BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.S.E.S. UNIDOS DE SANTA BÁRBARA - CARNAVAL 2017
Enredo: Os encantos da noite !

O Grêmio Recreativo
Autor: Anderson Paulino

Apresentação

Oh Mãe Helena, sua benção os seus filhos querem brincar!
Se esbaldar nessa folia, nessa festa de magia
Deixa o corpo vadiar...
(Trecho Samba de enredo de 1991 - Bloco Unidos de Santa Barbara)

 

Desde o princípio em nossa fundação quanto entidade carnavalesca, A NOITE sempre conduziu a imaginação de nossos brincantes abrindo caminhos para uma nova idéia que fortalecesse a amizade e os momentos de alegria no convívio do candomblé de Mãe Helena. Até que no dia 17 de novembro, aniversário da própria Mãe, a partir de então fundadora do Bloco Unidos de Santa Bárbara, surgia o acontecimento cultural que agitaria o Itaim Paulista e entraria para a história dos sambistas do Bairro extremo da zona leste ganhando as ruas e animando as noites de carnaval todos fantasiados como foliões de vermelho e preto, brindando com champanhe e rosas vermelhas.

A Dama da Noite, (pomba gira) entidade maior de Casa de Mãe Helena, norteia todos os acontecimentos e orienta aos caminhos da vida e do amor. Proteção, conselhos e perfumes que nos banham e garantem espaço para a Folia e para o Amor.

Como deusa soberana da noite surge assim um enredo que abrange o Encanto proporcionado, desde o brilho das estrelas que tanta curiosidade, pesquisas e descobertas revelaram ao homem quanto o poder imaginário revelado dentro da sua própria escuridão da noite madrugando entre lendas e mistérios encantados.

Por fim, em ritmo festivo atravessamos nossa noite dentro do templo do samba contemplando alguns pitorescos lugares da cena cultural noturna mundial até fechar com um Reinado colorido da diversidade em geral que move as grandes metrópoles, citando a Cidade de São Paulo como globo de espelhos desse palco de sedução e alegria.

Bem vindos aos “ENCANTOS DA NOITE”, titulo oficial do carnaval de 2017 do Grêmio Recreativo Cultural e Social Unidos de Santa Bárbara, que por falar em “social” se engaja e carnavaliza também um de seus projetos de ações onde a comunidade se solidariza contra o sofrimento da fome e da solidão dos moradores de rua e suas noites sombrias contemplaremos noite adentro nosso novo sonho de carnaval.

Boa noite...

Exu abrindo caminhos para mais um belo desfile da nossa agremiação não parece novidade aos históricos dessa particular trajetória foliã, mas dessa vez em comemoração aos Oitenta Anos de Mãe Helena e toda sua dedicação em nome da fé, solidariedade e cultura, vamos reverenciar uma rainha de encantos sedutores que se vê pronta para abrilhantar o Carnaval. A DAMA DA NOITE e sua corte da rua, das esquinas e becos, companheira dos amantes destemidos, aventureiros e apaixonados.

Seguimos em céu estrelado, com doce aroma de perfume, brindando sob meia luz de seus cabarés, templos de prazer e sedução. As cortinas da folia carnavalesca se abrem entre botões de rosas vermelhas para reverenciar a mais nobre Rainha da Côrte Noturna.

Nos primórdios tempos onde somente a luz do fogo, das estrelas e da lua podiam clarear a vida na terra e por todos os tempos o céu em suas noites contempladas por ritos e superstições sempre marcaram forte presença nos históricos das antigas civilizações. Até que o homem chegasse a Lua, toda a poesia se fazia dedicada a noite e sua deusa maior entre mitos, crenças e ilusões que fantasiavam e ainda fantasiam a mente humana. A noite encantada reluzente atravessa milhares de anos em seu inconfundível fascínio.

Noite encantada que também se fez festiva e sedutora aos olhos da Grécia Antiga com suas festas calorosas de colheita da Uva festejando e louvando o Deus Baco.

