteração a concepção literária, distribuindo as alas e alegorias com começo, meio e fim para colaborar de forma clara com o entendimento do enredo e a ideia central como um todo.
Quanto a questão do balizamento adequação, gostaríamos de registrar que algumas fantasias em questão do nosso enredo, Os Nossos Grandes Heróis, serão lembrados pelos seus feitos ou suas intenções, não necessariamente ocorrerá uma caracterização de figura. Quanto às alegorias, optamos em dois carros cenográficos lúdicos, com livre criação e frisando dois pontos em nosso desfile:
Abre alas Heróis da Fé, que abrange um contexto muito íntimo e de cada um, pois se refere a fé. O carro 2 A Liga do Brinco da Marquesa, explorando um pouco mais a linha da diversão e até de certa forma o humor.
E Foi Assim Que Tudo Começou
Anjos Guardiões se preparam para proteger os Nossos Grandes Heróis, afinal não está fácil para ninguém ter que encarar todas as dificuldades da vida. Quando estamos aflitos recorremos a heróis que muitas vezes nem vemos, apenas sentimos ou simplesmente pedimos, nos referimos aos heróis da Fé e Fé para herói não pode faltar.
E aquele príncipe que ajudado pelos heróis Cavaleiros de Jorge que são fortes como um titã, correm para enfrentar o Dragão que jamais poderá vencer e assim, com muito amor em seu coração salvar a linda princesa.
Heróis da Grécia, heróis da mitologia, não podemos deixar de lembrar, grandes combates e conquistas nas ilhas Gregas para a paz e o amor eternizar junto aos seus talismãs, Índios verdadeiros heróis da natureza, donos da terra, matas e rios. Ao mestre com carinho, os nossos queridos heróis professores, os nossos mais sinceros respeitos, a esses que com amor e muita dedicação se esforçam para formar uma linda nação.
E os dons nas mãos que, os heróis médicos têm para poder curar, salvar vidas muitas vezes de formas milagrosas. Nossas mamães, que são as nossas heroínas, que nos carregam em seus ventres nos dando força e energia, lutando por toda sua vida para nos proteger.
Com as bolas nos pés o Rei Pelé virou o nosso herói do futebol, atleta do século, soco no ar e mais um gol para o Brasil comemorar, os domingos nunca mais foram os mesmos sem o nosso herói das pistas Airton Sena, que a cada vitória dava uma volta ostentando a nossa bandeira nacional com muito orgulho.
Vida por vidas esse é o lema dos nossos heróis bombeiros, que se arriscam para salvar pessoas enfrentando incêndios, enchentes e soterramentos, muitas vezes sem se importar com o perigo eminente.
A justiça também tem seus heróis e aqui lembramos do justiceiro mascarado zorro, que com sua espada e na noite em luar esse paladino enfrenta o inimigo para sempre defender os fracos e oprimidos.
Zumbi, e sua esposa Dandara heróis de um povo, que até hoje são lembrados pelos atos de coragem que tiveram para defender Palmares. Herói Nelson Mandela que ficou 30 anos preso, mas nunca prenderam os seus pensamentos e ideais de uma África única e sem apartheid, sem separação.
Herói Martin Luther King, também teve um sonho, o sonho de uma América sem diferenças, unida e cidadãos norte americanos vivendo de forma harmoniosa e criados de formas iguais.
Um herói nem sempre usa a força, muitas vezes usa a resistência, em um ato de extrema coragem e sem esboçar qualquer ato de violência como Mohandas Karamchand Gandhi, ou simplesmente Mahatma Gandhi, que conseguiu a independência da Índia. Um verdadeiro Herói da Paz, que aqui no Brasil é lembrado através de um bloco de afoxé na Bahia, os famosos filhos de Gandhi, este líder sem dúvida foi um grande exemplo e uma grande alma.
Do outro lado do mundo existem heróis que tinham fama de vilões, mercenários e espiões, porém em uma aldeia no centro do Japão esses “vilões”, que na verdade eram guerreiros, tiveram uma atitude heroica ao salvar todas as meninas e mulheres daquele lugar, nos referimos aos heróis Ninjas, pois a Imperatriz da época influenciada por maus conselheiros recebeu a informação de que o Imperador estaria com intenções de trocá-la por uma habitante da aldeia.
A liga do Brinco da Marquesa, a justiça vamos chamar, os nossos heróis da nossa época de infância, dos desenhos, dos filmes, dos gibis aqueles que impulsionavam a nossa imaginação que o bem sempre vencerá o mal.
E assim O Brinco da Marquesa conduzindo, acreditamos que todos os heróis do nosso desfile têm a sua importância, mas o maior herói para nós, sempre será a nossa comunidade, que defende com muito amor o nosso pavilhão.
FIM....
|