INTRODUÇÃO
No ano de 2016 o G.R.C.E.S UIRAPURU DA MOOCA comemora seus 40 anos de fundação e utilizará como inspiração para seu enredo para o carnaval de 2017 o tema: AMAZÔNIA, SUAS BELEZAS NATURAIS E O CANTO QUE ESTREMECE A FLORESTA - UIRAPURU
ENREDO
A floresta Amazônica de uma beleza fascinante, fica localizada na América do Sul, rica em biodiversidade. Possui uma fauna que corresponde a 80% por cento das espécies no Brasil e uma flora que contem 20% dos vegetais do planeta. Sem contar com o fato de que a Amazônia guarda a maior bacia hidrográfica do mundo, seus rios representam a maior reserva de água natural do planeta.
Com seus mistérios e lendas, índio dança e invoca os seres protetores que protegem a floresta de seu maior predador: o homem, que cada dia mais vai acabando com o pulmão do mundo.
A vitória régia; planta aquática e típica do rio Amazonas exala seu perfume e com a imponência de seu tamanho cria um aspecto de rara beleza.
Sua flora é deslumbrante, com árvores enormes, como as seringueiras,que vistas de cima chegam a impedir a visão do solo, além de flores e ervas medicinais que são conhecidas no mundo todo.A fauna é diversa, com onças, gatos do mato, jaguatirica, macacos, capivaras, entre outros.
O sol nasce acordando os pássaros, araras ,tucanos, gaviões, papagaios , garças, e borboletas, que embelezam o céu dando beleza e vida ao local.Nas suas águas uma diversidade enorme de peixes, como: tucunarés, pirarucus, aruanãs, pirararas e botos dão vida aos rios.Os répteis dão o equilíbrio ambiental tão necessário para o desenvolvimento de todas as espécies.
O Teatro Amazonas, inaugurado em 31 de Dezembro de 1896 é uma obra de beleza arquitetônica do período áureo da borracha,que se mistura com a beleza da floresta e esta entre os principais patrimônios artísticos do país que recebe artistas nacionais e internacionais.
A noite é iluminada por uma linda constelação, e diversos animais noturnos podem sair para alimentar-se sem o importuno de seus predadores naturais,e assim segue a vida nesse ambiente mágico, misterioso e fascinante.
Neste paraíso verdejante encontramos um pássaro pequeno e belo, de canto raro e cobiçado por caçadores: “Arapuru”,Irapuru”, “Guirapuru”, “Virapuru” ... assim é chamado de várias formas, mas seu nome difundido é Uirapuru, que na língua indígena significa Ave Verdadeira. Pássaro raro que não se permite facilmente ser notado.
Segundo a lenda o Uirapuru foi um jovem chamado Guaraçá que carregava uma flauta de bambu e nutria um grande amor por uma índia chamada Anari. Ela era uma índia muito bela, tamanha era sua beleza que Guaraçá ficou enfeitiçado, mas a índia era prometida a um grande guerreiro, chamado Cabaná. O tempo passou e o jovem Guaraçá, se martirizava por um amor que não seria correspondido. Certo dia Guaraçá clamava aos Pajés e resolveu sair em busca de Tupã, contou sua história e comovido com seu sofrimento, Tupã atendeu o seu clamor e o transformou em um pássaro, que bateu suas asas e saiu pela floresta com seu belo e raro canto, e assim Guaraçá se tornou o UIRAPURU, a bela ave que com seu cantar inigualável vive a encantar a índia Anari.
O pássaro Uirapuru tendo como seu grande perseguidor o homem, que o considera como amuleto do amor, da riqueza e da felicidade, conta a lenda que quem conseguir uma pena terá muita sorte, assim chega a ser empalhado para ser vendido como amuleto nas feiras.
Há quem diga que quando o Uirapuru canta,a floresta estremece e as aves silenciam para ouvir seu cantar. As aves ficam hipnotizadas e passam a ser controladas pelo maestro da floresta.Diz a lenda que todo homem que ouve seu canto tem sorte pro resto da vida.
O Uirapuru usa frequências rítmicas e combinações de tons encontrados nas músicas e seu cantar inspirou Heitor Villas -Lobos a compor uma de suas obras mais famosas que leva o título de Uirapuru.
Não podia ser diferente, o pássaro Uirapuru inspirou o nome de nossa Agremiação e virou símbolo de nosso pavilhão fundado em 08/05/1976, comemorando em 2016, seus 40 anos de fundação, apresentando belos e inesquecíveis carnavais.
|