Evoé Evoé Baco gritavam as mulheres pelas ruas por dias e dias de orgias bacanais onde mais tarde homens passaram a participar gerando então grande preocupação das autoridades até chegar em suas proibições. Tal fato seria um dos carros chefes de contemplação, surgimento dos festejos de Carnaval.

A literatura se apropriou de seus encantos para criar milhares de histórias e estórias envolvendo o poder da Noite.

Conta uma determinada lenda que na antiga Pérsia o Rei Chariar foi traído por sua esposa que tinha um de seus servos por amante. O rei enfurecido matou os dois e depois tomou uma terrível decisão; toda noite se deitaria com uma nova mulher ao qual se casaria, mas pela manhã ordenaria a sua execução para que nunca mais fosse traído novamente. Assim se sucederia por três anos causando espanto e medo em todo o povo de seu reino.

Eis que surge Sherazade, filha do primeiro ministro, bela e astuta com um plano para acabar com a perversidade do Rei.

Casa-se com o Rei e num golpe de Encanto e contos envolventes seduz Chariar usando de suas artimanhas literárias todas as noites o que a faz envolver o próprio Rei em mil e uma noites de amores, aventuras, enigmas e realidades aniquilando lentamente a ira e sofrimento transformando tudo numa linda história de amor entre rainhas sultões gênios, monstros, Alibabá com seus quarenta ladrões e até Aladim com seus tapetes voadores.

Todo assombro do medo da noite também se apropria da literatura assim como na sétima arte para explorar personagens suntuosamente assustadores como o Conde Drácula.

Da obra literária de Bram Stoker o personagem fictício criado em 1897 é o mais famoso dos vampiros criados pela mente criativa noturna. Inspirado no Conde Vlad Tepes III que governou o território correspondendo a Romênia de hoje. Na época já em conflitos entre cristãos e mulçumanos adquiriu fama de um conde muito cruel e isso se aliou a lendas de um verdadeiro vampiro com sua côrte de morcegos sanguinolentos. Em adaptações Conde Drácula foi também um conde da Transilvânia que assombrou toda a Inglaterra Medieval.

A luz dos vaga-lumes (pirilampos) que se espalham pelas matas nativas cortando céu desse Brasil (ou pelo menos era assim que acontecia já que hoje em dia tanto se desmata) desperta a curiosidade infantil nas mais misteriosas e deliciosas lendas contadas pelos mais velhos e mantendo acesa a luz dos Encantos noturnos folclóricos.

Ao redor de uma fogueira nos festejos de São João acessa aos primeiros minutos do anoitecer também por motivos históricos bíblicos e que chegaram através dos europeus aos interiores do Brasil se transformando numa das mais lindas festas coloridas juninas basicamente noturna com seus santos, balões, fogos de artifícios acesos ao céu, musica, comida farta e muita alegria celebrando período farto da colheita mais tradicionalmente nordestina que se propagou por todo o país aquecendo corações.

Não há oh gente! oh não, luar como esse do sertão...
(trecho Luar do Sertão - Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco)

Não se pode sonhar (carnavalizar) com uma noite encantada sem seus seres imagináveis trazidos todos pela escuridão entre aparições que desenham a mistura de raças costurando a união mitológica e propagando característica puramente brasileiras para crianças e adultos. Entre mulas sem cabeças, boitatá – a cobra que cospe fogo para espantar destruidores das matas, a lenda de amor da vitorias regia, os castelos “malasombrados”, o fogo que corre noite adentro, as estripulosas invasões noturnas imaginárias pelo temor de cangaceiros facínoras ou justiceiros, os lobisomens devoradores noturnos com suas presas fatais e outros mais desfilam em cortejo folclórico a nos assombrar.

Fechado o livro, adormecida criança descansa em sono encantado e tranqüilo sob acalanto da vovó...

Olha pro céu meu amor, veja como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor. como no céu vai sumindo
foi numa noite igual a essa que tu me deste seu coração...
( trecho Olha pro céu Luiz Gonzaga)


SOM NA PISTA DJ A FESTA VAI COMEÇAR...

Com muita musica eletrônica ou do Rock in roll, ou do Samba, ou de qualquer estilo musical noite adentro ou noite a fora, segue a vida festiva de um planeta que não dorme. A lua é companheira e as estrelas aqui da terra fazem do palco a sua contemplação.

Brindando aos encantos da noite, cabarés, bares, teatros, cinemas, casas de espetáculos, o movimento cultural livre das ruas, as grandes baladas das juventudes efervescentes muito se aproxima da inquietação dos antigos pensadores iluministas, dos taberneiros, revolucionários idealistas ou apaixonados que encontravam na noite a sua grande musa de inspiradora a se encontrar em qualquer beco perdido pela madrugada.

Partimos intensa viagem turística com o povo do samba conhecendo os cabarés de Paris, cidade luz, do amor e das lindas dançarinas de can-can.

Viajamos mar a dentro para a ilha de Ibisa para desfrutar das melhores festas baladeiras do mundo moderno, com suas praias e portos noturnos, seus festivais de musica eletrônica disputados por gente bonita de muito glamour.

Cansados de rotina, seguimos viagem agora rumo aos cassinos estrangeiros de Las Vegas ou Ponta Del Leste se preferir, para desfrutar um pouco da Ilusão da Noite dos enriquecidos para gastar ou ganhar dinheiro na jogatina. Afinal não custa tentar a sorte!!

Voltamos a Europa rumo a Inglaterra para brindar ao Som dos Beatles numa aventura noturna pra ser humano algum botar defeitos. Beber nos “Pub”, saborear de sua musica predileta, jogar conversa fora.

Não gosta do Frio ??

Pois venha para as noites calorosas do Brasil. Venha curtir a Lapa Carioca e toda a sua boemia de estirpe. Aqui o som dos batuques do samba e das gafieiras já parecem algo familiar e resolvemos ficar até o dia amanhecer, quem sabe conhecer uma linda mulata escultural, que em lugar nenhum no mundo existira mulher igual.

Quer diversidade? Então venha pra São Paulo, venha desvendar a colorida noite paulistana rica em diversidade gastronômica, cultural, de raças, bolsos, bares e prazer. Venha ser um REY da noite procurando sua Lady famosa ou anônima para contemplar nas calçadas ou nas esquinas o amanhecer cheio de desejos proibidos que só aqui se faz igual.

Venha com a família Santa Barbara nos embalos desse carnaval, saborear tudo do melhor dos ENCANTOS DA NOITE.

PARA CONCLUIR

Nossa escola sempre empenhada em mensagens do Bem que se encontra com o principio de sua história sendo casa de caridade Santa Bárbara se vê aqui renovada das suas melhores energias positivas para combater a solidão da noite.

Intitulado como Projeto Isabel ( componente ativa e saudosa da nossa escola) e apresentado em maio de 2015 dentro das as ações sociais da nossa Agremiação vem se tornando um grande movimento noturno de afeto e carinho a favor dos moradores de rua, pessoas que enfrentam muitas dificuldades e relatam suas histórias trocando experiências de vida com participantes dos projetos.

A distribuição de comida, aconselhamento e carinho faz de nossas noites no Itaim Paulista ainda mais especiais porque sabemos que nossas lutas e nossos sonhos não amanhecem em vão.

A SOLIDÃO DOS ASTROS
A SOLIDÃO DA LUA
A SOLIDÃO DA NOITE
A SOLIDÃO DA RUA...
(Trecho – Solidão – Alceu Valença)

Concluindo, a noite nos pega de tal forma que seja palco, seja rua, seja sombria ou cintilante nos leva as reflexões, invenções, desperta paixões, acalma corações e demarca a proximidade, a hora do nosso ritmo tempestade preparar a sua batucada.

E Lá vão os filhos da Mãe Helena mostrar mais uma vez o seu valor.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados